Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Tendência em Revestimentos

Esse matéria foi escrita pela Maria Alice em resposta a dúvida da nossa leitora Ana Maria, do blog Jeito de Casa! Esperamos que seja de grande utilidade!

É bem curioso observar as tendências no mundo da decoração. Existem diversas agências que se propõem a antever o que vai ser visto e usado daqui a um, dois ou até cinco anos, mas a minha sensação é a de que elas “tateiam” sobre o que realmente vai ser definido como “a moda” daqui a algum tempo. O comportamento e as possibilidades tecnológicas se modificam com tanta rapidez, que é bastante temerário afirmar qual será a tendência de tal segmento.

O mosaico "Cimento Natural" e a peça "Cimento Cinza" da coleção "Essencial": foscos em alta
O mosaico "Cimento Natural" e a peça "Cimento Cinza" da coleção "Essencial": foscos em alta

No caso específico de revestimento, vemos ofertas de todos os tipos de produto: pequenos e grandes formatos, acabamentos rústicos e polidos, muita cor e muitos neutros, estampas e lisos, de tudo enfim. Mas, para estreitar um pouquinho o que temos observado como mais desejado e utilizado pela maioria dos consumidores e profissionais de interiores, diria que os grandes formatos – de 45 x 45 cm para cima, em tons neutros e foscos, são uma das fortes tendências na atualidade.

O enorme apelo por uma consciência ecológica também tem levado os fabricantes a pesquisarem produtos que tenham esta ligação de forma bem evidente. São inúmeros os revestimentos que reproduzem praticamente à perfeição a madeira e as pedras, geralmente com acabamento rústico e sem brilho. Em geral, estes produtos se encaixam mais facilmente em qualquer categoria de decoração, das mais simples às mais sofisticadas. Também se observa em alguns espaços – em geral, de alto luxo - o uso de peças que simulam as pedras polidas – mármores e granitos – com bastante brilho, portanto.

Outra vertente ainda seduz por pequenas incrustações com brilho em peças foscas. Um exemplo são os filetes brilhantes, usados como detalhes, e os grandes formatos para paredes com detalhes de cristais e pastilhas em vidro, resina, ou mesmo em cerâmica polida. E estes detalhes chamam atenção justamente pelo contraste que fazem num espaço predominantemente “fosco”. Também neste caso, o detalhe com brilho pede um ambiente mais luxuoso e sofisticado.

por Maria Alice Miller

Designer de interiores carioca dedicada a análise e crítica de design, decoração e arquitetura. Colabora para inúmeros sites e blogs na internet.

Sair da versão mobile