24.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Bancada de banheiro como duas cubas e um espelho ao fundo
Bancadas de banheiro com um acabamento adequado trazem mais elegância ao espaço (Projeto: Val Monteiro)

Como escolher bancada de banheiro? Veja o guia da Archtrends!

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.05.2022
A bancada do banheiro é um dos elementos mais importantes na decoração desse ambiente. Aqui, nós trazemos dicas sobre os melhores materiais e medidas, além de inspirações de projetos para te ajudar a escolher seu modelo favorito
minutos de leitura

A bancada de banheiro é um dos elementos de maior destaque na decoração desse ambiente. Não importa se é grande ou pequena, uma bancada é capaz de transformar o visual desse espaço.

Na hora de construir ou reformar um banheiro, é importante atentar-se a todos os detalhes, como as medidas ideais e os materiais mais adequados – só assim você será capaz de criar uma decoração perfeita, com durabilidade e resistência.

Para te guiar na hora de escolher a bancada de banheiro, criamos este conteúdo com dicas preciosas para acertar em cada detalhe. Fique com a gente e confira também nossas inspirações. Vamos lá?

Qual deve ser a altura da bancada do banheiro?

Os profissionais de arquitetura recomendam que a altura ideal da bancada do banheiro seja de 90 cm, uma medida que garante conforto para a maioria das pessoas. É claro que, em casos específicos, vale a pena consultar a altura dos moradores, para evitar possíveis incômodos.

Existem outras medidas importantes para a bancada, para que tudo fique encaixado perfeitamente. A profundidade mínima, por exemplo, deve ser de 50 cm, pois essa medida comporta a maioria das cubas. A largura vai depender do tamanho do seu banheiro: considere uma largura que fique confortável em relação ao box e ao vaso sanitário, mas que garanta um espaço suficiente para apoio nas laterais. A indicação é que seja reservado de 60 a 75 cm.

Quais materiais utilizar na bancada do banheiro?

A qualidade do material da bancada de banheiro é um aspecto importantíssimo, principalmente em razão das necessidades específicas referente ao ambiente,como resistência à umidade, à variação de temperatura (ambiente quente e frio) e ao constante contato com água.

Para te ajudar na escolha, nós trouxemos algumas características dos materiais mais utilizados nas bancadas de banheiro. Confira.

Porcelanato

O porcelanato é um revestimento que agrada e tem se destacado nos projetos de banheiros. O seu sucesso se dá pelas suas vantagens em relação a outros revestimentos, como a alta resistência, a durabilidade e o alto grau de impermeabilidade. Além do uso como revestimento de piso e parede, hoje o porcelanato é o principal material para a confecção de bancadas de banheiro.

Outra grande vantagem do porcelanato para a bancada de banheiro é que este material não possui porosidade, o que faz com que ele não absorva água e evite, assim, o aparecimento de manchas, fungos e desgastes. Além disso, é um material super fácil de limpar.

A variedade de acabamentos também é uma vantagem dos porcelanatos, pois eles reproduzem diversos outros materiais, como madeira, mármore, granito, entre outros. Então você terá a alta qualidade do porcelanato e a possibilidade de criar infinitos estilos de decoração com um único material.

Banheiro branco com banheira, box de vidro e cuba preta
O porcelanato pode ser adicionado no piso, nas paredes ou nos móveis (Projeto: Val Monteiro)

Granito

O granito é uma pedra natural. Cada peça é única, e isso faz com que seja um material bastante requisitado. Dentre as vantagens, destacamos a durabilidade e o custo-benefício. Entretanto, é sensível a produtos ácidos que podem ser utilizados na limpeza do banheiro, além de necessitar de uma atenção maior com a superfície constantemente molhada para evitar a criação de manchas por absorver água.

As cores mais claras de granito, por exemplo, são mais sensíveis para manchas, então será necessário cuidar da pedra com produtos como a resina ou outro tipo de proteção, para tornar o material mais resistente à água.

Banheiro em tons de marrom com bancada de granito e painel ripado de madeira
As bancadas de granito dão charme ao ambiente (Projeto: Flávio O. Jancowski)

Mármore

O mármore é um material frequentemente requisitado nos projetos arquitetônicos pela estética e sofisticação que o material entrega na decoração. Uma das vantagens é a variedade de cores em peças únicas, sem igual em outros lugares.

Entretanto vale a pena atentar-se à facilidade com que esse material mancha, o que pode fazer com que ele perca um pouco da sua beleza com o passar do tempo. 

Outro fator impactante é que, assim como o granito, o mármore é extraído direto da natureza, o que pode ser altamente prejudicial para o meio ambiente. Além disso, seu valor pode ser mais alto, especialmente considerando que os mármores mais desejados vêm da Europa.

Banheiro com acabamento em mármore claro, box de vidro e detalhes em metal preto
Os acabamentos marmorizados trazem sofisticação e leveza ao espaço (Projeto: BCP Engenharia)

Concreto

Em um estilo de decoração mais industrial ou rústico, a bancada de concreto é uma boa pedida para dar vida aos espaços. É um material que deixa o ambiente charmoso e é bastante econômico.

Entretanto, vale ficar de olho porque, para sua instalação, é necessário uma mão de obra especializada que aplicará uma impermeabilização para evitar a infiltração.

Sem esse cuidado, os poros da superfície absorverão mais água ou sujeira, e isso comprometerá o visual da bancada e sua durabilidade.

Banheiro amplo com bancada longa, e box com chuveiro duplo
O concreto é um material que pode trazer um visual rústico e aconchegante (Projeto: Daniele Garibaldi)

Madeira

A madeira é um material atemporal que tem o poder de deixar os ambientes mais acolhedores e aconchegantes, e combina com os mais variados estilos de decoração – como o rústico e industrial.

Ao pensar na madeira para a bancada do banheiro é importante ter em mente que ela não é um material bastante resistente à água, calor e umidade, então opte por usá-la em banheiros de baixo uso. Ainda assim, será necessário investir em verniz e outros produtos para impermeabilizar sua superfície.

Como a madeira é mais porosa, são grandes as chances de acumular fungos, bactérias e insetos, como brocas e cupins. Se não quer abrir mão desse padrão estético, vale a pena investir em porcelanato que reproduz madeira, pois ele suprirá todas as necessidades que a madeira não consegue.

Banheiro com conceito aberto e acabamento em madeira
Os revestimentos em madeira podem ser aplicados nas paredes, pisos e bancada (Projeto: André Soares)

Você pode se interessar: Banheiro de Casal – 7 inspirações para um ambiente feito para curtir a dois.

Silestone

O Silestone é um material sintético que une materiais reciclados com minerais como o Quartzito. Essa opção possui resistência e durabilidade, além de ter alta tecnologia envolvida em seu processo de fabricação.

Entre as vantagens que fez o Silestone se tornar uma opção tão procurada para as bancadas de banheiro é sua versatilidade de visuais, pois essa alternativa pode ser diferentes cores e estampas. No entanto, a grande desvantagem desse material é seu custo elevado.

Como essa tecnologia é internacional, seu preço acaba encarecendo qualquer projeto. Caso você deseje uma opção tão resistente e versátil quanto esta, mas com um custo benefício melhor, aposte no porcelanato. Ele possui mais cores e estampas do que este material sintético e não irá prejudicar o orçamento planejado para sua obra.

O silestona é uma opção versátil e elegante (Projeto: Bruno Brandini)

Bancada de banheiro com design assinado

Como já citamos, os porcelanatos são uma ótima opção de material para bancada de banheiro, certo? Para valorizar ainda mais os seus projetos e surpreender na decoração, fique de olho nas principais tendências.

Pensando em apresentar os melhores modelos de bancada para banheiro, a Portobello fez parceria com os melhores profissionais de arquitetura e design, com linhas que vão encantar seus olhos. Quer ver só?

Coluna Planos por Guilherme Wentz

Minimalismo, sofisticação e brasilidade são características presentes nas obras do designer Guilherme Wentz, um dos mais promissores nomes da nova geração. Em parceria com a Portobello ele idealizou a linha Planos, com bancadas para banheiro e outros mobiliários com recortes incríveis e designs modernos, traduzindo em porcelanato a descontração do seu estilo.

Banheiro minimalista em tons preto e branco com vasos de planta de diferentes tamanhos
As plantas dão um toque de cor para qualquer ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Conheça mais sobre Guilherme Wentz em um conteúdo especial aqui no Portal Archtrends.

Bancada Ícaro por Jader Almeida

Jader Almeida é um dos grandes nomes do design de móveis do Brasil, com um portfólio de muitos prêmios ao redor do mundo: são mais de 30 conquistas, entre as mais importantes o IF Design Award e o IDEA Design Award. Conceito, talento e estilos únicos, dignos de prêmios.

A linha Ícaro é um dos projetos do designer em parceria com a Portobello, aliando beleza e funcionalidade para o dia a dia: uma estrutura feita para garantir o escoamento perfeito da água.

Parede preta com espelho redondo e bancada fina
Escolhendo a bancada ideal para seu banheiro você pode unir charme, praticidade e sofisticação (Projeto: Portobello S.A.)

Sonatta por Jader Almeida

linha Sonatta também é fruto da parceria da Portobello com Jader Almeida, com lindos modelos de bancada para banheiro que prezam pela interatividade, com mais de 124 modelos diferentes. Conheça os diversos trabalhos de Jader Almeida em um conteúdo exclusivo aqui no Archtrends.

Banheiro com cores claras, com bancada pequena, espelho em um móvel de madeira
As bancadas para banheiro podem ser de diversos tamanhos (Projeto: Portobello S.A.)

Projetos de banheiro com bancadas diferentes para se inspirar

Que tal mergulhar em vários exemplos de projeto para banheiro e bancadas, para tirar as melhores ideias para residências ou espaços comerciais? Nós preparamos algumas ideias. Vamos lá?

Bancada de banheiro com tons de madeira

Para quem não abre mão da madeira na decoração, pode apostar no porcelanato que reproduz madeira para dar vida a estilos diferentes, sem se preocupar com a alta qualidade do revestimento para a bancada.

Bancada de madeira com cuba embutida e torneira lateral
Os tons de madeira combinam muito com um ambiente claro (Projeto: Portobello S.A.)

Bancada de banheiro em mármore cinza

Qual unir a beleza e sofisticação de uma bancada em mármore cinza com elementos em metal dourado ou cobre? Unir estilos diferentes de revestimento leva um ar de requinte a espaços com uma pegada mais urbana. O resultado é encantador.

Bancada de banhiero em marmore cinza com ralo embutido, torneira e espelhos em cobre
Ouse no modelo de bancada para dar um toque mais moderno ao ambiente (Projeto: Ayty Arquitetura)

Viu só como não faltam opções? Esperamos que o conteúdo de hoje te dê ideias na hora de escolher a bancada do banheiro do seu projeto e que o resultado surpreenda a todos.

Não deixe de conferir os outros conteúdos sobre decoração da Archtrends, porque sempre trazemos até você as melhores tendências em decoração para te dar asas ao criar projetos arquitetônicos. Até mais.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como escolher bancada de banheiro? Veja o gui...

Como escolher bancada de banheiro? Veja o guia da Archtrends!

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies