Tendência em Revestimentos
Esse matéria foi escrita pela Maria Alice em resposta a dúvida da nossa leitora Ana Maria, do blog Jeito de Casa! Esperamos que seja de grande utilidade!
É bem curioso observar as tendências no mundo da decoração. Existem diversas agências que se propõem a antever o que vai ser visto e usado daqui a um, dois ou até cinco anos, mas a minha sensação é a de que elas “tateiam” sobre o que realmente vai ser definido como “a moda” daqui a algum tempo. O comportamento e as possibilidades tecnológicas se modificam com tanta rapidez, que é bastante temerário afirmar qual será a tendência de tal segmento.
O mosaico "Cimento Natural" e a peça "Cimento Cinza" da coleção "Essencial": foscos em alta
No caso específico de revestimento, vemos ofertas de todos os tipos de produto: pequenos e grandes formatos, acabamentos rústicos e polidos, muita cor e muitos neutros, estampas e lisos, de tudo enfim. Mas, para estreitar um pouquinho o que temos observado como mais desejado e utilizado pela maioria dos consumidores e profissionais de interiores, diria que os grandes formatos – de 45 x 45 cm para cima, em tons neutros e foscos, são uma das fortes tendências na atualidade.
O enorme apelo por uma consciência ecológica também tem levado os fabricantes a pesquisarem produtos que tenham esta ligação de forma bem evidente. São inúmeros os revestimentos que reproduzem praticamente à perfeição a madeira e as pedras, geralmente com acabamento rústico e sem brilho. Em geral, estes produtos se encaixam mais facilmente em qualquer categoria de decoração, das mais simples às mais sofisticadas. Também se observa em alguns espaços – em geral, de alto luxo - o uso de peças que simulam as pedras polidas – mármores e granitos – com bastante brilho, portanto.
Outra vertente ainda seduz por pequenas incrustações com brilho em peças foscas. Um exemplo são os filetes brilhantes, usados como detalhes, e os grandes formatos para paredes com detalhes de cristais e pastilhas em vidro, resina, ou mesmo em cerâmica polida. E estes detalhes chamam atenção justamente pelo contraste que fazem num espaço predominantemente “fosco”. Também neste caso, o detalhe com brilho pede um ambiente mais luxuoso e sofisticado.
por Maria Alice Miller
Designer de interiores carioca dedicada a análise e crítica de design, decoração e arquitetura. Colabora para inúmeros sites e blogs na internet.
iatiara,
Olá,
Sobre esse teu post, queremos te dizer que estamos providenciando um post todinho sobre isso para te ajudar!
Aguarde e acompanhe o blog!!!!
(essa resposta foi em teu e-mail também)
Beijos!!!
Equipe Portobello
adorei, tenho uma duvida quero revestir uma parede do corrimão da escada e não sei extamente o que fica bem. ja uso a portobello em minha casa coloquei nos quartos e corredor. Obs: gosto muito de pastilha.beijos
Adorei o post e amei o revestimento, que lindo!
Obrigada pelas visitas e comentários no blog. Virei sempre aqui.
beijos
Isto é belíssimo e elegante.
Obrigada pela dica. 😉
Não conhecia o blog, adorei conhecer! E sobre a postagem, achei ótima, ainda mais eu q esta semana já começo a escolha do piso para casa! obrigada!
Este é um ótimo assunto, porque revestimento não é como pintura que a gente de um ano para o outro, então, é bom escolher um bom revestimento e de acordo com o gosto de cada um.
Beijos!!!
Ana Maria,
Que bom que você gostou da resposta da Maria Alice!
Continue perguntando que teremos o maior prazer em responder sempre!
Grande abraços!
Oi...
Amei a resposta da Maria Alice !!!
Claro tudo depende do ambiente que queremos construir e da sensação que queremos passar. Particularmente acho os foscos mais aconchegantes e as cores neutras essencias para não cansar o visual.
Hoje a tarde vou colocar no blog uma notinha convidando minhas amigas pra lerem esta máteria tão bacana para quem está pensando em construir ou reformar.
grande abraço
ana maria