01.03.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Foto: Barbara Cassou

O azul intenso da Capela Scrovegni

calendar-blank-line
01.03.2021
Uma visita na Capela Scrovegni, na Itália, que possui semelhante tom de azul intenso da Pantone 19-4052, eleita a cor do ano de 2020. Confira mais a sua história a seguir.
minutos de leitura

A cor Pantone escolhida para 2020 é o Classic Blue 19-4052. Um tom de azul atemporal, simples e elegante que lembra o céu noturno do entardecer. Foi escolhido para inspirar calma, confiança e conectividade, construindo uma base sólida de uma nova era. Com base nisso, fizemos uma visita na Capela Scrovegni, na Itália, que possui semelhante tom de azul intenso da Pantone. Acompanhe!

Capela Scrovegni
Interior principal da Capela Scrovegni

Na cidade italiana Padova, a apenas 30km de Veneza, encontra-se uma das capelas mais impressionantes e inovadoras para a época em que foi construída. No século 14, Enrico Scrovegni, membro de uma poderosa família da região, construiu seu palácio e, ao lado dele, uma capela, que até hoje é conhecida como um dos mais famosos pontos turísticos de Padova: a Capela Scrovegni. 

A capela foi construída por Enrico em homenagem a seu pai, após a sua morte, com o intuito de garantir a salvação da pós-morte do pai. O filho, não medindo esforços nem dinheiro para a construção da capela, contratou um dos maiores gênios da pintura da época: Giotto de Bondone (que também já havia realizado obras para o Papa). 

Capela Scrovegni
Detalhes dos quadros que representam a história do antigo e novo testamento.

O lado externo do edifício que compõe a capela é muito simples e praticamente não se destaca do entorno da cidade. Na sua fachada principal é feita em pedra, havendo apenas uma janela gótica e algumas outra janelas verticais nas duas laterais. 

 Mas então o que faz ela ser tão especial? A resposta é: a pintura que Giotto realizou no seu interior, tornando-se um lugar único e muito inovador para a sua época. 

A pedido de Enrico Scrovegni, Giotto representou na pintura cenas da história do antigo e do novo testamento. A história é composta por 38 quadros divididos em três níveis: o primeiro nível começa contanto a história da virgem Maria, o segundo, o nível da infância de Jesus, e o terceiro nível mostra a Paixão e Crucificação de Cristo, terminando na grande parede dos fundos com o episódio da Ressurreição Divina e Juízo Final. Pode-se ler os quadros em sentido espiral passando por toda a história pintada. 

 Já na parte mais baixa da parede são representados em mármore pintado os sete pecados capitais e suas respectivas virtudes. 

Capela Scrovegni
Mármore pintado na parte mais baixa das paredes representando os 7 pecados capitais e suas respectivas virtudes

Mas o grande diferencial da capela é o enorme teto pintado de azul estrelado. O azul da capela é mais intenso do que muitas outras pinturas da época e mantem-se assim até hoje. Giotto tinha um domínio técnico incomparável na sua época. Alguns críticos acreditam que para os fundos azuis, o pintor usou a pedra lápis-lázuli, em vez da azurita (que era mais comum e econômica).

Capela Scrovegni
Detalhes do azul intenso pintado na capela por Giotto

O azul escolhido pela Pantone para o ano 2020 sempre foi a cor principal da Capela Scrovegni, pintado com o maior detalhe por Giotto. Logo ao entrar na capela, somos recebidos por esse céu pintado de azul que se manteve vivo por gerações desde o século 14 até hoje em dia. Segundo a Pantone, o Classic Blue 19-4052 é uma cor instigante e que promove o bem-estar. Que tal usar essa inspiração e essa tendência no seu próximo projeto

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O azul intenso da Capela Scrovegni...

O azul intenso da Capela Scrovegni

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies