Archtrends Summit: mais de 4 mil pessoas conectadas para "um mundo mais sustentável, colaborativo e plural"
A 4ª edição do Archtrends Summit inaugurou a Trend Week da Portobello durante a feira Expo Revestir 100% digital (que acontece esta semana, de 22 a 26 de março). Mais de quatro mil pessoas conectaram-se na plataforma exclusiva da marca para assistirem a conteúdos que envolveram um tema emergente da atualidade, "Um mundo mais sustentável, plural e colaborativo”, abordada por grandes nomes do design, arquitetura e outras áreas criativas. A transmissão aconteceu ontem (22), diretamente da fábrica da Portobello, em Tijucas (SC).
Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:
A editora do Archtrends Portobello, Juliana Peixoto, junto ao jornalista Pedro Andrade, também editor e colunista do site, conduziram o evento. A abertura ficou por conta do presidente da marca, Mauro do Valle: "2021 é um ano de esperança e retomada, mostrando que o Brasil e os profissionais da nossa área são bastante resilientes, isso nos motiva. O Summit, por meio dos profissionais nacionais e internacionais, vai contribuir para aprimorar essa via de mão dupla entre Portobello, arquitetos e designers", afirmou.
Mais uma vez, a programação do Archtrends Summit envolveu os participantes do início ao fim e recebeu muitos elogios por meio dos comentários da plataforma. O evento intercalou palestras e entrevistas, sobre arquitetura e tendências, além de vários e emocionantes curtas intitulados DROPS DO FUTURO, sobre sustentabilidade e inovação, entre os quais os gravados pela ativista Fe Cortez, do movimento Menos 1 Lixo, pela artista têxtil e ambientalista Nara Guichon e pelo empresário Arthur Igreja.
"10% dos lixos dos oceanos são redes de pescas; trabalhar com isso é uma maneira de falar quantos lixos nós temos. Não devemos só sugar da natureza, mas sim sermos responsáveis pela matéria-prima"
Nara Guichon
"As indústrias cospem hoje 12 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. O copo do Menos 1 Lixo fez economizar 1.618 copos descartáveis em um ano; é uma semente de uma nova consciência. O design pode ser peça fundamental nessa transformação, nessa década da biodiversidade"
Fe Cortez
"As pessoas estão ressignificando os seus lares e a tecnologia pode ajudar nas relações de atendimento. Use ativamente as redes sociais, só que menos institucional, promova tudo o que você faz de incrível"
Arthur Igreja
Filhos melhores para o mundo - Bela Gil
A primeira entrevistada de Pedro Andrade foi a culinarista e apresentadora Bela Gil. Para ela, é possível exercitar a sustentabilidade nos centros urbanos através da comida. "80% do desmatamento vêm da agropecuária. Podemos consumir menos carne e escolher alimentos orgânicos para proteger nosso solo. Também é possível ter uma relação com a natureza dentro de casa, termos um espaço de terra para cultivar alimentos. Pedro Andrade também pergunta à entrevistada: qual a importância desses seus princípios para passar aos filhos? "Não quero deixar um mundo melhor para meus filhos, mas filhos melhores para o mundo. Fazer uma educação democrática e cuidar da casa é fundamental nesse processo", responde.
Fazer parte da economia circular - Marcelo Rosenbaum
Pedro Andrade também entrevistou o designer Marcelo Rosenbaum, parceiro da Portobello e da Pointer, que desenvolve a linha Cobogó Mundaú por meio de projeto sustentável realizado junto à comunidade que vive abaixo da margem da pobreza em Alagoas. "São 40 mulheres que entregam a concha do molusco sururu para 10 pessoas produzirem o cobogó, também criado pelo artesão Itamacio dos Santos em parceria com o designer Rodrigo Ambrósio. Há beleza e emoção nesse fluxo de economia circular", destaca Rosenbaum, completando "quem tiver o cobogó Mundaú em casa vai receber boas vibrações, uma energia de cura e ter mais consciência do que está consumindo".
O cliente é o foco - Maurício Arruda
A palestra de Maurício Arruda foi outro grande momento do evento. Os arquitetos e designers comentaram na plataforma que suas dicas foram valiosas para o dia a dia do trabalho. Ele mostrou como criou uma ferramenta em seu escritório, a TODOS, para democratizar o processo de criação dos projetos, incluindo o cliente. "Atendemos online antes mesmo da pandemia e a participação do cliente faz a gente entender quem ele é, e ele mesmo começa a entender o que ele quer. Trabalhamos de uma maneira colaborativa", enfatizou Arruda, que também participou da Mostra Unlimited Experience, criando o ambiente de uma cozinha na loja Portobello Shop Porto Alegre.
O diálogo com a comunidade - Álvaro Siza
A diretora de Branding, Christiane Ferreira, o gerente de Branding e Arquitetura, Eduardo Scoz, e Taissa Busco, colunista do Archtrends, conversaram com o renomado arquiteto português Álvaro Siza - um momento muito aguardado pelos participantes. Ele deu uma verdadeira aula aos presentes, falando de sua experiência em projetos de grande e pequena escala que, para ele, todo profissional deve desenvolver no decorrer da carreira, em um diálogo plural e aberto com a comunidade e clientes. Também detalhou os espaços criativos do museu Iberê Camargo, em Porto Alegre (RS), todo desenhado por ele. "É preciso respeitar completamente a função do edifício, mas de forma que haja certa liberdade nos pressupostos funcionais, pois as funções dos espaços mudam", disse.
Palavras em vigor: renovação e reforma - Li Edelkoort
A previsora de tendências de origem holandesa, Li Edelkoort, também foi entrevistada pelo Eduardo Scoz, Christiane Ferreira e Taissa Buesco. Entre os destaques apontados ao Archtrends Summit, ela afirma que a nossa casa torna-se mais do que nunca um santuário, onde os ambientes devem buscar equilíbrio e harmonia. "As pessoas estão aconchegando seus lares, renovando coisas, usando antiguidades para reformar, dentro de uma forma country, escandinava, mas com feeling de coisas curvas, dando mais enfoque nos armários, buffets e usando muito vidros. Também é o tempo da evidência dos livros, devido à formação de bibliotecas nas conferências virtuais". Li também enfatiza que a palavra em vigor atualmente não é inovação, mas renovação. Sobre as cidades pós-pandemia, ela declara: "o movimento reverso de deixar a cidade para o campo já acontecia antes, é um movimento sem volta. Além disso, as empresas estão cada vez mais "hubs". O centro urbano vai virar fazendas, lugares de lazer...".
A vida é um mosaico - Fabio Novembre
Taissa Buesco e Edu Scoz finalizaram o evento batendo um papo com o designer italiano Fabio Novembre. Sobre seus mestres de referência para criar seu design lúdico e onírico baseado na história cultural da humanidade, ele responde: "eu nasci numa região pobre do sul da Itália, que possui uma arquitetura maravilhosa; nunca foi neutro o ambiente onde vivi. Isso tudo se transformou em um projeto que me deu conta de ser um anel desta longa cadeia representada pela humanidade. E meus mestres são os anéis desta cadeia, como o carisma de Sócrates, a ironia de Magistretti, a profundidade de André Brandi e a leveza de Alessandro Negrini. Como um mosaico, que nada mais é que a reprodução de um inteiro através de vários pedaços. E vejo a vida um pouco assim, como um mosaico, que deve construir pedaço por pedaço, colocando as melhores partes das pessoas em contraste na vida", declarou Fabio.
Você pode conferir na íntegra essa e todas as demais entrevistas, palestras e drops por meio do vídeo do Archtrends Summit 2021, que será disponibilizado em breve no site da Portobello.
Agora, saiba mais sobre a biografia dos palestrantes e entrevistados, com link para artigos exclusivos aqui no Archtrends:
Lidewij Edelkoort
Previsora de tendências, editora, humanitarista, educadora de design e curadora de exposições. Sua empresa, a Trend Union, produz ferramentas para designers, tecelões e estrategistas em companhias de todo o mundo. Em 2015, seu muito comentado Anti Fashion Manifesto [Manifesto Antimoda] foi o primeiro a despertar a consciência sobre as mudanças e convulsões experimentadas atualmente pela indústria da moda.
Pedro Andrade
Jornalista e apresentador de TV carioca que faz do interesse por pessoas e culturas a matéria- prima para o seu trabalho. Como Editor do Archtrends Portobello, ele usa toda a sua habilidade de se comunicar de maneira descomplicada com os mais variados públicos.
Marcelo Rosenbaum
Brasileiro, Professor Honoris Causa de Arquitetura e à frente da Rosenbaum Arquitetura e Design por mais de 20 anos. Fundador do Instituto A Gente Transforma, que desenvolveu o Design Essencial com a finalidade de conectar arquitetura e design a outras ferramentas de transformação social.
Maurício Arruda
Sócio e diretor criativo da empresa TODOS Arquitetura, Maurício Arruda é arquiteto formado pela Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, e hoje desenvolve projetos residenciais, comerciais e temporários. Com Mestrado pela Universidade de São Paulo, desenvolve também pesquisas sobre sustentabilidade desde 2000. Seu foco é uma concepção afetiva e sustentável do morar. De 2016 a 2020 criou, executou e apresentou as transformações feitas no programa Decora, do canal GNT, Globosat.
Há mais de vinte anos, o Novembre Studio atua em vários campos relacionados a projetos de arquitetura, design de interiores, produto e design gráfico. A abordagem do estúdio, altamente reconhecível e caracterizada pela marca do seu fundador Fabio Novembre, relaciona-se em diversos níveis com uma imaginação estratificada na qual cada elemento se torna funcional para contar uma história.
Álvaro Siza
O arquiteto português recebeu o Prêmio Pritzker em 1992. Nascido em Matosinhos, Portugal, em 1933, estudou arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1949 e 1955, sendo a sua primeira obra construída em 1954. Foi professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, cidade onde exerce a sua profissão. É membro de várias instituições, entre as quais, American Academy of Arts and Sciences;.
VEJA TODO O EVENTO NA ÍNTEGRA!