As pequenas cidades imperdíveis para conhecer na Toscana
Dos Alpes Apuanos às praias de Versília, passando por cidades que respiram arte conhecidas em todo o mundo como Florença, Siena, Pisa, Arezzo, mas também por aldeias medievais como San Gimignano e paisagens montanhosas como o Val D’orcia.
A Toscana está cheia de tesouros artísticos e arquitetônicos, mas a sua natureza é um espetáculo à parte. Por isso, preparamos uma lista de pequenas cidades que você precisa conhecer na sua próxima viagem para a Itália!
San Quirico d'Orcia
A região do Val d’Orcia é uma das principais simbologias quando pensamos em Toscana, com os convidativos ciprestes, cidades medievais avistadas de longe ao alto das colinas e as famosas paisagens ‘’de fundo de tela’’. Escolhemos começar por San Quirico d’Orcia, que é considerada o coração deste lugar, declarada patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A cidade de origem etrusca é cercada pelas antigas muralhas do século XV. Imersa na paisagem sugestiva das colinas Toscana, aqui você se fascinará com a atmosfera medieval, as igrejas pitorescas e as ruas com pavimentos originais. Apesar de todo o charme do borgo, a atenção principal sempre fica para ela, a Capela da Madonna di Vitaleta.
Construída no final do período do renascimento, ao longo da estrada de terra que liga San Quirico d’Orcia com Pienza, este é provavelmente o local mais fotografado do Val d’Orcia. Esplêndida na sua simplicidade, possui uma fachada toda revestida em pedra imersa em um cenário mágico.
Pienza
Aproveitamos o caminho para apresentar Pienza, uma pequena vila ao sul da Toscana a cerca de 20 km de Montalcino. Entre colinas suaves e poéticas, sua posição estratégica permite um dos melhores panoramas do vale. Esta pequena cidade é considerada o lugar "ideal" do renascimento.
Idealizada por Enea Silvio Piccolomini, que mais tarde se tornou o Papa Pio II, e executada pelo arquiteto Bernardo, conhecido como Rossellino, Pienza tornou-se uma cidade utópica com princípios e filosofia da era clássica do grande renascimento Italiano. Piccolomini teve a possibilidade de transformar sua humilde vila natal no que hoje é uma belíssima cidade renascentista.
Montalcino
Conhecida pelos vinhos, vinícolas e hotéis luxuosos, Montalcino é parada obrigatória. A terra do famoso Brunello é uma encantadora vila medieval, cercada por poderosas muralhas e dominada por um antigo castelo de autêntica perfeição arquitetônica. Montalcino é uma bela cidade histórica e permaneceu quase intacta desde o século XVI.
Ao chegar ao topo onde se ergue a vila, um verdadeiro espetáculo se abre diante de seus olhos: uma sucessão contínua de colinas sinuosas pontilhadas aqui e ali com flores amarelas e vermelhas, carvalhos antigos, oliveiras, estradas panorâmicas de campo serpenteando entre os vinhedos harmoniosos e ciprestes isolados aqui e ali, é cena de filme.
Cortona
Cortona é uma pequena cidade acolhedora em Valdichiana, na província de Arezzo, a poucos km de Montalcino. A cidade é cercada por uma muralha na qual ainda hoje são visíveis traços etruscos e romanos, e foi construída sobre uma colina que atinge cerca de 600 metros de altura. Esta posição elevada garante uma excelente vista de diferentes pontos da cidade, o que permite admirar as esplêndidas paisagens da Valdichiana, avistando também o Lago Trasimeno.
Várias pequenas lojas de artesanato e gastronomia local estão localizadas nas principais ruas do centro de Cortona. Na zona produzem-se excelentes vinhos e se cria a Chianina, uma das raças de gado italianas mais antigas e de qualidade altíssima.
Greve in Chianti
Subindo em direção a capital da Toscana, Florença, nos aproximamos da região de vinhedos do Chianti. Greve é considerada o centro deste lugar, assim como a sua praça principal, ponto obrigatório para os amantes da boa mesa italiana. Aqui é o lugar perfeito para degustar vinhos, apreciar pratos tradicionais, produtos frescos e claro, o famoso chianti clássico. Não é apenas na tradicional bebida que a cidade se destaca, sua arquitetura medieval cheia de igrejas e castelos também são destaque para as visitas.
Gostaram do post? Procuramos trazer opções de lugares não muito óbvios, cheios de beleza natural e história, mas a lista não para por aí! Compartilhe com a gente a sua opinião e se vocês gostariam de uma segunda publicação com outras pérolas Toscanas.
E continue a leitura sobre Toscana! Conheça mais lugares magníficos por lá.
Buon viaggio, arrivederci!
Gostei muito,sou nascida na sardegna .Quero voltar sempre.E uma beleza maravilhosa.
Gostei demais !! Meu avô,descobri,era neto de italiano...Por isso, ano que vem, devo ir conhecer um pouco da Itália...a Toscana sempre foi esse lugar que pensava em ir.
Penso e quero ir !!
Quero receber MAIS INFORMAÇÕES daí...
Maravilhosa matéria
Região muito bonita e bem consevada. Na minha próxima viagem vou conhecela. Já fui a Florença, Nice, Assis.