15.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
L+W Arquitetos escritório de arquitetura
A fachada da casa apresenta um conceito contemporâneo, com linhas retas e uma paleta de cinzas e metais, com revestimento Imbuia Clara, da Portobello. A laje estendida traz leveza à cobertura de uma das suítes, acima da entrada de carros. Na escada de acesso à entrada social, granito flameado. Na rampa da garagem foi utilizado o porcelanato Montana Grey, também da Portobello (Foto: Frederico de Mário/Divulgação)

Talento em dobro

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.12.2022
Como uma inusitada parceria entre arquitetura e administração de empresas faz a diferença no escritório L+W Arquitetos, liderado pelo casal Lorena Damo Comel e Welton Zaziski Gomes
minutos de leitura

Das planilhas de gestão financeira, eles pularam para as pranchetas de arquitetura. Foi assim que o casal Lorena Comel e Welton Gomes começou um namoro, que virou casamento e também sociedade. Formados inicialmente em administração de empresas, se conheceram na segunda graduação enquanto cursavam arquitetura na Universidade Positivo, em Curitiba. Hoje, pode-se dizer que são o melhor do yin-yang na vida profissional.

casal de arquitetos Welton Gomes e Lorena Comel
O casal de arquitetos Welton Gomes e Lorena Comel (Retrato: cortesia)

Para eles, o curso de Administração de Empresas possibilita um olhar mais empresarial sobre o escritório, desde a elaboração de contratos com clientes até a execução final do projeto. “A gente sempre procurou ter uma metodologia de trabalho sob a ótica da administração. Isso agiliza o projeto e evita o surgimento de problemas. Por isso, temos um padrão. Quando eu não estou presente, ele está e o processo segue o mesmo, com organização”, explica Lorena.

Na divisão das tarefas entre Lorena e Welton, ele explica que ela tem uma facilidade maior de comunicação, principalmente por meio das mídias digitais. ”Sempre um dos dois é o gerente do projeto, mas o outro acaba auxiliando em todas as etapas do processo”, conta. Lorena resume os diferentes perfis em uma frase: “Na elaboração dos projetos, eu sou mais detalhista e ele é mais prático. Acho que isso acaba complementando”, afirma.

>>>> Veja mais projetos do escritório L+W Arquitetos no perfil no Archtrends

A história do projeto escolhido para o Archtrends tem um ponto de partida igualmente inesperado: desenhar uma casa a partir de uma lista de móveis que haviam sido comprados antes mesmo do terreno. Há anos planejando a casa dos sonhos, a cliente vinha adquirindo peças de mobiliário e itens de decoração com bastante antecedência. Agora, caberia a Lorena e Welton encaminhá-los aos melhores destinos. “Ela trouxe fotos de cada móvel e onde ela queria colocá-los, além de ter comprado vários móveis novos que estavam em um depósito. Fizemos esse inventário, medimos todos os móveis e conseguimos executar esse projeto em que a decoração estava pronta antes da estrutura da casa”, comenta.

piscina com fonte
Com área social voltada para os fundos do terreno, o projeto recebeu sofisticação no paisagismo, marcado pelo espelho d'água com fonte e pelo recorte de tom amadeirado, onde foi aplicado o revestimento Imbuia Clara, da Portobello. Ao fundo, elementos cerâmicos vazados dão um ar de acolhimento à estética minimalista da arquitetura (Foto: Frederico de Mário/Divulgação)
fachada com cobogó
No andar superior, Lorena explica que as portas para a área externa aparentam ser de madeira, mas são de PVC: “O pinázio, essas divisões nos vidros que remetem a casas de antigamente, é um elemento que traz esse tom antigo dentro de uma arquitetura contemporânea”, comenta (Foto: Frederico de Mário/Divulgação)
banheiro clássico com banheira oval
No banheiro de 10m², Lastra e piso marmorizados com metais rose gold. A ideia era criar um espaço aconchegante e confortável. A cortina, do lado esquerdo, pouco usual em banheiros, traz a ideia de misturar conceitos antigos e contemporâneos. A superfície é Siena Chianti, da Portobello (Foto: Frederico de Mário/Divulgação)
cozinha provençal com armários amarelos
Utilizada no dia a dia, a cozinha recebeu marcenaria emoldurada pelo mix de peças da linha Biscuit da Portobello na parede – que trouxe o efeito 3D – e Oro Bianco, no piso. “O amarelo veio da cliente. Nosso trabalho é pegar as ideias dela e transformá-las em espaços interessantes”, comenta a profissional. Iluminação pendente Júpiter Dourado da marca Arquitetize (Foto: Frederico de Mário/Divulgação)
mesa redonda de madeira na sala de jantar
Em outro ângulo da cozinha, a parede curva, coberta pelo revestimento da Portobello, contorna a mesa redonda e inova no efeito monocromático (Foto: Frederico de Mário/Divulgação)
cozinha com frigobar amarelo e rodabanca de granito preto
Incomum para áreas gourmet, a cor preta dá o tom do espaço, utilizado para receber família e amigos. Sobre a bancada de granito polido, da Idelli Ambientes Planejados, revestimento Cubica Argento, da Portobello. O frigobar amarelo, ao lado do armário espelhado, garante o contraponto de cor. Destaque para o teto ripado, que demarca o ambiente como uma divisão apenas visual (Foto: Frederico de Mário/Divulgação)
parede 3d metálico
Na sala de TV, tons sóbrios valorizam o revestimento misto de três peças da linha Tangram, da Portobello, paginado na parede atrás do sofá. A escolha é valorizada pelo mix de texturas, composto pela cortina prateada, pelo tapete e pelas costuras da tapeçaria. “É um ambiente quase bicolor, com um revestimento muito especial”, comenta Lorena (Foto: Frederico de Mário/Divulgação)
sala com piso branco de mármore
No escritório, a marcenaria recebe recortes que valorizam o painel amadeirado da Idelli Ambientes Planejados. No piso, porcelanato Oro Bianco, da Portobello. Os arquitetos explicam que a madeira tem o papel de aquecer o ambiente, em contraste com o off white. “Outro ponto focal é a cortina clara de crochê, que traz aconchego e office do home office", contam os profissionais (Foto: Frederico de Mário/Divulgação)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Talento em dobro...

Talento em dobro

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mariana Mello
Colunista

Mariana Mello (@marimello80) é jornalista especializada em conteúdo de marca. Lidera a Alma Content...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies