Viagem para itália: prepare-se para 4 experiências diferenciadas
A Itália é com certeza um país conhecido pelo vinho e, claro, também pela "boa mesa". Mas você sabia que ao viajar para cá é possível viver experiências diferenciadas relacionadas à gastronomia? É uma verdadeira imersão no mundo e nas tradições italianas. Abaixo você encontra dicas imperdíveis para a sua próxima viagem para Itália, anote e venha viajar com a gente!
1. Viagem para Itália tem caça às trufas
Para os amantes de trufas, essa é uma experiência única e imperdível. Diversas empresas especializadas no delicioso tartufo realizam imersões exclusivas e inesquecíveis, que oferecem uma emoção tanto em meio à natureza quanto à mesa, degustando iguarias harmonizadas com vinhos locais selecionados.
Na região da Toscana é possível encontrar trufas durante todo o ano. Isso torna possível viver essa experiência no período que for mais conveniente para você. Já imaginou ir para a floresta junto com os talentosos cães caçadores de trufas? Isso é possível aqui!
Logo após encontrar algumas dessas preciosidades perfumadas, os hóspedes do passeio são dirigidos para a cozinha, onde após limparem as trufas, selecionam as melhores delas e começam a aula de culinária seguida de uma maravilhosa degustação harmonizada.
Na experiência está incluso também um pequeno curso que permite aprender como as trufas frescas e processadas são tratadas e usadas na preparação de alguns pratos clássicos. O chef ensina inúmeros segredos para o melhor aproveitamento do verdadeiro diamante da floresta, apreciando as características dos diversos tipos de tartufo.
2. Colheita da uva e degustação de vinhos
A vendemmia – como é chamado o processo de colher a uva para ser transformada em vinho na Itália - é uma famosa tradição e uma das experiências mais fascinantes que pode ser vivida na Toscana durante a época da colheita. É uma ótima maneira de aprender muito sobre o vinho local, as tradições gastronômicas e, também, sobre a cultura italiana.
Quem já experimentou relata que a atmosfera é algo absolutamente único! Você pode participar de uma vendemmia em uma charmosa vinícola e provar alguns excelentes vinhos locais acompanhados de um almoço. Se você visitar a Toscana no início da temporada de colheita, poderá coincidir com o pisoteio das uvas - processo que facilita a fermentação do sumo de uva.
A colheita real requer poucas ferramentas, um par de tesouras de jardim ou uma pequena faca com ponta de gancho, uma cesta de vime de tamanho pequeno a médio, um moedor personalizado e, claro, grandes bacias de aço inoxidável.
O guia local fornece muitas informações sobre plantas e cultivo, bem como as condições climáticas das estações e como elas afetam a uva.
Após a colheita de algumas uvas, você seguirá seu guia nas áreas operacionais da empresa, onde verá todo o maquinário envolvido no processo, para entender o processo de vinificação em detalhes.
Por fim, descanse na sala de degustação da propriedade e prove alguns vinhos produzidos na adega, servidos ao lado de um almoço italiano completo com os sabores da época.
3. Aula de culinária local
Você sabia que na Itália é possível encontrar diversos cursos de curta duração – como por exemplo, um dia – que ensinam a preparar pratos típicos, pizza, confeitaria italiana e até gelato? Você pode vivenciar esta experiência em algumas escolas especializadas em gastronomia, em restaurantes e até mesmo na casa de pessoas locais.
Para aqueles que gostam de mergulhar de cabeça na cultura local, essa é com certeza uma experiência imperdível. O famoso Eataly, presente em diversas cidades italianas, possui opções incríveis para os amantes de culinária e para quem ama colocar a mão na massa, literalmente!
4. Degustação de azeites de oliva
Já para os amantes de um bom azeite extra virgem de oliva, também é válido vivenciar a experiência de degustação – a qual possui todo um processo, sabia? O provador despeja um pouco de óleo em um béquer de vidro, de preferência de cor escura, cobre-o com uma mão e gira suavemente com a outra. Desta forma, o óleo aquece e pode liberar todos os seus aromas.
É necessário também que as cores e perfumes do óleo sejam analisados, antes de finalmente degustar com um bom pedaço de pão italiano!
Gostou das nossas dicas para fazer da sua viagem para Itália uma experiência única? Compartilhe com a gente se você já viveu ou tem vontade de viver alguma dessas experiências!
Para mais dicas italianas, acesse: