05.08.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Arquitetura em porcelanato: como design e inovação podem transformar o conceito de morar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.08.2019
A arquitetura em porcelanato é tendência em design de interiores para residências e espaços comerciais. Veja como colocar essa inovação no seu projeto!
minutos de leitura

Os novos materiais que figuram nos projetos arquitetônicos contemporâneos permitem a transição de formas consideradas tradicionais para novos horizontes visuais inesperados. Essa é proposta da arquitetura em porcelanato.

 

Área externa com paredes em revestimento de porcelanato / (Foto: Projeto Fabrízzio Bravin)
Área externa com paredes em revestimento de porcelanato (Foto: Projeto Fabrízzio Bravin)

A maioria desses projetos atua em um nível emocional, em termos da percepção humana dos espaços; e é por isso que o uso correto do porcelanato é uma parte tão importante do design criativo, particularmente em projetos residenciais.

O porcelanato é um material que pode ter impacto direto em nossa percepção formal do espaço, configurando seus limites. O uso cuidadoso desse recurso, tanto em ambientes internos quanto externos, pode acentuar o tamanho das superfícies, graças à necessidade do uso mínimo de rejunte.

Diante de tantas possibilidades, como vem evoluindo a arquitetura em porcelanato? Vamos dar uma olhada nas ideias e tendências de uso desse material!

Uso do porcelanato na arquitetura

Um espaço aberto ao lado de um grande jardim ou mesmo de uma paisagem externa pode, com cuidadosa seleção das cores das peças aplicadas ​​nas paredes e no piso, estabelecer continuidade visual entre o interior e o exterior.

Fachada da planta contemporânea com detalhe em porcelanato / (Foto: Projeto Nathália Montans)
Fachada da planta contemporânea com detalhe em porcelanato (Foto: Projeto Nathália Montans)

Além dessa dimensão cotidiana, íntima e circunscrita, a forma das edificações sempre coincidiu com a forma dos materiais e sua capacidade de composição.

Mesmo sem ir tão longe quanto os extremos da transarquitetura, as formas clássicas têm sido redesenhadas e moduladas com base em novas tecnologias, nos materiais cada vez mais sofisticados e no potencial geométrico, estimulando a imaginação dos arquitetos.

Essa nova orientação do espaço arquitetônico é possibilitada, acima de tudo, por uma constante abordagem experimental do design, com poder evocativo arrojado, capaz de levar a concepção de espaços a um plano altamente emocional, enfatizando referências culturais e expressividade.

Arquitetura em porcelanato: novas tendências

O porcelanato pode assumir diferentes aparências, de acordo com o estilo de cada projeto, como é o caso das bancadas construídas com porcelanato, que reproduzem fielmente o visual do mármore.

Banheiro com bancada em porcelanato / (Foto: Portobello Shop Tijucas)
Banheiro com bancada em porcelanato (Foto: Portobello Shop Tijucas)

Atualmente, a produção de porcelanatos em grandes dimensões surpreende em qualidade, como é o caso das peças que chegam a medir 100cm X 300cm, mesmo mantendo-se muito finas, com apenas 0,3 cm a 0,6cm de espessura. Mesmo com essa especificação, esses produtos quase não absorvem água.

Essa característica, de extrema resistência à umidade e altas temperaturas, garante que o porcelanato em super formato não rache facilmente, podendo ser utilizado em ambientes fechados e ao ar livre, com uma variedade surpreendentemente de aplicações.

As peças de porcelanato também são produzidas em tamanhos pequenos  — embora muito maiores do que as de 10cm X 10cm,  que são o padrão para ambientes molhados.

Além de pisos e bancadas, a arquitetura em porcelanato também explora esse material como revestimento de paredes e na criação de objetos decorativos incríveis.

É por isso que a arquitetura em porcelanato tem se tornado um recurso valioso para o design de interiores, com uso de porcelanato que reproduz madeira cada vez mais comum nos projetos.

Banheiro com revestimento em porcelanato que reproduz madeira (Foto: Portobello Shop Maringá)
Banheiro com revestimento em porcelanato que reproduz madeira (Foto: Portobello Shop Maringá)

Não é de se admirar que a arquitetura em porcelanato é tendência em projetos residenciais e comerciais: o material é durável, resistente e tem um visual elegante e sofisticado.

Pensando nisso, a Portobello criou a nova coleção "In Your Dreams, In Your Home". Conheça as peças em porcelanato dessa coleção e inspire-se para o seu projeto!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura em porcelanato: como design e ino...

Arquitetura em porcelanato: como design e inovação podem transformar o conceito de morar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies