22.03.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Li Edelkoort participará do Archtrends Summit 2021 (Foto: Romain Lienhardt)

Li Edelkoort: usando a intuição para prever o futuro do design

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.03.2021
Descubra quem é Li Edelkoort e veja como a analista de tendências mais famosa do mundo prevê o design e a arquitetura para os próximos anos!
minutos de leitura

O que estará em alta nos próximos anos na moda e no design? Você sabe responder a essa pergunta? Li Edelkoort é uma das especialistas que se debruçam sobre esse tema, sendo um dos nomes mais conhecidos no campo da análise de tendências.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Hoje à tarde (22/3), a holandesa participará do Archtrends Summit, ajudando a iluminar as nossas mentes e expandir o nosso olhar ao antecipar as principais tendências do mundo da arquitetura. Quer saber mais sobre ela? Então, continue a leitura deste artigo!

Quem é Li Edelkoort?

Lidewij ou Li Edelkoort é uma pessoa plural: previsora de tendências, editora, humanista, educadora de design e curadora de exposições.

Os primeiros anos

A holandesa, nascida em 1950 na cidade de Wageningen, iniciou a sua carreira como coordenadora de moda na loja de departamentos De Bijenkorf, em Amsterdã, após finalizar a sua graduação em Moda e Design na ArtEZ.

Foi nesse primeiro emprego que Li descobriu o seu talento para detectar tendências e a sua capacidade única de prever o que os consumidores gostariam de comprar várias temporadas antes dos lançamentos. Isso a levou para Paris, em 1975, onde se firmou como uma consultora independente.

Na sequência da sua carreira, veio a criação da consultoria Trend Union, um serviço de previsão de tendências sediado em Paris. Semestralmente, a empresa fornece relatórios para a comunidade de moda e design, além de informações sobre cores e estilo de vida, oferecendo ferramentas para designers, tecelões e estrategistas de companhias de todo o mundo.

Trajetória de sucesso

Após o sucesso da Trend Union, Li fundou o Studio Edelkoort, um escritório de consultoria que conta com duas sedes, uma em Nova York (Edelkoort Inc.) e outra em Tóquio (Edelkoort Leste).

Desde 1992, as revistas criadas por Li (View on Color, InView e Bloom) são ferramentas de tendência usadas por profissionais criativos em todo o mundo.

A fundação humanitária dela, cocriada por meio da Heartwear, promove a sobrevivência de artesãos em economias em desenvolvimento, ofertando conhecimentos sobre artesanato, sustentabilidade, indústria caseira e comércio justo desde 1993.

Em 2011, ela fundou a School of Form, uma escola em Poznan, na Polônia, que atende especialmente alunos da Europa Oriental, com um currículo que mescla design e humanidades.

No ano de 2015, Li foi contratada pela Parsons School of Design para supervisionar um novo programa de Design Têxtil. De 2015 a 2020, ela atuou como reitora do Hybrid Design Studies em Nova York, onde desenvolveu o Master Textile e o festival do Mês Têxtil de Nova York, realizado sempre no mês de setembro.

Ainda em 2015, ela desenvolveu o Anti Fashion Manifesto, o primeiro a despertar a consciência sobre as mudanças experimentadas atualmente pela indústria da moda.

Li Edelkoort já trabalhou em parceria com marcas renomadas em todo o mundo, ajudando a moldar produtos e serviços de acordo com as tendências
Li Edelkoort já trabalhou em parceria com marcas renomadas em todo o mundo, ajudando a moldar produtos e serviços de acordo com as tendências (Foto: Michiel Hendryckx)

Parcerias com marcas renomadas

Ao longo de sua carreira, Li Edelkoort ajudou a moldar soluções para inúmeras marcas internacionais, aconselhando sobre estratégia de desenvolvimento e identidade de produtos.

Entre os seus clientes estão empresas de peso, como Nissan, Coca-Cola e Siemens. Dentro da área da beleza, Li também fez parcerias importantes com marcas como L'Oréal, Lancôme e Gucci.

Ela ainda aconselhou a região da Valônia e as cidades de Genk (na Bélgica) e Como (na Itália) sobre os benefícios da criatividade e da inovação.

Por tudo isso, Li foi eleita como uma das pessoas mais influentes na moda pelas revistas Time e The Business of Fashion, e é amplamente considerada uma das figuras mais notáveis no design contemporâneo.

Arte Studio Passalacqua
Arte Studio Passalacqua (Foto: Ruy Teixeira)

Prêmios e homenagens

Em 2001, Li Edelkoort foi reconhecida como um dos nomes de destaque do design de interiores da Holanda por meio do prêmio Woonbeurs.

No ano de 2003, a revista Time a nomeou como uma das 25 especialistas em moda mais influentes da atualidade e, no ano seguinte, ele foi listada pela revista Icon como uma das 40 designers mais importantes do mundo.

Em 2004, ela recebeu o prêmio Grand Seigneur da Holanda pelo seu trabalho nas áreas da moda e têxtil. E, em 2005, foi agraciada com o prêmio Aid to Artisans pelo conjunto da sua obra.

No ano de 2008, Li recebeu um doutorado honorário em Arte pela Nottingham Trent University.

Nesse mesmo ano, Didier Grumbach, presidente da Fédération de la Couture, em nome do Ministro da Cultura da França, a condecorou com a Ordem das Artes e das Letras, em reconhecimento por sua contribuição criativa artística e literária para a França e a cultura internacional.

A família real holandesa ainda a nomeou Cavaleira da Ordem de Oranje Nassau.

Em 2012, ela foi premiada pelo conjunto da sua obra pela fundação holandesa Prins Bernhard Cultuurfonds.

No ano de 2020, a revista Harper's Bazaar holandesa a indicou como Mulher do Ano (Ouevre Award). Li ainda fundou o World Hope Forum, uma plataforma de inspiração para a comunidade criativa, visando construir uma sociedade melhor.

Como funciona o trabalho de Li Edelkoort?

As empresas de consultoria de Li Edelkoort publicam, duas vezes por ano, previsões para uma variedade de áreas, como moda, têxteis, arquitetura, bem-estar, beleza, interiores e até para o setor automotivo.

Para isso, são analisadas as mudanças de mentalidade e a evolução sociocultural, bem como os efeitos sobre o que percebemos como uma tendência.

Ao longo dos anos, as suas previsões incluíram temas como: desfrutar de pequenas férias no dia a dia (2002); sustentabilidade e consumo consciente (2003); e emancipação de diferentes aspectos da sociedade (2017).

A metodologia de Li requer visão, astúcia e consciência, além de atenção aos detalhes e paciência para ver e analisar as conexões repetidas que podem vir a se tornar uma tendência.

Detalhe do Livro de Tendências Animism, Design & Lifestyle 2022, uma produção da editora Trend Union, de Edelkoort, com as novidades para o próximo ano
Detalhe do Livro de Tendências Animism, Design & Lifestyle 2022, uma produção da editora Trend Union, de Edelkoort, com as novidades para o próximo ano (Foto: Daniel Costa)

A criação de uma estrutura capaz de ver as mudanças e perceber as alterações sutis requer uma abordagem holística, capaz de compreender como os setores estão conectados.

Basicamente, primeiro a consultora olha para a direção na qual a sociedade caminha. Depois, tenta compreender o que isso significa para os consumidores e que tipos de produtos, serviços e materiais serão necessários.

É dessa forma que Li consegue anunciar, com dois anos ou mais de antecedência, quais conceitos, cores e materiais estarão em alta nos próximos anos, ajudando profissionais e setores a moldarem os seus produtos e serviços.

Supertendências para 2021

Para Li Edelkoort, uma das maiores supertendências da atualidade é o fascínio das pessoas pelos alimentos. As cozinhas estão sendo remodeladas e ampliadas, se tornando pontos de destaque das casas. Já a sala é onde todos se reúnem para trabalhar, estudar e brincar.

Com isso, é esperado que haja uma transformação nos materiais destinados a essas áreas, com resultados inovadores e atraentes, introduzindo uma estética orgânica que gradualmente penetrará em todos os setores do design.

A cerâmica será robusta, o vidro indisciplinado e os têxteis felpudos. Os materiais tradicionais, como a madeira e o metal, deverão ser manuseados de forma abstrata.

(Foto: Domingos Totora)

Em relação à pandemia, Edelkoort explicou em uma reportagem à Deezen que o coronavírus nos força a fazer coisas que já queríamos, como comprar e trabalhar menos.

Para a analista de tendências, "o impacto do surto nos forçará a desacelerar o ritmo, deixar de pegar aviões e trabalhar em nossas casas, convivendo apenas entre amigos ou familiares próximos, aprendendo a nos tornarmos autossuficientes e atentos. De repente, o pensamento de projetos futuros é vago e inconclusivo: será que isso importa? A cada novo dia, questionamos cada sistema que conhecemos desde o nascimento e somos obrigados a considerar a sua possível morte".

Li Edelkoort e Portobello: o que esperar dessa parceria?

Por toda essa trajetória impressionante, Li Edelkoort é um dos nomes de destaque do Archtrends Summit 2021.

Dessa colaboração nasceu o conceito "um novo caminho para o romantismo" (que pode ser conferido em um ambiente idealizado por ela na Mostra Unlimited 2a edição). Devido à pandemia, Edelkoort notou que as pessoas se mudam para o campo, buscando uma vida ao ar livre, com o home office como uma nova norma.

Li Edelkoort

A tendência é que o ambiente urbano passe por um esvaziamento, fazendo com que se torne mais verde e saudável. Isso ocorre em todas as cidades do mundo e ao mesmo tempo: Brasília, Nova York, Paris, Tóquio. É como se fosse um êxodo em curso, redistribuindo o espaço vital ao longo do caminho.

Essa mudança repentina desencadeou a necessidade de interiores rurais e românticos, inspirados em antigos celeiros com vigas e pisos de madeira, lambris, armários e mesas de fazenda revestidas de mármore ou azulejos.

Estamos com saudades de uma era há tempos perdida e do lado mais suave do design, reinventado com o uso de cerâmicas brancas, vasos de cristal, lençóis claros e espelhos múltiplos.

Voltar às origens traz um clima idílico, convidando as pessoas a assarem o pão e cozinharem a sopa; a cortarem flores e remendarem tecidos; a bordarem e expressarem as suas criatividades.

Todos esperamos que o melhor esteja por vir, com menos viagens, um ritmo mais lento e uma vida mais plena.

Gostou de conhecer Li Edelkoort? Então, leia o nosso conteúdo sobre as principais mudanças na arquitetura e comece a se preparar para o futuro!

FAÇA TAMBÉM UM TOUR VIRTUAL PARA CONHECER O AMBIENTE DE LI EDELKOORT NA MOSTRA UNLIMITED SEGUNDA EDIÇÃO.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Li Edelkoort: usando a intuição para prever...

Li Edelkoort: usando a intuição para prever o futuro do design

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies