Ambientes integrados, imóveis amplos com espaço para lazer e muitas plantas dentro de casa. Essas são algumas das tendências de decoração e arquitetura para 2023 apontadas pela arquiteta Letícia Garin, com escritório baseado em Osasco, São Paulo.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
Ambientes integrados são tendência
Em entrevista ao Archtrends, ela conta que “99% dos seus clientes” hoje pedem ambientes integrados. O interesse nessa estrutura vem da possibilidade de ganho de espaço - principalmente em apartamentos pequenos - , e melhor aproveitamento de iluminação natural.
“Quando o apartamento tem o mesmo nível de piso, conseguimos levar o mesmo revestimento por todos os ambientes, deixando a sensação de amplitude e continuidade visual”, disse.
Muitas plantas dentro de casa
Outra tendência é a da biofilia que, no universo da arquitetura e design, é uma forma de levar o verde da natureza para dentro de casa, por meio do uso de materiais naturais e sustentáveis, mobiliário e objetos.
Ainda, inclui usar também cores que remetem à natureza, como explica a arquiteta. “Por exemplo, azul, verde e terracota, pois são cores atemporais, com as quais não têm erro. Isso reflete nos revestimentos da Portobello”, disse. “Nós também incluímos plantas na decoração, que dão charme e sensação de aconchego”.
Busca por imóveis amplos com espaço para lazer
Outra mudança no mercado imobiliário e de construção foi a busca por imóveis maiores e em cidades afastadas nas regiões centrais.
“Com a pandemia, as pessoas acabaram se conectando mais com o lar e algumas pessoas saíram de apartamentos menores e foram para o interior de São Paulo, em São José dos Campos, Alphaville, em casas maiores e com maior contato com a natureza”.
Essa mudança também ocorreu devido à possibilidade de manter o mesmo trabalho em regime de home office.
Ela conta que esses clientes buscam espaço para os filhos brincarem e correrem com liberdade. “Estamos vivendo essa transição de pessoas que saem de apartamentos e vão para casas”, disse. “Muitas pessoas compram casas antigas, as demolem e constroem”.
A percepção sobre tendências vem do dia a dia em seu próprio escritório, situado em Osasco, aberto em 2018. Letícia coordena uma equipe com mais três arquitetas.
“Comecei na arquitetura porque meu avô era projetista, gostava de desenhar”, disse Letícia, que frequenta a loja Portobello Shop Vila Olímpia.
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Belas Artes de São Paulo, ela faz conteúdo ainda em seu Instagram Sonho de Ap214, ao lado do marido, com mais de 63 mil seguidores, em que detalha a reforma e toda decoração de seu apartamento de 48 metros quadrados.
“Hoje, é uma minoria que consegue contratar arquiteto para tocar o seu projeto. Temos o Instagram para ajudar as pessoas, com dicas, vídeos interativos”, disse.