17.07.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Faixada de prédio residencial com sacada
Financiamento imobiliário é alternativa para quem deseja adquirir um bem durável de maneira acessível, por meio de crédito via instituições bancárias ( Projeto: Espaço Livre Arquitetura)

Financiamento de imóvel: 5 dicas para você realizar o sonho da casa própria

calendar-blank-line
17.07.2023
Planejando investir em um financiamento imobiliário? Seguindo algumas recomendações é possível conquistar a casa própria e sair do aluguel sem comprometer o orçamento
minutos de leitura

Opção indicada para quem tem o sonho de comprar a casa própria, o financiamento imobiliário é a maneira viável para adquirir um imóvel, por meio de empréstimo bancário com possibilidade de pagamento parcelado com acréscimo de juros e taxas. 

A compra de um imóvel próprio está no topo dos principais desejos de consumo de cerca de 87% dos brasileiros, segundo aponta pesquisa do QuintoAndar em parceria com o Datafolha, que reúne informações sobre hábitos, desejos e anseios da população em relação à moradia. 

Ao escolher um financiamento imobiliário, é importante atentar-se a alguns pontos, como o valor da entrada, as taxas de juros, o prazo para pagamento e as condições para quitação antecipada. É possível simular o valor das parcelas do financiamento para escolher a melhor opção de acordo com o orçamento disponível e sua capacidade de pagamento.

Pode financiar um imóvel qualquer pessoa que tenha renda comprovada e esteja de acordo com as políticas de crédito da instituição financeira, sendo necessário apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de renda e de residência para uma análise de crédito por parte da instituição financeira. Além disso, é importante ter uma boa reserva financeira para arcar com as despesas do financiamento, incluindo a entrada, as parcelas e as taxas de juros.

Leia também:

Por se tratar de um investimento de longo prazo, é muito importante avaliar o máximo de detalhes e informações ao financiar um imóvel. Essa decisão pode comprometer a renda mensal da família por um bom tempo, em média de 30 a 35 anos.

Além de avaliar os critérios burocráticos junto às instituições financeiras, é fundamental escolher um imóvel que atenda às necessidades da família, levando em conta a localização, a infraestrutura e as condições do imóvel. Também é importante ter um planejamento financeiro para arcar com as despesas do financiamento, sem comprometer o orçamento da família.

Studio iluminado com sacada ampla e em cores neutras
Os apartamentos no formato studio são muito procurados para financiamento de imóveis novos (Projeto: Flávio Machado)

O que é financiamento imobiliário?

É um modelo de empréstimo voltado exclusivamente para a compra de uma casa ou apartamento, tanto novo, quanto usado. A modalidade permite ainda obter crédito para construção ou reforma de um imóvel residencial. 

O financiamento imobiliário é oferecido por instituições financeiras, como bancos e cooperativas de crédito, sendo uma opção popular para quem não possui recursos suficientes para comprar um imóvel à vista. Ao solicitar o financiamento para compra de um imóvel, a instituição financeira define o valor máximo do empréstimo, que pode chegar a 80% do valor do imóvel, conforme a capacidade financeira do solicitante, que deverá quitar a dívida no prazo estabelecido pelas partes. 

Durante o período de pagamento, o imóvel fica em garantia para a instituição financeira, o que significa que, em caso de inadimplência, a instituição pode tomar posse do imóvel. Para quem está planejando financiar um imóvel, listamos a seguir algumas dicas importantes:

Quintal de casa de dois andares com deck coberto em madeira
Pesquisa Censo QuintoAndar revela que para 95% das pessoas, a casa é o local favorito. Esse percentual é ainda mais alto nas famílias com renda mais alta, chegando a 97% (Projeto: Márcia Meccia)

Planejamento financeiro

É fundamental ter clareza e controle sobre o total dos rendimentos pessoais e familiares por meio de um planejamento financeiro antes de investir em um financiamento imobiliário. Afinal, é necessário contar com uma reserva financeira para a entrada e, também, para o pagamento das parcelas. O valor comprovado será utilizado como base de cálculo para a instituição financeira avaliar a capacidade de pagamento das prestações do financiamento. 

Depois de aprovado o financiamento, é preciso controle rígido do orçamento familiar. Comprometer o mínimo possível dos ganhos abrirá espaço no seu orçamento, de forma a comportar com tranquilidade as prestações da casa própria. Para isso, é importante quitar os débitos em andamento, tais como parcelamentos de dívidas no cartão de crédito e prestações de compras antes de investir no financiamento imobiliário.

Escritório em cores neutras e madeira com pequena aérea externa no térreo
De acordo com o Censo QuintoAndar, uma em cada quatro pessoas (26%) no Brasil passou a trabalhar remotamente com mais frequência, por esse motivo casas e apartamentos modernos contam com um escritório no ambiente residencial (Projeto: Aécio Santiago

Opções de financiamento e taxas de juros

É recomendável fazer uma pesquisa detalhada e comparar as opções de financiamento disponíveis, assim como as condições praticadas pelas instituições financeiras, o que inclui prazos e taxas de juros oferecidas, antes de escolher a que melhor atende às suas necessidades e capacidade de pagamento. Avaliar bem as condições oferecidas pelas instituições financeiras é fundamental para constatar se as parcelas cabem no orçamento familiar. 

Quintal de casa de frente para a praia com piscina de dois níveis e espreguiçadeira em madeira
O Censo QuintoAndar revelou os hábitos dos brasileiros em suas casas: 81% gostam de cozinhar em casa e 76% gostam de receber amigos, evidenciando a importância das áreas externas e de lazer (Projeto: Porto Neves Arquitetura)

Simulações de financiamento

Fazer uma simulação de financiamento é uma forma prática para você compreender o valor da prestação que cabe no seu orçamento. Nessas simulações é possível ter uma previsão das taxas de juros, seguros, amortização e dos valores das parcelas mensalmente. Uma taxa de juros mais alta será o suficiente para aumentar o valor da prestação e consequentemente o montante final que você terá de pagar.

O financiamento de imóvel certo para o seu perfil

Existem várias linhas de crédito imobiliário disponíveis, o que torna a casa própria acessível para muita gente. Portanto, você deve avaliar em qual modalidade você se enquadra de maneira mais confortável. É recomendável também que o comprador procure por imóveis que estejam dentro de seu orçamento para não comprometer o equilíbrio financeiro.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Financiamento de imóvel: 5 dicas para você ...

Financiamento de imóvel: 5 dicas para você realizar o sonho da casa própria

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies