Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Vida Vertical

apartamento sustentável

(Crédito: Archdaily)

Morar em grandes cidades hoje é quase sinônimo de morar em apartamentos. A chamada verticalização das moradias é um fenômeno que ganhou força no Brasil a partir dos anos 80, com a concentração da população nos grandes centros urbanos. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Apesar dos benefícios que os grandes edifícios trazem aos seus moradores, principalmente ligados a segurança, acesso a infraestrutura e conforto, é inegável que a expansão não planejada de prédios altos pode trazer também prejuízos ambientais, que vão desde o desmatamento e a redução da biodiversidade, até o bloqueio de luz solar e correntes de ar. 

Porém, nossas cidades não vão a lugar nenhum. O que nos resta é defender um crescimento arquitetônico planejado e fomentar uma mudança de consciência coletiva, uma em que urbanização e natureza possam coexistir em harmonia. Um exemplo disso está em Barcelona, onde as ruas de grandes blocos de edifícios foram fechadas para os carros, permitindo o ganho de espaço para a vegetação urbana e para a convivência humana. 

apartamentos visão drone
(Crédito: Fast Company)

Outra boa notícia é que muitos dos novos prédios residenciais já têm trilhado um caminho mais alinhado à sustentabilidade, com projetos que repensam o impacto ambiental desde a sua concepção. Um exemplo maravilhoso é o edifício residencial Bosco Verticale, na Itália, que abriga cerca de 20 mil plantas, entre árvores e espécies rasteiras. Além de visualmente linda, a presença da vegetação ajuda a criar um clima mais ameno e filtrar impurezas do ar. O edifício conta ainda com painéis solares e sistema de filtragem de água para rega das plantas.  

apartamentos sustentáveis
(Crédito: Archdaily)

Para quem projeta, reforma e decora, existe um mundo de possibilidades arquitetônicas, que envolvem novas tecnologias pensadas para a sustentabilidade, o reaproveitamento como regra básica e até o retorno ao uso de materiais tradicionais com alto valor ambiental. Vale a pena saber mais sobre certificações, selos e manuais, como é o caso da certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, que orienta e atesta o comprometimento de um projeto com a qualidade ambiental para a construção civil.

O edifício Eurobusiness, em Curitiba, é o primeiro do Brasil a produzir toda a água que consome (Crédito: Gazeta)

Dicas de sustentabilidade para quem mora em apartamento

apartamento com plantas antes e depois
(Crédito: Paulo Biacchi)
horta em apartamento
(Crédito: Yes We Grow)
vaso com fruteira
(Crédito: apto.vc)
composteira em apartamento
(Crédito: NSC)
organização de temperos
(Crédito: City Maid) 
horta comunitária em apartamentos
(Crédito: Lello)
Sair da versão mobile