Casa da serra: 5 projetos aconchegantes para curtir o frio
Com a chegada do inverno, aumenta a procura por lugares aconchegantes que aquecem o corpo. A casa da serra é um refúgio para estar com a família, amigos e, até mesmo, para momentos de solitude.
Sua arquitetura propõe um lugar para desacelerar o ritmo frenético vivenciado nas grandes cidades. Assim, para quem procura ambientes para descansar nesse período, investir nessas hospedagens charmosas é uma boa opção.
Os projetos arquitetônicos dessa tipologia de edificação são direcionados ao acolhimento, com estilos que atendem ao conforto térmico e características de cada local. Ou seja, a casa da serra é o lugar ideal para aproveitar a estação mais fria do ano.
Quer conhecer projetos aconchegantes de casa da serra? Continue a leitura e veja cinco projetos para se inspirar nesse inverno!
Leia também:
- Casa rústica: chegou o momento de ter um lar acolhedor
- Decoração natural para varandas e áreas externas
1. Casa da serra com estilo rústico moderno
Ao pensarmos numa casa da serra, logo fazemos a associação com espaços que geram conforto e descanso. E se a edificação apresentar características da cidade, chamará ainda mais a atenção dos visitantes, que buscam mergulhar na cultura, tradição e culinária do lugar.
O estilo rústico moderno é bem utilizado em projetos construídos nos lugares montanhosos. A presença de materiais naturais, produtos artesanais e transparência para paisagem são bastante requisitados nessa arquitetura.
No projeto acima, é marcante o uso de pedras naturais nas paredes e da madeira aparelhada do deck. Além disso, as vigas em madeira com traço orgânico valorizam o ambiente com charme e sofisticação.
Por apresentar uma paleta de cores voltada a esses materiais, os puffs se destacam e levam a alegria da cor verde. Um toque que fez toda diferença, dando dinamismo e fluidez.
Um espaço que conecta o ambiente com a atmosfera da natureza ao redor. Vale ressaltar que o teto mais baixo na área do deck possibilita um melhor aquecimento do ambiente. É um local próprio para relaxar, ler um livro e se conectar com a natureza.
2. Casa da serra integrada à natureza
O que não pode faltar na casa da serra é um espaço de convívio para aproveitar a gastronomia e boas conversas. De dia ou de noite, uma área gourmet proporciona momentos de diversão e degustação.
Se o ambiente estiver integrado ao externo, ampliará sua função, tornando tudo mais agradável. Crianças brincando, curtindo a luz do sol, o cheiro da comida no ar, pessoas conversando. Tudo perfeito para um dia com leveza e prazer.
Com estilo rústico, o projeto acima apresenta uma atmosfera acolhedora, combinando com o clima frio da serra. Aqui, o forro do teto com detalhe em palha natural, as bancadas de concreto e o uso da madeira dialogam de forma harmoniosa e elegante.
O uso de revestimento em tom verde-claro conversa com a paisagem, destacando sua importância. O espaço para convívio e refeições torna-se uma extensão da natureza, conectando e envolvendo as pessoas.
3. Casa da serra com design contemporâneo
Já imaginou ter um espaço íntimo para relaxar e contemplar a natureza? A casa da serra, por estar envolvida em um espaço natural, permite o uso de transparência com vidros em muitos ambientes, mantendo a privacidade.
É o caso desse banheiro moderno que apostou numa banheira de hidromassagem voltada para natureza. A escolha de um revestimento neutro que reproduz o cimento queimado contribuiu para destacar o mobiliário e o revestimento da parede.
Outro fator importante, que possibilitou um projeto aconchegante, foi o aproveitamento da luz natural e das luzes artificiais pontuais em cor amarela. A iluminação é um dos elementos que destaca a arquitetura, valoriza e cria cenários charmosos.
A decoração dá o toque final. Os espelhos e puxadores do armário circulares, somados ao traço ortogonal dos revestimentos e da janela, cria uma dinâmica mais fluida ao projeto.
O banheiro na casa da serra apresenta um espaço para relaxar com beleza, conexão e modernidade.
4. Casa da serra inserida na paisagem
Uma edificação mergulhada em paisagens montanhosas e silenciosas pede espaços para reflexão, contemplação e convivência. A casa da serra em sua essência se abre para a magia do que está além de suas paredes.
É perceptível nos projetos de arquitetura a presença do estilo rústico, muito utilizado por aproximar o espaço construído de elementos naturais. No ambiente indicado, é possível sentir a integração da madeira com a paisagem, sem ocorrer uma interrupção abrupta.
O uso da vegetação também auxilia nessa transição do construído, além de deixar o espaço acolhedor. Basta escolher plantas que atendam ao clima da região e se desenvolvam bem na sombra.
Um tecido confortável para o sofá e cadeiras traz um toque suave para o relaxamento do corpo. Já as almofadas e mantas encantam o lugar e dão muito aconchego. Vale lembrar que, em cidades frias, os tecidos têm papel fundamental para aquecer e manter a temperatura corporal agradável.
5. Casa da serra com tons neutros e suaves
Com impressionante vista para as montanhas, esta casa usa como partido a própria paisagem serrana. A paleta de cores escolhida para a composição dos mobiliários e materiais construtivos teve influência das belezas naturais.
Os tons suaves possibilitaram um equilíbrio dos elementos envolvidos, sem deixar de lado conforto e ergonomia. Por sua vez, o desenho dos estofados mostra um espaço lúdico e aconchegante.
Ter momentos de contemplação da natureza e descanso do cotidiano de trabalho faz-se cada vez mais necessário para a população. A casa da serra é um verdadeiro convite para renovar as energias e aproveitar a magia do inverno. E tem mais: proporciona uma experiência diferenciada e única.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a casa da serra? Descubra as casas modulares, o modelo sustentável de moradia!