04.10.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
(Imagem cortesia: Vasilis Mylonas)

Projeto de farol na Grécia ganha prêmio Architizer A + Awards Popular Choice

calendar-blank-line
04.10.2021
Compartilhamos todos os detalhes sobre Cubes Aleorion, um incrível projeto de um farol na Grécia, que recebeu prêmio Architizer A + Awards Popular Choice.
minutos de leitura

Uma proposta de farol para o porto da cidade de Volos, na Grécia, ganhou reconhecimento global com o prêmio anual internacional Architizer A + Awards Popular Choice. Projetado por Vasilis Mylonas do bo. M Architecture & Design Studio, o projeto competiu com mais de 5.000 inscrições de mais de 100 países.

Architizer
Cubes Aleorion ganha prêmio anual internacional Architizer A + Awards Popular Choice (Imagem cortesia: Vasilis Mylonas)

Em junho de 2021, o projeto foi selecionado pelo júri, juntamente com outros quatro projetos, como finalista na categoria transporte não construído. Um mês depois, foi anunciado como o vencedor do Prêmio Escolha Popular, após uma votação pública aberta em que mais de 400.000 votos foram lançados no total.

Architizer
Cubes Aleorion (Imagem cortesia: Vasilis Mylonas)

Cubes Aleorion estava competindo contra os outros quatro finalistas selecionados pelo júri da categoria, que incluía os escritórios internacionais de arquitetura “Tsimailo Lyashenko and Partners” (Rússia), “CallisonRTKL” (EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha, China, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos), “Ballman Khapalova” (EUA) e “EVA Architects” (China).

Architizer
Cubes Aleorion (Imagem cortesia: Vasilis Mylonas)

Entre os vencedores das outras categorias estão, Zaha Hadid Architects, Tadao Ando Architects & Associates, Heatherwick Studio, MAD Architects, Studio Zhu Pei e outros grandes nomes.

Cubes Aleorion é uma proposta para um farol no porto de Volos, localizado no ponto mais interno do Golfo Pagasético. "Aleorion" é uma marca de navegação que revela recifes e outros perigos, e o projeto criado é uma verdadeira interpretação moderna do que é considerado o farol mais antigo já conhecido.

Cubes Aleorion (Imagem cortesia: Vasilis Mylonas)

A inspiração para os Cubes Aleorion foi o Aleorion de Xerxes, construído por volta de 480 a.C., no meio da passagem marítima entre a Ilha de Skiathos e o Monte Pelion, no centro da Grécia – onde restos da instalação e partes da base da estrutura foram encontrados no recife.

Aleorion de Xerxes é considerada a estrutura de segurança marítima mais antiga do mundo, construída 250 anos antes do Farol de Alexandria. As pedras dolomitas, usadas para a construção do farol, foram extraídas das minas de Sepiada, no sul de Pelion, e cada uma pesava mais de meia tonelada. 

As peças de pedra foram colocadas umas sobre as outras para formar uma torre que funcionou como um sinal de alerta do recife e das águas muito rasas vizinhas, evitando acidentes e naufrágios.

Architizer
Cubes Aleorion (Imagem cortesia: Vasilis Mylonas)

A essência da antiga estrutura de pedra empilhada é transcrita em uma nova forma de torre moderna. O conceito de design do Cubes Aleorion, reconhecido pela Architizer, foi desenvolvido com base em blocos de concreto em forma de cubo, colocados uns sobre os outros, formando uma torre de 14,25m. 

Os blocos são deslocados horizontalmente em torno do eixo vertical principal de forma gradual, se diferenciando em tamanho e sendo recortados de várias maneiras, criando vazios e aberturas internas. Dentro do espaço oco criado, uma escada para o topo está sendo instalada.

Architizer
Cubes Aleorion (Imagem cortesia: Vasilis Mylonas)
Architizer
Architizer reconhece projeto Cubes Aleorion (Imagem cortesia: Vasilis Mylonas)

Além da necessidade para fins técnicos e de manutenção, a circulação vertical serve como um convite aberto aos visitantes para explorar a estrutura e apreciar a vista. Cada nível enquadra um ponto de vista diferente da baía, criando assim novas perspectivas da cidade, do porto, do mar e da costa oposta do Golfo Pagasético.

Uma caminhada casual ao longo da beira mar pavimentada é enriquecida com um novo destino final, incentivando a extensão do passeio marítimo da cidade para o mar. Nasce um novo marco do porto e da cidade.

Gostaram do projeto? Compartilhe com a gente a sua opinião!

LEIA TAMBÉM: Um hotel dentro de um antigo farol

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Projeto de farol na Grécia ganha prêmio Arc...

Projeto de farol na Grécia ganha prêmio Architizer A + Awards Popular Choice

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies