A tão aguardada cor do ano 2025 foi anunciada pela Pantone: é Mocha Mousse (17-1230). Este tom de marrom suave promete moldar campos como design, moda, arquitetura e decoração nos próximos meses.
A Pantone é referência mundial em padrões de cores. Por isso o seu anúncio é sempre tão esperado. Desde 2000, a empresa escolhe anualmente uma tonalidade que reflete as tendências culturais e sociais, servindo como guia para profissionais de diversos setores.
Trata-se de uma seleção que envolve pesquisas aprofundadas, incluindo comportamento do consumidor, inspirações artísticas e, até mesmo, avanços tecnológicos.
Nas linhas a seguir, confira todos os detalhes sobre a cor do ano 2025 e veja dicas para usar Mocha Mousse na arquitetura e na decoração dos ambientes!
Leia também:
- Porcelanato amadeirado: sinônimo de resistência, versatilidade e beleza
- Quintal e Parquet Paulista: mosaicos assinados por Marcelo Rosenbaum
Por que a cor do ano 2025 é Mocha Mousse?
Mocha Mousse é um tom de marrom acolhedor, quente e delicado. Sua inspiração é na sensação de conforto que os prazeres do dia a dia proporcionam, como tomar café ou comer chocolate.
Essa escolha reflete a busca por equilíbrio e bem-estar. Afinal, em um mundo cada vez mais digital e acelerado, ela simboliza a valorização dos momentos de pausa no cotidiano.
A tonalidade nos lembra que a harmonia e a simplicidade também podem ser luxuosas, inspirando conexões profundas com o espaço ao nosso redor.
Características do Mocha Mousse
- Indulgência equilibrada: a cor do ano 2025 evoca o luxo pessoal, que proporciona sensação de deleite. A elegância sutil e a riqueza sensorial do tom podem ampliar esses momentos de prazer diários.
- Harmonia aconchegante: a tonalidade quente desperta emoções ligadas ao conforto. Além disso, por ser uma nuance neutra e, ao mesmo tempo, uma tendência, é perfeita para oferecer segurança em meio às mudanças constantes.
- Sensações deliciosas: a acessibilidade e a autenticidade surgem em equilíbrio em Mocha Mousse. Ela é ideal para criar “momentos eu”, evocando o perfume do cacau, do chocolate ou do café. Portanto, um marrom sofisticado, que proporciona uma fuga diária em direção ao bem-estar.
Paletas de cores com Mocha Mousse
Mocha Mousse é um tom terroso fácil de usar. Para provar isso, a Pantone elaborou cinco paletas de cores que demonstram como é possível empregar a cor do ano 2025 ao lado de outras tonalidades.
- Relaxed Elegance: essa composição foi pensada para aumentar a sensação de conforto e bem-estar pessoal. Por isso, combina outras nuances de marrom e off-white.
- Floral Pathways: com tons florais e perfumados, é uma paleta ideal para quem quer coordenar cores como azul, rosa e lilás, sem perder a suavidade.
- Uniquely Balanced: tonalidades quentes e frias se unem em uma combinação colorida. Um tanto quanto exótica e vibrante, ela ganha equilíbrio com Mocha Mousse.
- Deliciousness: com nuances rosadas e terrosas, é inspirada em doces e confeitos. A cor do ano 2025 pode ser usada como base dessa composição, por exemplo.
- Subtle Contrasts: mais uma paleta com marrons, que contrastam com tons de azul e cinza. A ideia é oferecer uma combinação clássica e elegante.
Como usar Mocha Mousse nos projetos?
Se você quer transformar o seu ambiente com a cor do ano 2025, saiba que é possível usar o tom como base da decoração, em detalhes discretos ou itens chamativos.
Além disso, pode compor espaços de diferentes estilos decorativos, desde os minimalistas até os mais elaborados.
Versátil, essa é uma cor que deve aparecer em tintas, móveis e objetos de decoração que incorporem o Mocha Mousse.
Outra dica é apostar no revestimento marrom, para começar o ano em sintonia com a tonalidade que promete renovar os conceitos de conforto e elegância!
Nesse sentido, reunimos algumas opções de produtos da Portobello para você incluir nos seus projetos e entrar na tendência Mocha Mousse. Acompanhe!
Or de Cacau: sabor do chocolate em porcelanato
Um dos revestimentos Portobello que podem ser usados por quem quer incorporar a cor do ano 2025 em projetos é Or de Cacau. Afinal, tem tudo a ver com a essência dessa tendência, que é despertar sensações, como a de se deliciar com chocolate.
Matéria_prima: tom sólido que remete à terra
Buscar conexões com a natureza é uma das maneiras de proporcionar conforto aos ambientes. Nesse sentido, Matéria_prima: Marrom traz a essência da cor do ano 2025, em uma reprodução de argila idealizada por Oskar Metsavaht.
Creta: duas opções para aquecer os ambientes
Duas opções da linha Creta são perfeitas para quem quer inserir a cor do ano 2025 em projetos: Clay e Carven Clay. Inspiradas nas paisagens mediterrâneas da ilha de Creta, as peças trazem um ar natural, que se reflete em um produto liso, para aplicar em praticamente qualquer superfície, e uma opção com relevo, que é ideal para paredes.
Dansk: naturalidade funcional
Já Dansk Cement Mud é uma reprodução de concreto em tom quente, ideal para ambientes com uma pegada rústica e natural. Afinal, é um produto que remete às origens da pureza estética, simplicidade e funcionalidade.
Terracotta: a essência da cor do ano 2025 em uma só linha
Outra opção interessante para incorporar Mocha Mousse nos projetos é a linha Terracotta. Com produtos como Muro Lava, Muro Luna, Muro Merlot e Slavato, ela é perfeita para ambientes com um toque artesanal. Inspirada na argila, as nuances contemporâneas conferem calor e aconchego.
Quer conferir mais inspirações para deixar os espaços acolhedores? Saiba tudo sobre os tons terrosos e descubra como usá-los na arquitetura e na decoração!