15.06.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Retail design minimalista com Bernard Dubois

calendar-blank-line
15.06.2020
A escolha dos materiais é essencial para manter uma estética minimalista, porém cheia de detalhes. Confira aqui como o arquiteto Bernard Dubois trabalha desta maneira.
minutos de leitura

Conheci o trabalho de Bernard Dubois através de um amigo de uma amiga, nessas conversas simples na mesa de um bar aqui em Barcelona. Ficava admirando as fotos do projetos pelo nível de detalhe que o arquiteto mantém em uma estética minimalista.

Mas realmente me impressionei quando estava caminhando pelo bairro de Saint-Germain-des-Prés em Paris e passei casualmente na frente da fachada de uma loja, projetada por ele. Logo reconheci.

A loja é da marca de acessórios de couro, Isaac Reina. Bernard Dubois usou somente duas cores para projetar a loja: branco e laranja. A cor laranja é usada em um elemento que tem o formado de um quarto de um círculo, que serve de expositor de produtos e também para esconder a escada de acesso ao estoque, nos fundos da loja.

Bernard Dubois - Fachada da loja Isaac Reina, em Saint-germain-des-Prés, em Paris
Fachada da loja Isaac Reina, em Saint-germain-des-Prés, em Paris (Foto: Romain Laprade / Cortesia Bernard Dubois)

Bernard Dubois é um jovem arquiteto nascido na Bélgica. Primeiramente estudou fotografia e depois se graduou em Arquitetura pela La Cambre, em 2009. O que explica seus projetos serem tão fotogênicos na arquitetura. Em 2014, logo após ter fundado seu estúdio de arquitetura, foi co-autor do Pavilhão Belga na Bienal de Veneza.

Dubois já assinou vários projetos de interiores nas categorias mais variadas, porém a maioria deles é de finalidade comercial. É nele onde se destaca por possuir uma característica minimalista e ao mesmo tempo detalhista, ainda sim, conseguindo promover uma influente experiência de compra.

Bernard Dubois - Boutique Valextra dentro da Galerie Laffayette, em Paris
Boutique Valextra dentro da Galerie Laffayette, em Paris (Foto: Bernard Dubois / Cortesia Bernard Dubois)

Assinou também dois projetos para a marca italiana de bolsas e acessórios Valextra. Um deles foi para a boutique localizada dentro da Galerie Laffayette, em Paris. Uma peça central revestida de porcelana Ceppo Di Gré, onde traduz a tradição milanesa, presente nas fachadas da cidade (confira aqui o porcelanato Pietra Lombarda da Portobello com o mesmo efeito). E o outro projeto feito para a marca está localizado em Milão, onde o arquiteto brinca com cores e texturas, mantendo a sua estética minimalista (conheça mais sobre outros projetos da Valextra aqui).

Bernard Dubois - Loja Valextra em Milão
Loja Valextra em Milão (Foto: Studio Delfino  / Cortesia Bernard Dubois)

A marca Zadig & Voltaire também participou de dois projetos: o primeiro em Paris e o segundo em Nova York. A loja de Paris, localizada na Rue Cambon, 6, possui 850 metros quadrados e se destaca pela sua sobriedade, com uma minuciosa escolha de materiais e texturas que se combinam entre si. Já a loja de Nova York brinca com o contraste de estilo entre elementos industriais e as paredes revestidas por uma luxuosa cortina de cor rosa.

Bernard Dubois - Loja Zadig e Voltaire em Paris
Loja Zadig e Voltaire em Paris (Foto: Romain Laprade / Cortesia Bernard Dubois)

O arquiteto também assinou o projeto para uma loja da famosa marca de skincare Aesop, já muito comentada por aqui: conheça mais sobre as lojas da Aesop no mundo e a loja da Aesop assinada pelos irmão Campana no Brasil. Uma das principais características da marca é escolher a dedo arquitetos locais para traduzir um pouco da cultura local no design da loja. Nada melhor que o arquiteto belga, para interpretar e conceber o design da loja de Bruxelas, onde usou somente um porcelanato amarelo em formato vertical revestindo o interior da loja.

Bernard Dubois - Aesop em Bruxelas onde o arquiteto usa somente um porcelanato vertical para revestir o espaço
Aesop em Bruxelas onde o arquiteto usa somente um porcelanato vertical para revestir o espaço (Foto: Romain Laprade / Cortesia Bernard Dubois)

Bernard Dubois já coleciona uma diversidade de projetos pelo mundo. Nova York, Shanghai, Milão, Paris, Bruxelas, Gstaad, Montreal e Los Angeles são as cidades sede de seus projetos. Todos mantêm sua estética minimalista, porém cheia de personalidade e detalhes. Queremos saber qual deles você mais gostou. Comenta aqui para nós!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Retail design minimalista com Bernard Dubois...

Retail design minimalista com Bernard Dubois

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies