20.11.2009
Avaliação
0
(0)
0

Tendência em Revestimentos

minutos de leitura
Esse matéria foi escrita pela Maria Alice em resposta a dúvida da nossa leitora Ana Maria, do blog Jeito de Casa!
minutos de leitura

Esse matéria foi escrita pela Maria Alice em resposta a dúvida da nossa leitora Ana Maria, do blog Jeito de Casa! Esperamos que seja de grande utilidade!

É bem curioso observar as tendências no mundo da decoração. Existem diversas agências que se propõem a antever o que vai ser visto e usado daqui a um, dois ou até cinco anos, mas a minha sensação é a de que elas “tateiam” sobre o que realmente vai ser definido como “a moda” daqui a algum tempo. O comportamento e as possibilidades tecnológicas se modificam com tanta rapidez, que é bastante temerário afirmar qual será a tendência de tal segmento.

O mosaico "Cimento Natural" e a peça "Cimento Cinza" da coleção "Essencial": foscos em alta
O mosaico "Cimento Natural" e a peça "Cimento Cinza" da coleção "Essencial": foscos em alta

No caso específico de revestimento, vemos ofertas de todos os tipos de produto: pequenos e grandes formatos, acabamentos rústicos e polidos, muita cor e muitos neutros, estampas e lisos, de tudo enfim. Mas, para estreitar um pouquinho o que temos observado como mais desejado e utilizado pela maioria dos consumidores e profissionais de interiores, diria que os grandes formatos – de 45 x 45 cm para cima, em tons neutros e foscos, são uma das fortes tendências na atualidade.

O enorme apelo por uma consciência ecológica também tem levado os fabricantes a pesquisarem produtos que tenham esta ligação de forma bem evidente. São inúmeros os revestimentos que reproduzem praticamente à perfeição a madeira e as pedras, geralmente com acabamento rústico e sem brilho. Em geral, estes produtos se encaixam mais facilmente em qualquer categoria de decoração, das mais simples às mais sofisticadas. Também se observa em alguns espaços – em geral, de alto luxo - o uso de peças que simulam as pedras polidas – mármores e granitos – com bastante brilho, portanto.

Outra vertente ainda seduz por pequenas incrustações com brilho em peças foscas. Um exemplo são os filetes brilhantes, usados como detalhes, e os grandes formatos para paredes com detalhes de cristais e pastilhas em vidro, resina, ou mesmo em cerâmica polida. E estes detalhes chamam atenção justamente pelo contraste que fazem num espaço predominantemente “fosco”. Também neste caso, o detalhe com brilho pede um ambiente mais luxuoso e sofisticado.

por Maria Alice Miller

Designer de interiores carioca dedicada a análise e crítica de design, decoração e arquitetura. Colabora para inúmeros sites e blogs na internet.

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

  1. Oi...

    Amei a resposta da Maria Alice !!!
    Claro tudo depende do ambiente que queremos construir e da sensação que queremos passar. Particularmente acho os foscos mais aconchegantes e as cores neutras essencias para não cansar o visual.
    Hoje a tarde vou colocar no blog uma notinha convidando minhas amigas pra lerem esta máteria tão bacana para quem está pensando em construir ou reformar.

    grande abraço
    ana maria

  2. Ana Maria,
    Que bom que você gostou da resposta da Maria Alice!
    Continue perguntando que teremos o maior prazer em responder sempre!

    Grande abraços!

  3. Este é um ótimo assunto, porque revestimento não é como pintura que a gente de um ano para o outro, então, é bom escolher um bom revestimento e de acordo com o gosto de cada um.
    Beijos!!!

  4. Não conhecia o blog, adorei conhecer! E sobre a postagem, achei ótima, ainda mais eu q esta semana já começo a escolha do piso para casa! obrigada!

  5. adorei, tenho uma duvida quero revestir uma parede do corrimão da escada e não sei extamente o que fica bem. ja uso a portobello em minha casa coloquei nos quartos e corredor. Obs: gosto muito de pastilha.beijos

  6. iatiara,
    Olá,
    Sobre esse teu post, queremos te dizer que estamos providenciando um post todinho sobre isso para te ajudar!
    Aguarde e acompanhe o blog!!!!

    (essa resposta foi em teu e-mail também)
    Beijos!!!
    Equipe Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.