30.08.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

10 restaurantes que são um deleite de Arquitetura em Berlim

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.08.2019
Considerada um dos berços da arte, a Alemanha é país com múltiplas potencialidades. Saiba mais sobre a riqueza da gastronomia e da arquitetura em Berlim.
minutos de leitura

A Alemanha carrega muita história em sua cena urbana, no semblante do seu povo e nos cardápios que se espalham pelos restaurantes do país. A arquitetura em Berlim, especialmente, desponta como um cenário riquíssimo, que pode ser observado em detalhes no requinte e tradição dos estabelecimentos gastronômicos da cidade.

Entre as dezenas de pontos turísticos que remontam à Segunda Guerra Mundial da capital, destacam-se influências políticas e sociais que moldaram a cidade e que podem ser percebidas até hoje nas edificações da metrópole, milimetricamente planejadas.

Quer saber onde apreciar a arquitetura em Berlim enquanto degusta a culinária local? Continue lendo.

Guia de Gastronomia e Arquitetura em Berlim

Quando falamos em gastronomia internacional, não podemos nos restringir, exclusivamente, à seleção de ingredientes. Há muito mais por trás de cada receita e, no caso da arquitetura em Berlim, isso inclui o espaço onde chefs criativos inovam na cozinha.

Conheça alguns dos lugares mais incríveis para comer bem e apreciar a arte arquitetônica de Berlim.

1. Volt

O restaurante investe pesado na culinária contemporânea — misturando os sabores históricos da culinária alemã com as atuais tendências gastronômicas. Tudo isso explorando produtos regionais com apelo artesanal na elaboração de suas receitas.

Decoração industrial, promovendo um clima intimista no Volt (Foto: Volt)
Decoração industrial, promovendo um clima intimista no Volt (Foto: Volt)

No que tange a arquitetura em Berlim, o Volt é um capricho à parte: paredes de tijolos se misturam bem com os atrativos metálicos de seus pendentes e outros itens decorativos. O resultado disso? Um ambiente charmoso, intimista e que toma para si todas as qualidades da decoração industrial que fez história, no país, ao longo do pós-guerra, a partir de meados da década de 1940.

2. Super

Decoração descolada do restaurante Super, em Berlin (Foto: Opentable)
Decoração descolada do restaurante Super, em Berlin (Foto: Opentable)

Um ambiente eclético, frequentado por berlinenses e por todo tipo de turista. O Super é um restaurante moderno, com decoração fortemente urbana, que agrega aconchego e estilo à sua estrutura.

Esse visual mescla tendências do passado e do presente de Berlim. Composto por vidraças extensas, adornos metálicos e muitas áreas verdes que esbanjam conveniência para quem vem experimentar as criativas receitas do local, ou apenas para tomar um café à tarde, o espaço é um arraso.

3. Cinco

Ambiente interno do Restaurante 5, em Berlim (Foto: Creme Guides)
Ambiente interno do Restaurante 5, em Berlim (Foto: Creme Guides)

O berço do Cinco é espanhol, mantido pelas hábeis e talentosas mãos do chef catalão Paco Pèrez. No entanto, a fusão internacional de aromas e sabores não é o único atrativo do local: o restaurante está localizado no prédio que já abrigou a Embaixada Real Dinamarquesa — um colosso arquitetônico construído em 1939, e cujo interior foi idealizado por Patricia Urquiola.

Na decoração do restaurante, há certa sobriedade com detalhes contemporâneos. Esse visual atrai um público interessado em mais do que comer, mas também contemplar a beleza do lugar.

4. Pauly Saal

Renomado restaurante que já foi, inclusive, laureado com uma estrela Michelin. Além dos seus sabores, o Pauly Saul tem história para contar na arquitetura em Berlim, já que está localizado onde antes havia uma escola judia para garotas, planejada por Alexander Beer, nos anos 30.

O aspecto esverdeado de sua fachada chama a atenção de longe. No interior do estabelecimento, as receitas europeias com um toque contemporâneo ditam a experiência dos visitantes.

5. The Store Kitchen

Inicialmente planejado para ser uma loja de departamentos nos idos do século 20 — pelos arquitetos Georg Bauer e Siegfried Friedlander —, The Store Kitchen preservou a arquitetura em Berlim e os seus valores tradicionais para explorar um repertório culinário diversificado e moderno.

Versatilidade com visual contemporâneo molda o ambiente do Store Kitchen (Foto: Store Kitchen)
Versatilidade com visual contemporâneo molda o ambiente do Store Kitchen (Foto: Store Kitchen)

No espaço interno, um claro piso amadeirado junta elegância aos pilares de granito. Um ambiente inteiramente harmonioso, que faz com que as pessoas dividam sua atenção entre as cores e sabores do cardápio e toda a arquitetura do histórico lugar.

6. Eins44

 Lustres em estilo industrial e iluminação agradável no Eins 44 (Foto: Tips Berlim)
Lustres em estilo industrial e iluminação agradável no Eins 44 (Foto: Tips Berlim)

Um prédio industrial cheio de história para contar — como uma destilaria em Art Déco que remonta ao século passado —, repleto de bagagem arquitetônica.

O Eins44 soma prêmios de relevância, incluindo uma estrela Michelin, graças às suas caprichadas receitas de inspiração franco-alemã.

7. Dóttir

Fachada do Dottir, que esconde um ambiente bem aconchegante (Foto: Berlim Food Stories)
Fachada do Dottir, que esconde um ambiente bem aconchegante (Foto: Berlim Food Stories)

Regido pela chef Victoria Eliasdóttir, o restaurante cativa pelo bom trato às receitas islandesas servidas em um ambiente lindo, cuja arquitetura em Berlim resplandece. Isso porque, em meados do século 19, o prédio conservava um centro comercial judaico, e mantém muito de suas características preservadas.

8. Ora

Fachada do Oraniem Apotheke, em Berlim (Foto:
Fachada do Oraniem Apotheke, em Berlim (Foto: xhain.info)

Café e bar, com um cardápio dedicado à culinária vienense. O lugar mantém o passado arquitetônico de Berlim tão vívido em seu interior, quanto as receitas elaboradas na cozinha.

Algo que se percebe nos gabinetes de madeira, na decoração com adornos retrô e nos rótulos em latim. Visual que lembra, e muito, uma farmácia de décadas passadas.

9. Yumcha Heroes Manufaktur

Ambiente inusitado do Yumcha Heroes Manufaktur (Foto: The Spaces)
Ambiente inusitado do Yumcha Heroes Manufaktur (Foto: The Spaces)

Um açougue que foi repaginado, ao longo dos últimos anos, para oferecer um ambiente com aparência heterogênea impressionante. Para quem se interessa pela versátil arquitetura em Berlim, vale muito a pena experimentar um almoço no Yumcha Heroes Manufaktur.

10. German Parliament Building

Por fim, um jantar dentro do parlamento alemão é uma experiência única que, além de evocar toda a riqueza da arquitetura em Berlim, chama a atenção pelo requinte do cardápio e pela localização do edifício.

Prédio histórico, com refeições balanceadas entre o clássico e o moderno (Foto: Feinkost-Käefe)
Prédio histórico, com refeições balanceadas entre o clássico e o moderno (Foto: Feinkost-Käefe)

No restaurante do parlamento é possível fazer uma refeição completa, desfrutando da beleza desse prédio histórico, construído na década de 1890.

O restaurantes de Berlim oferecem a oportunidade de conhecer espaços históricos de uma forma inusitada, experimentando a cultural da capital alemã à mesa e com os olhos.

Agora que você já sabe onde apreciar a gastronomia e a arquitetura em Berlim ao mesmo tempo, conheça um pouco mais sobre a arquitetura barroca e suas influências brasileiras.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

10 restaurantes que são um deleite de Arquit...

10 restaurantes que são um deleite de Arquitetura em Berlim

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies