30.04.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Heloísa Crocco: a arte de integrar design, artesanato e natureza

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.04.2021
Criadora da técnica da topomorfose, Heloísa Crocco participou da Mostra Unlimited, da Portobello. Saiba mais sobre sua vida e carreira!
minutos de leitura

Quando se fala na integração do design com o artesanato e a natureza, um dos primeiros nomes que vêm à cabeça de quem entende do assunto é o de Heloísa Crocco.

Atualmente, a designer é uma das principais referências do segmento e está à frente do Crocco Studio Design, em Porto Alegre. Aliás, a artista se dedica a uma obra totalmente inspirada na natureza.

Heloísa utiliza uma pesquisa de mais de 40 anos chamada topomorfose, que revela os desenhos dos anéis de crescimento das árvores. Ela aplica esses traços em diferentes suportes, como objetos utilitários e painéis.

Recentemente, tivemos o prazer de contar com uma das obras dela na Mostra Unlimited: é uma prancha de surf que fez parte da decoração do ambiente desenvolvido por Marcelo Rosenbaum.

A seguir, falaremos mais sobre a vida, a carreira e as obras de Heloísa. Siga a leitura para se encantar!

Conheça a vida e a carreira da designer Heloísa Crocco

Heloísa Crocco
Heloísa é criadora da topomorfose (Foto: Crocco Studio)

Heloísa Crocco cresceu em Porto Alegre e desde criança mostrou ter um comportamento inquieto e uma forte veia artística. Para canalizar essas características, frequentou o Centro de Desenvolvimento e Expressão, que se localizava no Theatro São Pedro.

Nesse laboratório de criação, teve os seus primeiros contatos com artistas que dirigiam oficinas de xilogravura, argila e pintura.

Na adolescência, cursou o ensino técnico de Arte Aplicada e fez estágio com a artista alemã Elisabeth Rosenfeld, conhecida por introduzir o fazer têxtil com lã no setor artesanal de Gramado.

Nos anos seguintes, Heloísa ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), onde cursou licenciatura em Desenho. Também fez cursos com Tom Hudson da Cardiff's College of Art of London em Porto Alegre e uma especialização em Suportes Científicos e Práxis na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

No decorrer de sua carreira, participou de várias exposições coletivas, bienais e salões em países como Alemanha, Áustria, Hungria, Estados Unidos, França, México, Uruguai e Brasil.

Heloísa também percorreu o Brasil em expedições. Enquanto fazia pesquisas sobre fibras, com suas transformações, percorreu a América Latina pesquisando desenhos e iconografias pré-colombinas, texturas e tramas.

Entre os principais locais visitados está a Floresta Amazônica, onde iniciou a sua pesquisa com a topomorfose, que é o maior projeto do Crocco Studio.

Entenda o estilo das obras de Heloísa Crocco

Heloísa Crocco
O estilo de Heloísa Crocco é sempre muito marcante (Foto: Crocco Studio)

Muito do trabalho de Heloísa Crocco decorre de suas experiências em viagens, nas quais teve a oportunidade de conviver com diferentes comunidades. Ela produz quase sempre de forma artesanal e enfatiza a sua originalidade.

A técnica da topomorfose

Foi ao viajar para a Amazônia que Heloísa teve despertado o interesse de fazer uma pesquisa sobre os anéis de crescimento das árvores. Depois de dois anos, o material resultante do estudo deu origem ao livro Topomorfose.

A topomorfose é uma técnica desenvolvida por Heloísa Crocco
A topomorfose é uma técnica desenvolvida por Heloísa Crocco (Foto: Crocco Studio)

A pesquisa topomorfose tem mais de 40 anos. Desde que foi iniciada, já foi aplicada em coleções para casa, moda e gastronomia. Isso mostra os desdobramentos do trabalho de Heloísa

A topomorfose revela a forma como as estampas de madeira são utilizadas, imprimindo natureza em coleções conceito de diferentes produtos, como as pranchas de surf, que mostraremos mais adiante.

A madeira sempre foi uma matéria-prima nos trabalhos da Heloísa, que trabalha com reaproveitamento e materiais reflorestados.

Trabalho em família

O Crocco Studio é feito de madeira e tem a assinatura do arquiteto Trajano Silva.

O espaço fica na Zona Sul de Porto Alegre e também serve como local de trabalho para os filhos da artista, Vico, chef de cozinha, e Thomaz, designer.

Vico faz pesquisas na área da gastronomia e Thomaz foca em design movimento, além de ser surfista e videomaker. Mãe e filhos trabalham juntos, fazendo parcerias em alguns projetos.

Prêmios importantes

No decorrer de sua carreira, Heloísa foi reconhecida diversas vezes com importantes premiações. Entre outros, foi contemplada com o Prêmio de Design, do Museu da Casa Brasileira, em 1994, e o do Salão Nacional de Arte do Museu da Pampulha, em 2000.

Veja a participação de Heloísa Crocco na Mostra Unlimited

A prancha presente no quarto projetado por Marcelo Rosenbaum é uma criação de Heloísa Crocco
A prancha presente no quarto projetado por Marcelo Rosenbaum é uma criação de Heloísa Crocco (Projeto: Marcelo Rosenbaum)

Recentemente, uma amostra da obra de Heloísa Crocco pôde ser vista na Mostra Unlimited, da Portobello. Isso porque uma peça desenvolvida pela designer foi utilizada no quarto projetado por Marcelo Rosenbaum.

Trata-se de uma prancha, que tem os desenhos de anéis de árvores aplicados na superfície, assim como outros produtos desenvolvidos de acordo com a pesquisa topomorfose.

Os grafismos da prancha usam a técnica da topomorfose
Os grafismos da prancha usam a técnica da topomorfose (Projeto: Portobello S.A.)

Nas palavras de Heloísa, "esse desenho vem dos grafismos da natureza e, por ter uma conotação étnica, traz o universo tribal, que está presente na história do surf".

Tal conotação vai ao encontro da proposta de Rosenbaum, que queria criar um ambiente que transmitisse sensação de calma e relaxamento para o dia a dia. Para isso, ele também usou a lastra Concrete Mud, que revestiu as paredes e o piso.

A artista conta que a inspiração para criar desenhos em pranchas de surf veio do seu filho, Thomaz, que é surfista e está na equipe do Crocco Studio.

A iniciativa faz parte de uma extensão do trabalho criativo do Crocco Studio e, atualmente, está em sua terceira edição, com coleções exclusivas, numeradas e assinadas.

Parceria com Marcelo Rosenbaum e Portobello

Antes do ambiente da Mostra Unlimited, Heloísa e Rosenbaum já tinham trabalhado juntos em outros projetos. Para a designer, as iniciativas em conjunto com o arquiteto são sempre muito proveitosas.

"Essa parceria só nos fortalece e resulta em um espaço que soma estética, beleza e sofisticação, com todo o rigor que isso pede", diz ela.

Heloísa também conta que sempre acompanha os lançamentos da Portobello, uma vez que o tratamento da cor é um assunto que a interessa. Por isso, considera relevante ter participado do nosso evento.

Gostou de conhecer Heloísa Crocco? Certamente, ela tem um estilo único, que se destaca por integrar design, artesanato e natureza. O seu trabalho é de grande beleza e pode ser aplicado em projetos dos mais diversos tipos — da moda à arquitetura.

Agora, que tal saber mais sobre Marcelo Rosenbaum, o arquiteto que desenvolveu o ambiente que utiliza uma peça criada por Heloísa na decoração? Acesse a nossa página que traz mais informações sobre o profissional e se encante com o trabalho que ele desenvolve!

Foto de destaque: O trabalho de Heloísa Crocco se destaca por integrar o design e a natureza (Foto: Leticia Remião)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Heloísa Crocco: a arte de integrar design, a...

Heloísa Crocco: a arte de integrar design, artesanato e natureza

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que bacana. O trabalho de Heloisa nos faz perder o chão e parar os olhos. Benza Deus e Nossa Senhora.

    Obrigada Heloísa



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies