Bauhaus, um centenário ditando tendências
Nos dias atuais, é difícil encontrar algum aspecto atribuído à arquitetura, ao design e às artes que não traga os vestígios dos ensinamentos da Bauhaus. Em 2018, eles continuam presentes. Veja como relacionar as novas tendências aos “antigos’’ valores desse marco na história!
A planta livre com a integração de áreas internas renova o ambiente criando uma casa prática e funcional. Bauhaus sempre defendeu esse conceito tanto para projetos comerciais como para obras residenciais.
É um estilo muito frequente nos trabalhos do líder francês Le Corbusier, que menciona a planta livre como um dos cinco pontos de uma nova arquitetura.
Você sabia? Linha da Portobello recebe o nome do artista. Para conhecer, acesse www.portobello.com.br
Independentemente da escala do projeto, você verá ainda mais no ano de 2018 a conexão de espaços, com a possibilidade de inserir elementos que podem restringir essa integração em determinados momentos — como painéis fixos, portas, estantes e jardins verticais.
Há muita utilização de materiais como aço, concreto e madeira. Walter Gropios - fundador da escola - valorizava a individualidade de cada material e suas diversas possibilidades de usos e experimentos, alargando os campos técnicos e conceituais.
O concreto traz modernidade ao ambiente e é associado à praticidade e funcionalidade. Ele será empregado nos pisos, paredes, acabamentos de lareiras, revestimentos de pilares, vigas, cozinhas, banheiros e até mesmo em peças de decoração, como luminárias e mesas.
Superfícies amadeiradas nunca saem de moda. Neste ano, veremos os tons mais escuros do material em alta.
Mobiliários mixados com madeira e metal, geométricos e lineares com inesperados cantos arredondados também vão estar presentes em 2018. A madeira é uma matéria-prima que nunca falha, oferece grande flexibilidade e variedade de texturas, formas, tonalidades e expressões.
Temos geometrias finas, simplificação de volumes e o design visto como pensamento e produção.
O aço, com o avanço da tecnologia, é muito versátil, criando espaços contemporâneos aliados à flexibilidade. Este ano, o material virá em traços finos e formas retas, trazendo leveza aos ambientes. Veremos o aço inox presente em cozinhas, nos acabamentos das portas, revestimento de paredes e até mesmo em prateleiras abertas, gerando um ar de cozinha industrial.
Ele também virá em acabamentos de metal brilhante e na tendência nunca cessante de misturar metal polido, bronze e escovado. É muito empregado em estantes, jardins verticais, luminárias e estruturas de mesas que carregam as superfícies amadeiradas ou de pedra.
Para ambientes mais modernos, o aço será muito utilizado na sua forma de vergalhão de obra, com a intenção de transformar os elementos estruturais em detalhes aparentes.
Bauhaus ficou conhecida também pelas pesquisas sobre cores desenvolvidas na escola. Os mestres da Bauhaus uniam os estudos da percepção visual das cores às questões subjetivas. Eles diziam que a relação entre elas coopera no processo criativo, a partir da transmissão de mensagens e sensações.
Com todos os eventos e feiras realizados recentemente, cada vez mais temos certeza da presença das cores em 2018. As tonalidades primárias voltam em alguns elementos, especialmente o vermelho, o amarelo (Minion) e o azul (Klein).
O rosa se faz presente por todas as partes, especialmente o Quartz. Com um mix de cores em tons leves, o uso do degradê também virá para o ano. A tendência é sair das sombras escuras e com pouca saturação de 2017 e valorizar tons mais vitamínicos e naturais.
Não tem como falar de design e não mencionar a escola Bauhaus, que sempre foi uma grande fonte de inspiração e ditadora de tendências.
E você, também se identifica com o estilo da escola alemã? Em quais inovações você apostaria para o próximo ano?
Procuro mesa de jantar Le Corbusier tampo de vidro em São Paulo. Onde acho?