Entre inúmeras ideias de cozinha possíveis, existe uma que é praticamente campeã de bilheteria nos projetos: a cozinha americana. Versátil, o modelo funciona para projetos e ambientes de diferentes tamanhos.
Nesse layout, um fator que deve ser considerado é a bancada e, consequentemente, as banquetas para cozinha. É justamente sobre elas que falaremos hoje.
Antes de qualquer aquisição, no entanto, é preciso considerar algumas questões:
- Quantas pessoas vão usar o espaço?
- Qual é a profundidade da bancada para acomodar as pernas de quem estiver sentado?
- Qual é o espaço entre as banquetas para cozinha (para evitar acotovelamento)?
- Sobre conforto, será que vale a pena investir em banquetas para cozinhas com estofamento ou sem? E apoio para as costas?
Dito isso, vamos a outro fator muito importante: a altura ideal das banquetas para cozinha. Sim, existe! E é sobre ela que falaremos a seguir.
Qual a altura ideal das banquetas para cozinha?
Não existe uma receita de bolo, mas há algumas pistas. A principal a ser considerada é a altura e tamanho da bancada. Essas medidas ditarão as regras para definir sobre a quantidade e altura das banquetas para cozinha (o mesmo vale para o cantinho do café ou área gourmet).
Há quem recomende, por exemplo, que seja feita uma conta simples, subtraindo 25 cm da altura entre banqueta e bancada. O resultado dessa conta vai determinar a altura do assento das suas cadeiras.
Outra questão fundamental é sobre o espaço entre as pessoas sentadas. Recomenda-se uma medida aproximada de 60 cm entre as cadeiras, o suficiente para o uso confortável das banquetas.
Perceberam como é fundamental planejar bem a bancada antes de pensar nas banquetas? E por falar em bancadas, sabia que elas podem ser feitas em porcelanato? Clique neste link, e confira mais informações sobre bancada de cozinha em porcelanato.
10 inspirações de banquetas para cozinha
Veja, a seguir, diferentes modelos e estilos para deixar o seu projeto ainda mais belo:
Banqueta com encosto
Neste charmoso apartamento com cozinha e sala integradas, os encostos das banquetas ultrapassam levemente a altura da bancada. Repare, no entanto, que foi deixado um bom espaço para o assento - algo essencial para preservar o conforto.
Também neste outro projeto, os encostos de banquetas são acolchoados e maiores que as bancadas. A cor caramelo de seu revestimento ajuda a “aquecer” a cozinha branca.
Banqueta sem encosto
As banquetas de cozinha sem encosto, e com acabamento em madeira e palhinha, entraram discretamente em projeto de cores fortes e revestimentos marcantes (no caso, o Gouache Mandarine, da Portobello).
Nesta varanda, as banquetas têm desenhos simples e sem encosto, e são curinga em projetos com bancadas pequenas e área diminuta.
Banqueta de madeira
O projeto acima é uma referência excelente para quem deseja colocar um toque de madeira na cozinha. Com conceito visualmente limpo, a cor natural da cadeira proporcionou um belo contraste na paleta da cozinha, com diferentes tons de cinza.
Nesta proposta, a madeira também foi privilegiada, com inserção de banquetas e armários, em contraponto com a bancada e revestimentos em porcelanato. Outro destaque é o design contemporâneo das cadeiras de madeira, com elegantes curvas em seu encosto.
Banqueta em outros materiais e estilos
Nesta cozinha de paleta alegre, em imóvel situado em região de praia, as banquetas de madeira com detalhes em palha se encaixam perfeitamente.
Cozinha de estilo contemporâneo e bem descolada, recebeu banquetas com mix de materiais, como tecido e palha, além do metal de sua sustentação, virando um dos destaques no décor.
Neste projeto, as banquetas em cor magenta, com estofado de veludo, viram destaque de cozinha predominantemente branca.
Caso busque uma banqueta tão confortável quanto uma poltrona, experimente os modelos bem acolchoados, como o do projeto acima. Além disso, os traços clássicos da cadeira contrastam com o estilo contemporâneo da cozinha.
Esperamos que você tenha curtido as sugestões apresentadas. Mas, se ao invés de banquetas você preferir outro tipo de assento, confira as opções de cadeira para bancada de cozinha que apresentamos neste outro conteúdo.