Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

As pequenas cidades imperdíveis para conhecer na Toscana

Dos Alpes Apuanos às praias de Versília, passando por cidades que respiram arte conhecidas em todo o mundo como Florença, Siena, Pisa, Arezzo, mas também por aldeias medievais como San Gimignano e paisagens montanhosas como o Val D’orcia.

A Toscana está cheia de tesouros artísticos e arquitetônicos, mas a sua natureza é um espetáculo à parte. Por isso, preparamos uma lista de pequenas cidades que você precisa conhecer na sua próxima viagem para a Itália!

Toscana
 Paisagem Toscana (Imagem: Pixabay)

San Quirico d'Orcia

A região do Val d’Orcia é uma das principais simbologias quando pensamos em Toscana, com os convidativos ciprestes, cidades medievais avistadas de longe ao alto das colinas e as famosas paisagens ‘’de fundo de tela’’. Escolhemos começar por San Quirico d’Orcia, que é considerada o coração deste lugar, declarada patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A cidade de origem etrusca é cercada pelas antigas muralhas do século XV. Imersa na paisagem sugestiva das colinas Toscana, aqui você se fascinará com a atmosfera medieval, as igrejas pitorescas e as ruas com pavimentos originais. Apesar de todo o charme do borgo, a atenção principal sempre fica para ela, a Capela da Madonna di Vitaleta.

Construída no final do período do renascimento, ao longo da estrada de terra que liga San Quirico d’Orcia com Pienza, este é provavelmente o local mais fotografado do Val d’Orcia. Esplêndida na sua simplicidade, possui uma fachada toda revestida em pedra imersa em um cenário mágico.

Toscana
Capela da Madonna di Vitaleta (Imagem: Vignaccia76)
Toscana
San Quirico d'Orcia (Imagem: LigaDue)

Pienza

Aproveitamos o caminho para apresentar Pienza, uma pequena vila ao sul da Toscana a cerca de 20 km de Montalcino. Entre colinas suaves e poéticas, sua posição estratégica permite um dos melhores panoramas do vale. Esta pequena cidade é considerada o lugar "ideal" do renascimento.

Idealizada por Enea Silvio Piccolomini, que mais tarde se tornou o Papa Pio II, e executada pelo arquiteto Bernardo, conhecido como Rossellino, Pienza tornou-se uma cidade utópica com princípios e filosofia da era clássica do grande renascimento Italiano. Piccolomini teve a possibilidade de transformar sua humilde vila natal no que hoje é uma belíssima cidade renascentista.

Toscana
O charme da cidade de Pienza (Imagem: Pixabay)
Toscana
Paisagem Toscana (Imagem: Enrico Pighetti)

Montalcino

Conhecida pelos vinhos, vinícolas e hotéis luxuosos, Montalcino é parada obrigatória. A terra do famoso Brunello é uma encantadora vila medieval, cercada por poderosas muralhas e dominada por um antigo castelo de autêntica perfeição arquitetônica. Montalcino é uma bela cidade histórica e permaneceu quase intacta desde o século XVI.

Ao chegar ao topo onde se ergue a vila, um verdadeiro espetáculo se abre diante de seus olhos: uma sucessão contínua de colinas sinuosas pontilhadas aqui e ali com flores amarelas e vermelhas, carvalhos antigos, oliveiras, estradas panorâmicas de campo serpenteando entre os vinhedos harmoniosos e ciprestes isolados aqui e ali, é cena de filme.

Toscana
Montalcino (Imagem: Pixabay)

Cortona

Cortona é uma pequena cidade acolhedora em Valdichiana, na província de Arezzo, a poucos km de Montalcino. A cidade é cercada por uma muralha na qual ainda hoje são visíveis traços etruscos e romanos, e foi construída sobre uma colina que atinge cerca de 600 metros de altura. Esta posição elevada garante uma excelente vista de diferentes pontos da cidade, o que permite admirar as esplêndidas paisagens da Valdichiana, avistando também o Lago Trasimeno.

Várias pequenas lojas de artesanato e gastronomia local estão localizadas nas principais ruas do centro de Cortona. Na zona produzem-se excelentes vinhos e se cria a Chianina, uma das raças de gado italianas mais antigas e de qualidade altíssima.

Toscana
Cortona (Imagem: Pixabay)

Greve in Chianti

Subindo em direção a capital da Toscana, Florença, nos aproximamos da região de vinhedos do Chianti. Greve é considerada o centro deste lugar, assim como a sua praça principal, ponto obrigatório para os amantes da boa mesa italiana. Aqui é o lugar perfeito para degustar vinhos, apreciar pratos tradicionais, produtos frescos e claro, o famoso chianti clássico. Não é apenas na tradicional bebida que a cidade se destaca, sua arquitetura medieval cheia de igrejas e castelos também são destaque para as visitas.

Toscana
A praça principal em Greve in Chianti (Imagem: Velvet)

Gostaram do post? Procuramos trazer opções de lugares não muito óbvios, cheios de beleza natural e história, mas a lista não para por aí! Compartilhe com a gente a sua opinião e se vocês gostariam de uma segunda publicação com outras pérolas Toscanas.

E continue a leitura sobre Toscana! Conheça mais lugares magníficos por lá.

Buon viaggio, arrivederci!

Sair da versão mobile