04.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Casa Santos, projeto do arquiteto Wiliam Brito, ilustra como as pessoas pasaram a investir mais em áreas de lazer em casa

Virada residencial

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.08.2021
Após se dedicar a projetos comerciais, a pandemia e sua consequente valorização da casa levaram o arquiteto mineiro Wiliam Brito a fazer uma mudança de carreira.
minutos de leitura

A pandemia de Covid-19 mudou a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Com o arquiteto Wiliam Brito, de Belo Horizonte, não foi diferente. Com a carreira voltada para arquitetura comercial, mais especificamente trabalhando em shoppings, há um ano ele fez uma grande virada. Passou a projetar casas.

Wiliam Brito
O arquiteto mineiro Wiliam Brito

“Como resultado da pandemia, houve uma diminuição da demanda nos shoppings. Mas não vi como problema, pois acabei tendo mais tempo para me dedicar a projetos residenciais. E percebi que era isso mesmo que eu gostava de fazer”, conta Wiliam. Desde então, ele tem feito o acompanhamento de obras e desenvolvido projetos residenciais.

E a casa nunca foi tão valorizada. Agora que passamos mais tempo no lar, passamos a querer não apenas mais espaço, mas também espaços bem resolvidos. O mercado de arquitetura se aqueceu e muitas pessoas procuraram os serviços de um arquiteto. “A arquitetura residencial foi crescendo e eu cresci junto”, continua Wiliam. Em um ano, ele desenvolveu 46 projetos.

arquitetura residencial
Cozinha da Residência EJP, com Imbuia Clara da Portobello

Wiliam percebeu, entre seus clientes, muitos mudando de casa ou adequando a casa com esse novo olhar, pensando em home office e áreas de lazer. “O arquiteto vai trazer qualidade à habitação”, acredita. Sua experiência em projetos de shopping contribuiu para que ele conhecesse melhor a resistência dos materiais, pois já testou em contextos de alto tráfego. Além de familiaridade com a execução de obras.

arquitetura residencial
A cozinha foi ampliada na Residência EJP, ocupando o espaço da garagem

A Residência EJP é um típico caso das pessoas buscando mais espaço. Os moradores, um casal com um filho pequeno, procuraram Wiliam logo no início da pandemia. Eles saíram de apartamento para uma casa, com área externa e ambientes amplos, para ter mais espaço para a criança. Porém, queriam algumas adaptações no imóvel escolhido.

arquitetura residencial
Toques rústicos, como revestimento Imbuia Clara da Portobello e mesa de jantar de madeira

A garagem era muito grande e a cozinha, muito pequena. Como eles gostam de receber, jogaram a garagem para o terreno e ampliaram a cozinha, com direito a sala de jantar integrada e churrasqueira a gás. O morador, que ama tecnologia e trabalha nessa área, investiu nos eletrodomésticos e na iluminação de LED. Para contrabalancear com um toque rústico, Wiliam sugeriu mesa de jantar de madeira e revestimento Imbuia Clara da Portobello.

“Eu sempre explico para o cliente que a Portobello tem material de qualidade. Como é um investimento a longo prazo, vale a pena”, explica Wiliam. Ele ainda elogia a biblioteca Portobello no Revit, que torna mais preciso o trabalho dos arquitetos, propiciando projetos bastante realistas, como os que mostramos aqui.

arquitetura residencial
Na residência GT, o morador queria ambientes minimalistas, grandes e vazios. Wiliam escolheu Calacatta Blanc da Portobello

Nessa nova fase voltada ao residencial, Wiliam tem valorizado o momento do briefing. “Faço uma conversa longa, seguindo um roteiro, mas tentando ser o mais espontâneo possível, para descobrir gostos e necessidades dos moradores. Mostro referências de arquitetura e analiso as reações deles”, conta. Ainda assim, podem surgir surpresas ao longo do projeto. Por exemplo, para a Residência GT, Wiliam perguntou se o casal de moradores tinha alguma coleção – a resposta foi negativa. “Alguns dias depois, o morador me contou que possuía, apenas, 100 bonés”, se diverte.

Wiliam Brito
Residência GT, projeto do arquiteto Wiliam Brito

A Residência GT foi seu primeiro grande projeto residencial, uma construção do zero em um novo condomínio. O terreno fica em frente de uma área de preservação ambiental, então Wiliam caprichou nas varandas. “O entorno influenciou na escolha arquitetônica”, explica. Para os interiores, valeu o bate-papo do briefing. O morador – o mesmo colecionador de bonés -, disse que gostava de salas minimalistas, grandes e vazias. “Na hora me veio: é branco.” Assim, Wiliam escolheu o sofisticado Calacatta Blanc da Portobello.

Wiliam Brito
Casa Santos, com muro de filetes de pedra e deque de Imbuia Clara da Portobello

Já na Casa Santos, a escolha foi por revestimentos rústicos. Nesse projeto, Wiliam criou a área gourmet nos fundos da casa já existente. “O morador, um rapaz solteiro, me dizia que gostava muito de natureza, queria grama. Então para os revestimentos pensei em amadeirados e pedras, com linguagem natural”, conta Wiliam. O muro ao fundo da piscina leva filetes de pedra. O piso é, mais uma vez, Imbuia Clara. Também da Portobello são Liverpool Black e White, que revestem churrasqueira e ilha.

arquitetura residencial
Residência Lírio dos Vales tem pórtico com Boreal Mix da Portobello

Outra área externa de destaque é da Residência Lírio dos Vales. Nessa casa, Wiliam criou um pórtico com Boreal Mix da Portobello. “É um pergolado diferente, que traz beleza para o volume da casa. Dá privacidade, ao mesmo tempo que permite passagem de iluminação e ventilação naturais”, explica.

arquitetura residencial
Volumes da Residência Lírio dos Vales, projeto de Wiliam Brito

Com projetos desenvolvidos no estilo de cada morador e arquitetura considerando volumes e fluxos, Wiliam tem se consolidado como arquiteto de residências em Belo Horizonte e região. São casas bem pensadas, fundamentais no momento atual, em que, mais do que nunca, valorizamos espaço e conforto. Cenários de bons momentos, em casa!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Virada residencial...

Virada residencial

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Silvia Ferraz
Colunista
Editora

Editora do Archtrends, colabora com a Portobello desde 2014. É jornalista pela Faculdade Cásper...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies