Durante o evento Rotterdamse Dakendagen (traduzido do holandês para: dias de tetos em Roterdã), tivemos a oportunidade de conhecer diversas soluções sustentáveis para a melhor utilização dos tetos de edifícios residenciais, centros comerciais, garagens…promovendo a ideia de que os tetos verdes e sustentáveis podem ser para todos!
O evento teve como objetivo mostrar como os tetos dos edifícios podem contribuir para uma cidade mais verde, saudável, animada, inclusiva, atraente e resiliente. Foram construídas passarelas e escadarias temporárias com andaimes que possibilitaram percorrer um caminho pelos tetos de edifícios do centro da cidade. Além de admirarem a paisagem da cidade vista de cima, os visitantes puderam conhecer soluções tecnológicas superinteressantes aplicadas nos tetos de forma interativa, uma maneira apelativa para refletirmos sobre as inúmeras possibilidades que podem ser aplicadas no topo dos edifícios.
O escritório de arquitetura queridinho da cidade, MVRDV, participou dessa iniciativa e deu o seu toque de diversão utilizando a cor laranja neon no piso das passarelas e escadarias temporárias.
Algumas das soluçōes aplicadas nos tetos foram:
- Retentor de águas pluviais;
- Placas solares e geradores de energia;
- Parque elevado;
- Jardim e espaço de exposição de esculturas;
- Horta pública;
- Criação de abelhas.
Empresas e organizações sem fins lucrativos mostraram suas mais recentes inovações em tetos, inclusive no campo de vegetação, água, geração de energia e espaços residenciais e recreativos na cobertura dos edifícios. Após finalizarmos o percurso, temos a oportunidade de refletir sobre as soluções apresentadas e pensar sobre o futuro que queremos para as nossas cidades, desde a proteção dos moradores contra as consequências das mudanças climáticas até a criação de um espaço público seguro e agradável em uma cidade cada vez mais populosa.
Roterdã é uma cidade que realmente chama a atenção quando o assunto é arquitetura, design e desenvolvimento urbano. Não é a primeira vez que escrevemos sobre essa cidade incrível.
Leia mais em: Roterdã: a cidade playground dos arquitetos holandeses