Decoração provençal: inspire-se no charme campestre francês
Elementos românticos, sofisticados e rústicos. Todos eles estão presentes em um mix muito charmoso na decoração provençal.
Capaz de trazer o aconchego do campo para dentro da casa, esse estilo originário da região de Provença, no sul da França, conquista cada vez mais admiradores e adeptos.
Que tal aprender mais sobre as origens e aplicações da decoração provençal? Siga com a gente nessa viagem pelos campos franceses!
Como nasceu a decoração provençal?
O nome "provençal" vem de Provence, em francês, como é chamada a região da Provença. Esse era um antigo condado da França, conhecido pelos seus belos campos de lavanda e por ser banhado pelo Mar Mediterrâneo.
Antes do estilo provençal ganhar forma, a França já era famosa mundialmente, sendo considerada uma das maiores referências de sofisticação graças ao estilo preferido da realeza: o rocaille ("rococó", em português).
O luxo e a exuberância do rococó passaram a ganhar destaque após o estilo decorar as salas do Palácio de Versalhes e inspirarem toda a Europa.
Os camponeses do sul da França também se encantavam com o rococó, mas não tinham as mesmas condições financeiras da corte para poder investir na decoração da nobreza.
Com criatividade, eles começaram a construir os seus próprios móveis inspirados nos usados pela realeza. E foi assim que teve início o estilo provençal.
Se no início esse era um estilo usado apenas pelos camponeses, com o tempo ele se tornou cada vez mais presente nas casas de pessoas de diferentes poderes aquisitivos.
Nas décadas de 1940 e 1950, a decoração provençal foi resgatada e se tornou extremamente presente e procurada na Europa e em outras partes do mundo.
Foi nessa época que muitos móveis passaram a ser reeditados a partir das peças originais produzidas no estilo provençal — como eram feitas com materiais de baixa qualidade, aos quais os camponeses tinham acesso, elas não conseguiram resistir com o passar do tempo.
Hoje, a decoração provençal tem uma forte influência de diferentes elementos mediterrâneos e se mescla a outras tendências decorativas, revivendo a estética original, mas com toques de sofisticação e modernidade.
Por isso, nos dias atuais, a decoração provençal é sinônimo de elegância e tem status de luxuosa, raramente sendo associada aos camponeses que deram origem a ela.
Quais são as principais características da decoração provençal?
Também conhecida como French Country Style ou estilo francês campestre, a decoração provençal tem como base a rusticidade aliada ao conforto, além do romantismo e da delicadeza presentes em diferentes estampas.
Vamos ver algumas características principais desse estilo decorativo.
Cores
As cores claras e os tons pastel são a base da decoração provençal. Essas tonalidades estão presentes nas paredes, nos móveis, na madeira, nos quadros com pinturas suaves e em todos os detalhes decorativos.
O branco é a cor predominante. Além dele, há forte presença de diferentes tons de amarelo, verde, lilás, rosa, azul e até vermelho (ainda que em doses homeopáticas), além de madeiras mais escuras.
Móveis
Impossível montarmos uma decoração nesse estilo sem lançarmos mão do uso de alguns móveis provençais, que são a base decorativa de qualquer ambiente.
Em geral, são peças de madeira com aspecto desgastado, principalmente com efeito pátina, e podem aparecer em tons de branco ou de madeira mais escura.
Além disso, é comum que haja detalhes com floreios, tentando recriar a elaboração dos móveis rococó, que inspiraram os camponeses quando o estilo nasceu.
Como vimos esse aspecto mais desgastado tem uma explicação histórica. Quando os camponeses criavam os seus móveis copiados da realeza, eles não tinham à disposição materiais de qualidade e costumavam usar madeira inferior.
Uma forma de disfarçar as falhas no acabamento e os defeitos da madeira era aplicar uma mistura de gesso e cola, chamada de gesso-cré.
Com o tempo, a pintura acabava se desgastando e criava uma aparência envelhecida, semelhante à nossa pátina, surgindo, assim, uma das características mais marcantes do estilo provençal.
Estampas florais e flores-do-campo
As flores fazem parte da vida na Provença, principalmente a lavanda. Por isso, ela está presente nas estampas e também nos vasos que enfeitam os ambientes.
Os arranjos de lavanda eram muito presentes nas casas dos camponeses e, portanto, podem ser levados para o seu projeto.
Com o tempo, as flores-do-campo também passaram a ser incorporadas e usadas como estampas em móveis, tecidos e louças.
Vasos de rosas-brancas e alaranjadas, alfazemas, íris, margaridas e outras ajudam a dar mais vida aos ambientes, além de perfumarem, trazendo o clima do campo para dentro de casa.
Outras estampas
Além das estampas florais, há outra que é bastante característica desse estilo: a Toile de Jouy, com padrões que representam cenas campestres simples, como casais passeando pela floresta, casas de campo e outros temas do tipo.
Os traços são muito delicados e as cores leves são as mais usadas, com destaque para o azul, o verde e o rosa, além do off-white e do branco no fundo.
Outra estampa bastante presente é a de listras, contrastando com as flores. Aqui, as cores claras também são predominantes, especialmente o azul-bebê, que combina facilmente com outros elementos decorativos.
Lustres
A sofisticação do estilo provençal fica por conta de lustres e pendentes. A ideia é investir em opções maiores e mais ornamentais. De preferência, opte pelos transparentes, translúcidos ou com elementos de cristal.
Como aplicar a decoração provençal em projetos?
A decoração provençal pode ser usada em toda a casa ou apenas em alguns cômodos, como a sala de estar, a cozinha ou os quartos.
Charmosa, romântica e muito aconchegante, ela fica excelente para imprimir sofisticação, mas sem perder o glamour de épocas passadas.
Algumas dicas são essenciais para conseguir criar uma decoração provençal incrível. Veja só.
Móveis planejados e antigos
Como vimos, os móveis são a base da decoração provençal. Para trazer modernidade e funcionalidade para o seu projeto, é possível combinar opções planejadas e antigas em um mesmo ambiente.
No caso dos planejados, opte por versões com cores dentro do estilo ou detalhes envelhecidos. Você também pode misturar alguns toques modernos para dar mais vida à sua decoração, como pegadores dourados ou detalhes em vidro.
Equilibre a modernidade com o lado mais histórico e campestre do estilo provençal. Para isso, use móveis antigos ou com uma inspiração vintage como destaque dos cômodos. Por exemplo, uma poltrona com pernas em cabriolet e pintura de pátina, uma bela cristaleira ou até um banco mais clássico ou uma bela penteadeira.
Cores e estampas
As cores e estampas são a base da decoração provençal; então, foque em usá-las de maneira adequada no seu projeto. Crie uma base neutra e clara para os cômodos e use detalhes em tons pastel para dar vida.
As estampas florais, de listras e Toile de Jouy precisam estar presentes, mesmo que seja em detalhes, como no assento das cadeiras e poltronas, nas capas das almofadas ou em vasos e outros objetos decorativos.
Objetos e detalhes
Você não precisa deixar todo o ambiente no estilo provençal. É possível usar móveis modernos e neutros como base e apenas pincelar alguns detalhes.
No quarto, por exemplo, uma ideia interessante é investir em uma cabeceira mais trabalhada e em um papel de parede floral ou listrado.
Os lustres também ajudam a criar esse destaque decorativo, trazendo o charme provençal. Outra possibilidade é resgatar o estilo usando espelhos e molduras características, com detalhes trabalhados, pátina e cores claras.
Ainda para os quartos, as estampas florais nas roupas de cama, nas cortinas e até nas paredes ajudam a criar esse clima, que pode ser favorecido com a presença de vasos e arranjos de flores.
Os detalhes são muito importantes na decoração provençal. Por isso, aposte em cortinas, mantas e quadros que favoreçam esse sentimento.
Mix de estilos
Atualmente, mesclar a decoração provençal com outros estilos é uma tendência.
Nas cozinhas, por exemplo, a mistura entre o provençal e a decoração moderna, contemporânea ou industrial fica bastante charmosa, criando um contraponto entre a sensação de estar no campo e as facilidades trazidas pela cidade.
A ideia é desenvolver ambientes que sejam aconchegantes, mas sem perder a essência dos moradores e, claro, as facilidades e funcionalidades trazidas pela modernidade e pela tecnologia.
Ainda que os tons claros sejam a base da decoração provençal, para quem deseja ousar e criar um mix de estilos, é possível investir em detalhes em cores mais escuras, justamente pensando nesse contraste.
A cozinha é um dos ambientes que mais comportam essa mistura, com toques modernos nos eletrodomésticos em inox e piso em cimento queimado, mas com um toque campestre em armários, banquetas e lustres.
Revestimentos
É claro que os revestimentos podem contribuir para uma decoração provençal. Por exemplo, com as opções que lembram madeira ou pedras naturais, nos azulejos trabalhados e pintados com estampas características e em outros detalhes.
Também é possível usar revestimentos neutros para criar uma base em cima da qual você poderá trabalhar e mesclar estilos.
A decoração provençal é extremamente versátil e permite criações incríveis, compondo espaços cheios de personalidade e charme, que oferecem conforto e relaxamento.
Gostou das nossas dicas? Já sabe tudo sobre a decoração provençal? Então, aproveite para conferir o nosso artigo sobre o estilo rústico e conhecer outras opções para o seu projeto!
Foto de destaque: A decoração provençal conversa muito bem com outros estilos e pode ficar incrível em um mix com itens modernos e contemporâneos, trazendo aconchego e sofisticação (Projeto: Fernando Matsucuma Watanabe)
Foi esclarecedor o artigo. Gosto do estilo provençal e quero usa-lo quando mudar p/ uma nova casa
Eu simplesmente amei ..... Poderia responder qual estilo de cadeira são essas? seguem a linha provencal ?
obrigada desde ja.
Olá, Mallu.
Ficamos felizes que tenha gostado!
Mallu, a decoração se inspira no estilo provençal. Não sabemos exatamente a cadeira que você se refere, mas se for de um projetista, recomendamos entrar em contato com eles, por meio do link que indicamos na imagem, tudo bem?
Grande abraço,
Equipe Archtrends Portobello