Prêmio Pritzker de 2023 vai para o britânico David Chipperfield
Conhecido como o Nobel da Arquitetura, o prêmio Pritzker de 2023 foi para o arquiteto britânico Sir David Chipperfield. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (7).
Chipperfield é um dos nomes mais fortes da arquitetura mundial, com obras grandiosas como o Museu Jumex, no México, e o Museu de Literatura Moderna, na Alemanha.
O arquiteto, que comanda o escritório David Chipperfield Architects, nasceu em Londres e foi criado em uma fazenda rural em Devon, sudoeste da Inglaterra. Foi lá, entre celeiros, que desenvolveu suas primeiras impressões sobre arquitetura.
Ele se formou na Kingston School of Art, em 1976, e na Architectural Association School of Architecture, em Londres, em 1980.
Seu escritório foi aberto em 1984 e, em quase quarenta anos, produziu mais de cem obras espalhadas pela Ásia, Europa e América do Norte, como edifícios cívicos, culturais, acadêmicos e residenciais, além de desenvolver projetos de planejamento urbano.
Em sua trajetória, acumulou prêmios como o RIBA - Royal Gold Medal (Reino Unido, 2011), o European Union Prize for Contemporary Architecture—o Mies van der Rohe Award (Espanha, 2011) e a Heinrich Tessenow Medal (Alemanha, 1999).
Ele foi eleito para a Royal Academy of Arts, em 2008, premiado com a Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha, em 2009, e ganhou o Praemium Imperiale for Architecture da Japan Art Association, em 2013. Chipperfield foi o curador da 13ª Bienal de Arquitetura em 2012, apresentando o tema Common Ground.
Entre as suas obras mais famosas, e consideradas pelo prêmio, aparecem o Amorepacific Headquarters, situado na Coreia do Sul; o edifício Veles e Vents, na Espanha; o museu Novo, na Alemanha; a sede da BBC na Escócia; o edifício Hoxton Press, na Inglaterra, entre outros.
O Prêmio Pritzker é considerado o mais importante da Arquitetura e, anualmente, escolhe um profissional de destaque na profissão. Em 2022, o laureado foi o ativista social, educador e arquiteto Francis Kéré. Ele foi o primeiro homem negro a ganhar o prêmio desde 1979, quando foi criado. No Brasil, foram laureados os arquitetos Oscar Niemeyer, em 1988, e Paulo Mendes da Rocha, em 2006.