A floresta de Kengo Kuma para Valextra
Fundada em 1937 pelo artesão Giovanni Fontana, no coração da moda italiana (Milão), a marca Valextra é especializada em artigos de couro e famosa por seu design minimalista e sóbrio. Busca inspirações na beleza da arquitetura e da geometria, com formas assimétricas e ângulos acentuados.
Valextra combina o artesanato com inovação e transmite a essência do estilo milanês por meio de um desenho leve de linhas puras. São verdadeiros objetos de design para um público sofisticado e cosmopolita.
Ao longo de sua história, a loja milanesa ficou internacionalmente conhecida por ser uma marca italiana de luxo renomada. Muitos de seus produtos viraram best-sellers e ícones de design, como a bolsa “24 hour”.
Hoje, conta com lojas em grandes capitais do mundo, como Nova York, Hong Kong, Tóquio, Singapura, entre outras. Seu headquarters ainda se mantém em Milão, no coração da capital italiana — sede também da primeira flagship store da marca.
Para o lançamento da coleção outono/inverno de 2018, a marca convidou o renomado arquiteto japonês Kengo Kuma para criar uma intervenção artística dentro da flagship store, na Via Manzoni, em Milão.
O arquiteto se inspirou em uma floresta para reformular o interior da loja e dar um toque artístico para a pop-up store. Usando tábuas de madeira de cedro, em contraste com espelhos pelo interior da loja, Kengo Kuma criou esse ambiente “silvestre” para tirar os consumidores da vida urbana estressante.
As bolsas são expostas em prateleiras únicas sobre as tábuas de madeira, fazendo contraste entre o couro colorido e a madeira crua, como se fossem habitantes dessa floresta encantada. São 136 peças de madeira verticais que fazem parte desse espaço.
“Este é um presente da Valextra para sua cidade natal, em resposta a um desejo de leveza natural e celebração da beleza, para uma imersão multissensorial dentro de um espaço de memória da infância e uma atmosfera mágica”, declara Valextra que adiciona: “Essa floresta dos sonhos é um cenário da narrativa visual que permeia a coleção de outono/inverno de 2018”.
E, para explicar o conceito do design dessa pop-up store, Kengo Kuma ressalta: "Eu quero trazer, ou melhor ainda, recriar a natureza no coração da cidade: com seus elementos mais difíceis de replicar, simplicidade e perfeição".
Essa instalação não é definitiva na loja de Via Manzoni. Como uma boa pop-up store, tem seu início, meio e fim, sem deixar de trazer curiosidade e mídia para a marca.
Se você está de passagem por Milão, corra que ainda dá tempo de conferir. Se tem planos para visitar a cidade no futuro, fique de olho, porque é marca registrada da Valextra fazer essas parcerias de sucesso. Logo logo vem outra pop-up por aí!