A marca Swarovski vem passando por um grande rebranding e nova estratégia de marca no último ano, incorporando uma nova diretora criativa, uma nova loja conceito e uma nova logomarca.
Essa nova imagem da marca vem sendo trabalhada como estratégia da diretora criativa da marca, Giovanna Engelbert. A empresa, que é a maior e mais antiga fabricante de cristais, está passando por uma mudança considerável de conceito, marca e estratégia, fazendo um "revamp" para manter-se forte e competitiva no mercado hoje em dia.
A visão de Giovanna para a marca, que foi apontada como diretora criativa em maio de 2020, é trazer uma criatividade inusitada para a empresa passando por todas as categorias da marca: incluindo os cristais, as joias, colaborações com outros designers, óculos de sol, iluminação, lustres, taças, perfumes e até mesmo maquiagem.
A nova logomarca ainda usa o cisne como ícone principal, mas traz traços mais modernos e o envolve dentro de uma forma geométrica de octágono. O rebranding foi projetado pela agência de design General Idea.
Já o novo conceito da loja foi projetado pela agência francesa Villa Eugenie. A empresa que também é famosa por projetar vários cenários de desfiles para marcas renomadas como Chanel, Dior, Givenchy, Hermés, entre outras, teve o desafio de levar a espetacularidade de seus projetos para dentro da loja de joias da Swarovski.
A princípio, o novo conceito da loja será implementado em 28 lojas estratégicas por todo o mundo, entre as regiões da América, Europa e Ásia-Pacífico. A primeira delas acaba de abrir suas portas em Milão, apresentando aos clientes esse novo conceito Swarovski que vem por aí.
O design da loja reflete o novo conceito da marca: mais moderno, chamativo e sensorial. O interior dela é vibrante, possuindo uma cor amarela chamativa, texturas, esculturas feitas em metal e outros materiais inovadores. Ao ver a loja, a primeira impressão é de surpresa e faz prender o olhar por sua cor amarela vibrante, destacando-se deliberadamente dos demais concorrentes. A nova logomarca é exibida em neon em grande escala no vidro da fachada da loja.
O novo símbolo do octógono, que faz parte da logomarca agora, é visto por toda a loja como nichos de diferentes tamanhos que envolvem as joias, delimitam o visual merchandising e criam uma textura surpreendente na parede da loja. Alguns desses nichos são posicionados estrategicamente e contém uma medida maior que os demais, transformando-se em vitrines com esculturas metálicas nas quais as joias são penduradas e expostas de maneira artística.
Com novas tendências de consumo, mudanças de comportamento e novos olhares pelo mundo, é preciso se reinventar para manter a influência no mercado. A Swarovski, captando essa ideia, vem apostando nesse novo conceito de marca que está cada dia mais forte e surpreendendo ainda mais clientes fiéis, bem como atraindo novos clientes.