26.07.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Arquitetura barroca e influências brasileiras: entenda mais sobre o movimento

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.07.2019
A arquitetura barroca é parte importante da história ocidental e apresenta características únicas que marcaram a urbanização da Europa e estão presentes, inclusive, no Brasil. Confira o nosso artigo e saiba mais sobre esse estilo!
minutos de leitura

A arquitetura barroca é o estilo arquitetônico que se difundiu durante o período barroco. Com início no século 16, esse estilo foi predominante na Europa até a primeira metade do século 18. Suas características foram tão marcantes que influenciaram até mesmo as construções do continente americano.

Clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:​

Fortemente relacionada ao cristianismo católico, o fazer arquitetônico barroco tem forte presença em igrejas e basílicas e é reconhecido por suas formas monumentais e decorações exuberantes que exaltam a religião.

Por ter marcado a história e por ser considerada como um dos principais estilos do mundo ocidental, a arquitetura barroca é o tema do nosso artigo. Confira!

 Contexto histórico

arquitetura barroca
Escadaria no Kunsthistorisches Museum em Viena, Áustria

Os primeiros sinais da arquitetura barroca podem ser encontrados em obras do início do século 16, mas foi somente ao fim desse período que o estilo barroco ganhou força, se desenvolveu e se expandiu pela Europa. Esse desenvolvimento se deu paralelamente à necessidade da Igreja Católica de se afirmar como soberana em um período pós Reforma Protestante.

Com o surgimento do protestantismo, que questionava os dogmas do catolicismo, os líderes dessa corrente do cristianismo deram início ao movimento conhecido como Contra Reforma. A Igreja realizou, então, o Concílio de Trento, que tinha como objetivo reafirmar a verdade absoluta da fé e das tradições católicas — foi durante esse período que o estilo barroco encontrou bases para se consolidar.

A Igreja Católica, nesse concílio, definiu que a arte deveria ser utilizada como meio de propagação do catolicismo como verdade cristã absoluta. As expressões artísticas deveriam retratar cenas bíblicas, santos, sacramentos, entre outros. Além disso, a arte deveria ser simples e de fácil compreensão, para que o catolicismo fosse levado a todos.

Definiu-se, também, que as pinturas não poderiam conter nus ou referencias pagãs e que as cenas deveriam ser realistas. Dessa forma, o fazer artístico do período barroco foi se atrelando ao cristianismo católico e é por esse motivo que as maiores obras de arquitetura barroca são encontradas em igrejas, basílicas e monumentos cristãos.

Principais características da arquitetura barroca

arquitetura barroca
Interior barroco da Basílica Assumption of the Blessed Virgin Mary, na Polônia

Como o barroco busca afirmar a soberania católica, as artes desse período são marcadas pela exaltação de Deus e da Igreja. O barroco quebra a ideia de racionalidade e simetria do classicismo greco-romano e passa a fazer uso de formas e texturas que dão a ideia de movimentos e produzem emoções e sensações.

A exaltação da Igreja também é feita por meio de muitos ornamentos, de uma decoração extravagante que traz a ideia de grandiosidade, poder e riqueza. O barroco é ousado e as irregularidades de proporção são comuns nesse estilo. De forma geral, suas características mais marcantes são:

  • forte presença de espaços e formas ovais, que trazem a ideia de centralização;
  • uso da cruz grega, que identifica o cristianismo;
  • fachadas convexas ou côncavas, que reforçam a ideia de movimento;
  • uso de colunas tortas e de arcos;
  • elementos decorativos de muita exuberância e forte presença do dourado;
  • efeitos em gesso ou estuque;
  • sensação de infinitude e grandeza;
  • murais e pinturas nos tetos;
  • uso da iluminação para criar a sensação de mistério;
  • exaltação de Deus e de Cristo como figuras principais.

Essas características, apesar de serem as mais marcantes, não estavam cem por cento presentes em todas as obras da arquitetura barroca, pois o estilo arquitetônico variava de acordo com o contexto histórico de cada país.

Na França, por exemplo, a arquitetura barroca buscou exaltar, também, a monarquia — como no Palácio de Versalhes, por exemplo. Já na Inglaterra, o estilo barroco ganhou força quando Londres precisou ser “reconstruída” após um grande incêndio que destruiu mais de 13 mil casas e 87 igrejas. Nessa ocasião, Londres foi reprojetada com influencias do estilo arquitetônico que estava em voga na Itália e na França.

A arquitetura barroca no Brasil

arquitetura barroca
Igreja barroca de São Francisco de Assis em Ouro Preto, Minas Gerais

A arquitetura barroca teve um inicio tardio no Brasil. O estilo foi trazido pelos colonizadores no século 18 e manifestou-se no país até as duas primeiras décadas do século 19. O estilo foi usado pelos jesuítas e tinha a função de propagar a fé cristã na colônia.

As construções barrocas do Brasil foram inspiradas na arquitetura de Portugal, Itália, França e Espanha e na própria arquitetura do Brasil. Apesar de monumental, o estilo barroco brasileiro apresentava traços simples e, em muitos casos, mais retilíneos do que os vistos na Itália, por exemplo.

O estilo ganhou força no país e, até hoje, é admirado nacionalmente e internacionalmente — como exemplo, as igrejas de Minas Gerais, que recebem turistas do mundo inteiro. É interessante ressaltar que Minas Gerais é o estado com o maior acervo barroco do Brasil.

As características das construções barrocas mineiras refletem aspectos da disponibilidade de recursos no estado. Os artistas fizeram uso de materiais diferentes daqueles utilizados na Europa: no lugar de pedras como o mármore, o barroco mineiro conta com pedra-sabão e bastante madeira em suas esculturas e ornamentos.

Assim como na Itália, a religião é ponto central do estilo no Brasil. Figuras de anjos, santos e pinturas que remetem à eternidade são aspectos marcantes do nosso barroco.

Principais nomes e obras da arquitetura barroca

Fontana
Fontana di Trevi em Roma, Itália

Carlo Maderno

Conhecido por ser um dos pioneiros do estilo barroco, Carlo Maderno foi um arquiteto e escultor italiano. Sua primeira grande obra foi a fachada da Igreja de Santa Susanna, que conta com colunas típicas do estilo. Em 1603, Maderno foi nomeado arquiteto chefe da Basílica de São Pedro, no Vaticano, sendo esse o seu principal trabalho.

Borromini

Borromini foi um arquiteto que ficou conhecido por revolucionar a arquitetura, rompendo totalmente com o estilo clássico. Ficou marcado pela construção da Igreja de San Carlo alle Quattro Fontane, em Roma, que foi a primeira construção barroca a ter sua cúpula revestida com formas geométricas e não com afrescos.

Gian Lorenzo Bernini

Bernini é considerado por muitos como o principal nome do barroco. Suas obras podem ser encontradas por toda Roma, mas a praça trapezoidal da Basílica de São Pedro e a Igreja oval de Sant’Andrea al Quirinale são suas grandes marcas na arquitetura barroca.

Carlo Fontana

Fontana, que trabalhou com Bernini, também ficou conhecido como um dos nomes mais relevantes do barroco romano. Foi responsável pela reconstrução da fachada da Basílica de Santa Maria em Trastevere e também pela restauração da fonte que ficava em frente a essa basílica.

Aleijadinho

Antonio Francisco Lisboa, conhecido por Aleijadinho, foi o principal nome da arquitetura barroca no Brasil. Aleijadinho era escultor, entalhador e arquiteto e suas obras estão espalhadas por Minas Gerais, especialmente nas cidades históricas de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas.

Suas obras de maior destaque foram a Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, localizado na cidade de Congonhas. Aleijadinho, que também sofreu influencia do Rococó, é considerado a maior personalidade da arquitetura colonial brasileira e um dos maiores nomes do barroco nas Américas.

Se você gostou de saber mais sobre a arquitetura barroca no mundo e no Brasil, confira também o nosso artigo com 8 inspirações de casas coloniais para aplicar em seus projetos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura barroca e influências brasileira...

Arquitetura barroca e influências brasileiras: entenda mais sobre o movimento

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jesus, história da arte!!!!!! Como é bom ter conhecimento, saber a história da arquitetura, contexto, etc. Esses artigos do Archtrends são inspiração para o nosso dia-a-dia!!! Maravilhoso!!!

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies