12.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Projeto do FGMF Escritório de Arquitetura para o Dream Book Portobello junho 2022

Verde Alpi inspira criações fluidas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.07.2022
DreamBook apresenta o lançamento da Portobello, Lastra na cor de mármore do momento, em projetos do FGMF e de Gabriel Bordin
minutos de leitura

Unir pessoas e integrar ambientes é o desejo do momento. A relação com a casa mudou e as tendências já apontam o quanto os espaços estão cada vez mais orgânicos, fluidos e aconchegantes. Seguindo essa inovação, a Portobello apresenta um novo produto, a Lastra Verde Alpi. Ele foi desenvolvido de forma singular e provoca um efeito impactante.

Verde Alpi tem uma composição de veios claros que se misturam com o verde escuro. Essa combinação resultou em uma peça única e que inspira os mais variados ambientes. 

Para criar espaços inspirados nesse lançamento, a Portobello convidou importantes nomes do design e arquitetura nacional para o editorial digital DreamBook. Os arquitetos Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, do FGMF Escritório de Arquitetura, e Gabriel Bordin, arquiteto do estúdio que leva seu nome, foram os idealizadores de dois projetos exclusivos. Saiba mais sobre eles e seus processos criativos a seguir.

Revestimentos de grandes dimensões: o sonho virou realidade

retrato dos sócios
Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes, do FGMF Arquitetura (Foto: Felipe Abe)
sala com produtos portobello
Grandes formatos de porcelanato permitem criações admiráveis (Projeto: FGMF Arquitetura)

A Lastra Verde Alpi de 120x278cm, novidade da Portobello nesta temporada, foi o ponto de partida para o projeto do FGMF Escritório de Arquitetura. Ao estudar as possibilidades deste revestimento, encontraram a possibilidade de criar um ambiente com a sensação de continuidade e imponência.

“Os grandes formatos são uma espécie de paixão para os arquitetos, material que sonhávamos em existir antigamente, quando estávamos na faculdade. Ele nos permite usar pouco rejunte entre suas peças, que são perfeitas e resistentes. O tamanho retangular possibilita um ritmo diferente, desperta o desejo de diferentes aplicações”, afirma Fernando Forte.

Neste projeto, as paredes foram revestidas com o Verde Alpi e servem como um contraponto para a base que utiliza no piso e nas colunas uma abordagem mais sóbria, com Oh!Take Forest. 

“Os revestimentos são muito mais do que a solução de um determinado problema. Eles são parte integrante e importante da concepção arquitetônica. São responsáveis pelo clima do projeto, podem clarear ou escurecer o ambiente, criam contrastes e passam sensações ao usuário”, detalha Lourenço Gimenes.

Para o trio de arquitetos, acostumados a projetar em diferentes escalas, a escolha dos revestimentos muitas vezes é responsáveis por deixar clara a inserção da obra em um determinado recorte temporal da sociedade. “Os revestimentos são fundamentais, eles marcam épocas e registram historicamente o momento. Em última análise são nos revestimentos e acabamentos que as pessoas de fato encostam, sentam, usam e vivem”, conclui Rodrigo Marcondes. 

Confira aqui mais imagens do projeto do FGMF Escritório de Arquitetura utilizando o Verde Alpi.

Verde Alpi como protagonista em espaços internos e externos

Gabriel Bordin
Gabriel Bordin (Foto: Arquivo Pessoal)
banheiro com produtos portobello
Projeto destaca as possibilidades de continuidade das Lastras Verde Alpi (Projeto: Gabriel Bordin)
área externa com portobello
Verde Alpi em uma proposta externa (Projeto: Gabriel Bordin)

Convidado para ilustrar o DreamBook com uma proposta exclusiva, o arquiteto Gabriel Bordin conferiu protagonismo para o porcelanato Verde Alpi em seu projeto. Com sua leitura visual do espaço carregada de personalidade, o ambiente ressaltou como o design minimalista da arquitetura moderna é perene. 

“A intenção foi demonstrar a aplicabilidade do produto em contextos diferentes, dando ênfase a sua função estética e funcional. O objetivo foi integrar o Verde Alpi ao espaço, destacando sua beleza e o utilizando como cenário para exaltar os elementos arquitetônicos”, descreve Gabriel.

Essa proposta de continuidade, atemporalidade, sofisticação e intensidade do In&Out apresentada por Gabriel foi possível com a utilização das Lastras em planos horizontais e extensos, que delimitam e criam unidade visual.

Na hora de criar seus projetos, Gabriel Bordin faz pesquisas e busca referências, porém, ressalta que suas maiores inspirações surgem das vivências que realiza. “Minha inspiração vem, principalmente, de um olhar atento às experiências que vivo, do cotidiano às feiras de design e viagens. Observar o entorno continua sendo a ferramenta mais valiosa”, conta.

Sobre a utilização de revestimentos em seus projetos, o arquiteto ressalta que, para além da funcionalidade, o revestimento pode criar superfícies que comunicam a personalidade do projeto. “Ao revestir uma grande parede, a cor, textura ou a forma como gera luz e sombra do revestimento por si se torna um elemento arquitetônico importante para o projeto, pois o revestimento é uma sentença. Um revestimento pode ser plano de fundo ou protagonista em uma composição – seus relevos, tonalidades e formatos devem ser sempre bem observados e posicionados para que a comunicação seja efetiva”, fundamenta.
Quer conhecer mais detalhes sobre esse projeto e conferir os moodboards sugeridos utilizando o Verde Alpi e outras linhas? Acesse agora o DreamBook Portobello.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Verde Alpi inspira criações fluidas...

Verde Alpi inspira criações fluidas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies