26.09.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A casa com varanda oferece bem-estar
A casa com varanda oferece bem-estar (Projeto: Portobello)

Casa com varanda: tudo o que você precisa saber, vantagens e dicas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.09.2022
Conheça as principais características e modelos de casa com varanda e dicas para decorar
minutos de leitura

Por proporcionar lazer e descanso, uma casa com varanda é o sonho de consumo de muitas pessoas. Afinal, esse é um espaço perfeito para aumentar o campo de visão para a paisagem, ter um lugar para reunir a família e curtir o dia. E, quando colocadas em locais estratégicos, as varandas podem ajudar a melhorar a iluminação natural dos interiores.

Há uma infinidade de possibilidades para se fazer uma casa com varanda. De qualquer modo, é possível criar um belo ambiente e com muito aconchego. Inclusive, em muitos projetos arquitetônicos, esse lugar se torna o espaço gourmet.

Principais modelos de casa com varanda

Como será a varanda depende do espaço disponível e do gosto pessoal. É possível criar diversas propostas de ambiente e com diferentes materiais. Cada um dos modelos de casa com varanda pode combinar com seu projeto.

Casas de campo com varandas

As varandas são muito comuns nas casas campestres, até porque essas são casas projetadas para períodos de férias ou fins de semana. Ou seja, na maioria das vezes, são lugares para descanso. 

Casas de campo com varandas
Casas de campo com varandas transmitem um clima de relaxamento e tranquilidade (Projeto: Edgar Monteiro)

As casas de campo com varandas podem seguir um estilo de decoração moderna ou então rústica, pensado em casas de madeira com varanda. Vale investir em artigos que ajudem nos momentos de descanso, como redes e sofás confortáveis. Há possibilidade de, até mesmo, instalar um ofurô ou piscina pequena nesse espaço.

Para as casas de sítio simples com varanda, o importante é ter em mente uma decoração que ajude a trazer aconchego. E sempre é possível criar um ambiente integrado com a sala de estar. 

Casas com varanda ao redor

Completamente rodeada pelo espaço da varanda, esse modelo de casa com varanda é excelente para criar uma sensação de amplitude na casa. E, além disso, é uma ótima ferramenta para ajudar na circulação de ar dentro da casa. 

casas com varanda ao redor
Com espaço para criar um ambiente muito agradável, as casas com varanda ao redor são um sonho de consumo (Projeto: Portobello)

As casas com varanda ao redor exigem um investimento maior, no entanto, são excelentes ambientes para a criação de um espaço gourmet ou jardim vertical, por exemplo. Os projetos das casas com varanda em volta podem contemplar apenas o térreo ou a parte superior da casa.

Casas com varanda na frente

Trazendo ampla visão da paisagem, esse modelo de casa com varanda pode, ainda, te dar a visão do nascer ou do pôr do sol. Nos projetos de fachadas de casas duplex com varanda, é possível ter uma varanda frontal no térreo ou andar superior. As casas com varanda na frente são uma excelente opção para criar um ambiente integrado com o quarto ou sala.

casas com varanda na frente
É possível criar ambientes integrados com as casas com varanda na frente (Projeto: Portobello)

Para os quartos com varanda, vale pensar em cortinas leves e poltronas menores para compor o ambiente. 

Casas de praia com varandas

Esse é um modelo de casa com varanda muito parecido com as casas de campo com varandas. As casas de praia com varandas são caracterizadas por uma arquitetura acolhedora, criando um ambiente confortável. As varandas são um ótimo espaço para momentos de relaxamento, ou até, para tomar um sol depois de um dia na praia.

casas de praia com varandas
As casas de praia com varandas devem ter móveis pensados para suportar maresia (Projeto: Selma Tammaro)

Devido à maresia, é preciso pensar qual será o material que sua varanda será feita. O uso de alumínio e PVC são os ideais, e para os móveis e decorações, materiais impermeáveis e que não desbotem são os mais recomendados.

Casas em L com varanda

As casas em L com varanda são um modelo que une a varanda frontal com a lateral. Com um design moderno, elas são uma alternativa excelente para quem tem um espaço de terreno limitado. 

casas em L com varanda
As casas em L com varanda são perfeitas para criar ambientes integrados (Projeto: Bruno Brandini)

Outro ponto positivo das casas em L com varanda é a possibilidade de criação de dois ambientes externos integrados. Por exemplo, é possível montar uma cozinha gourmet e um espaço de living externo. 

Um fator que merece a atenção no projeto é a iluminação, pois a disposição pode ser prejudicada. As fachadas de casas simples com varanda e garagem também precisam ser pensadas para criar um visual harmônico.

Casas pequenas com varanda

Mesmo em metragens reduzidas, é possível ter casas pequenas com varanda. Elas podem ser projetadas com orçamento menor e dão um charme especial para as fachadas de casas simples com varanda. 

casas pequenas com varanda
É possível criar um espaço confortável em casas pequenas com varanda (Projeto: Idea Arquitetura)

O que vale na hora de pensar em casas pequenas com varanda é a distribuição do espaço. É importante priorizar os móveis que estarão em sua varanda para evitar uma poluição visual e limitação da circulação. Cadeiras de balanço ou pequenas redes de descanso são perfeitas sugestões para decorar o ambiente.

Vantagens da casa com varanda

Para os que têm um bom espaço disponível e estão dispostos a fazer esse investimento de montar uma casa com varanda, garantirão um ambiente aconchegante e para relaxamento. Mas além desse importante ponto, as casas com varanda na frente ou ao redor são ótimas para outras vantagens:

  • Espaço para reunir família e amigos: criando uma decoração aconchegante e confortável, a varanda pode ser um ótimo lugar para você receber convidados. Pense em poltronas, mesas e cadeiras confortáveis para o espaço;
  • Melhor visualização da paisagem e vizinhança: ajudando a trazer uma ampla visão do seu local, a varanda é excelente para admirar o horizonte;
  • Melhora a iluminação e circulação de ar: por trazer mais espaço aberto, com portas largas ou até mesmo ambientes integrados, as casas com varanda na ao redor ou frontal, ajudam na maior iluminação e circulação de ar dentro da casa.

Dicas de decoração para casas com varanda na frente

Para a decoração das fachadas de casas simples com varanda ou da varanda em si, é preciso pensar no conforto e durabilidade dos móveis e objetos de decoração. Até porque, essa é uma área externa da casa, que pode ter chuva e sol em excesso, principalmente as casas de campo com varandas e as casas de praia pequenas com varandas.

Claro que se pode investir em uma cobertura em vidro ou fibra. Existem modelos que são recolhíveis para evitar temperaturas altas e ajudar a deixar o sol entrar quando você quiser. 

decoração das fachadas de casas de sítio simples com varanda
A decoração das fachadas de casas de sítio com varanda deve ser pensada para ser confortável e relaxante (Projeto: Portobello)

Se sua casa com varanda será também um espaço gourmet, lembre-se de planejar a construção de uma mini-cozinha. Pia e geladeira são indispensáveis para a preparação de refeições especiais. A mesa com cadeiras ou bancos são essenciais para um ambiente harmônico, os cantos alemães são excelentes opções para essa proposta.

Já para as casas com varanda na frente, que integram cômodos como quarto e sala, considere criar um ambiente que traga acolhimento. Como dissemos, cortinas são excelentes para o espaço, bem como, criar um pequeno espaço com velas aromáticas e itens decorativos.

Nas casas com varanda ao redor ou fachadas de casas duplex com varanda, um pequeno jardim, com floreiras com pequenas plantinhas, traz um charme especial. Para as casas de campo com varandas, tente criar um ambiente em que as pessoas possam se reunir com cadeiras e, talvez, uma mesa posta para jantares especiais. 

Com certeza, as casas com varanda são um charme em todo projeto arquitetônico. O importante é pensar em ambientes acolhedores que sejam harmônicos e com uma bela decoração.

Imagem de destaque:
A casa com varanda oferece bem-estar (Projeto: Portobello)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa com varanda: tudo o que você precisa sa...

Casa com varanda: tudo o que você precisa saber, vantagens e dicas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Westwing
Colunista
Parceria

Shoppable magazine e refúgio de inspiração, Westwing é um portal com campanhas de compras...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies