Hotel conceito oferece experiência de casa na árvore
A experiência de dormir ao lado de uma árvore, perto dos passarinhos é uma das propostas de criação do sueco Treehotel. O hotel de pegada sustentável, e com diferentes versões arquitetônicas, foi projetado por meio de uma colaboração entre o hotel, o especialista em pássaros Ulf Öhman e vários estúdios de arquitetura.
Como é possível ver nas imagens, alguns quartos dos hotéis são suspensos na altura das copas das árvores. Além de oferecerem uma experiência curiosa para os hóspedes, procura respeitar o ambiente no entorno.
O hotel fica localizado no norte da Suécia, região conhecida por sua beleza natural. Para suportar as trocas de estações, as edificações contaram com materiais como madeira, metal e pedra. Cada cabine possui uma arquitetura diferente e, consequentemente, uma interação ímpar com a natureza ao redor.
Entre as cabanas criadas, aparece a do renomado estúdio de arquitetura BIG, de Bjarke Ingels, com um formato redondo e coberto por casinhas de pássaros. Os demais quartos foram projetados por nomes como Snöhetta, Rintala Eggerstsson e Tham & Videgard.
Confira os detalhes de alguns quartos:
BIOSPHERE por Bjarke Ingels Group
A estrutura do quarto projetado por BIG conta com 350 casinhas de passarinhos em volta dela. Os hóspedes têm acesso ao terraço do quarto com visão 360º da floresta e posicionado na altura da copa das árvores.
THE BLUE CONE, por Sandell & Sandberg
O quarto Blue Cone promove a simplicidade e a acessibilidade em termos de materiais e design. O quarto possui um total de 22m2 e é composto de uma tradicional estrutura em madeira com três fundações na terra.
THE CABIN, por Cyrén & Cyrén
A localização deste quarto foi baseada na ideia de criar uma plataforma sobre uma colina, com vista para o vale do Lule River. Sua arquitetura é suspensa sobre algumas árvores que garantem uma vista privilegiada.
THE BIRD’S NEST, por Inredningsgruppen
A arquitetura deste quarto foi projetada para criar contraste entre o exterior e o interior. O exterior parece um gigante ninho de passarinho feito de vários galhos de árvore. Em contrapartida, o interior é feito com painéis de madeira lisos.
THE MIRRORCUBE, por Tham & Videgard Arkitekter
Seu conceito é entregue pelo próprio nome, The Mirrorcube (‘O cubo de espelho’, em tradução livre). Aqui, a arquitetura se camufla ao redor das árvores ao refletir o entorno. Sua dimensão é de 4 metros de altura, por 4 metros de largura e 4 metros de profundidade. Um cubo perfeito com todos lados iguais. Para evitar que os pássaros voem em direção ao vidro, foi colocada uma película com filme infravermelho, invisível ao olho dos humanos, mas visível aos pássaros.
Treehotel é um projeto que une experiência, sustentabilidade e preservação da natureza. Ainda assim, promove diferentes estilos arquitetônicos ao convidar vários profissionais para compartilharem suas visões e estilos.