05.05.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

O que é sustentabilidade mesmo?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.05.2021
Como passei a reciclar quase 100% do meu lixo.
minutos de leitura


Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo
:

Sustentabilidade é tudo aquilo que podemos fazer para garantir a qualidade de vida dos nossos filhos e netos. Simples assim. E porque estamos fracassando? Em primeiro lugar, precisamos entender que NÃO iremos colher tão cedo os frutos das nossas ações. 

A sustentabilidade é um investimento a longo prazo. O mundo em que vivemos é o resultado do tipo de vida que nossos pais levaram. Esperar receber algo em troca hoje por conta de uma mudança de hábito que fizemos há alguns anos é diminuir as dimensões da sustentabilidade e isso torna esse projeto frustrante. 

composteira
Depois de 100 dias já consegui produzir húmus de minhoca e fertilizante líquido com os resíduos da composteira!

E se deixarmos o desânimo nos fazer desistir, iremos continuar avançando muito pouco. Uma alternativa possível é partir hoje para a prática e se tornar uma ponte dessa transformação para mais pessoas que pensam como você. Criar uma comunidade. Adivinha onde? Isso mesmo, na internet. 

Vamos partir do seguinte ponto: todos podemos influenciar outras pessoas de forma positiva, ok? Sempre haverá alguém interessado naquilo que você tem de valioso para compartilhar. Esse é o sentido das redes sociais. E foi durante o início da pandemia que percebi que poderia usar meu tempo de sobra em casa pra comprovar uma tese que sempre me desanimou. 

É possível reciclar 100% do meu lixo, vivendo em um apartamento? Esqueça as lixeirinhas coloridas. Eu uso uma lixeira de 100L para tudo que é reciclável (papel, alguns tipos de plástico, madeira, vidro e metal) e sim, precisa estar limpo ou minimamente lavado. Essa reciclagem já fazia parte da minha vida.

Na minha rua o caminhão da coleta seletiva passa toda terça à noite, e assim tenho certeza que meu lixo está indo para uma usina de reciclagem. O que passei a fazer então foi dividir o restante do meu lixo em outras duas partes: resíduos orgânicos e lixo não reciclável.

Foquei nos orgânicos, aprendi o que podia ou não ir pra composteira, comprei o menor minhocário do mercado (com capacidade de 15 litros), as minhocas e comecei do zero. Tem um destaque lá nos stories da minha conta no Instagram mostrando tudo desde o primeiro dia até o dia em que tirei húmus de minhoca 3 meses depois.

Tiveram surpresas, derrotas e alegrias, mas funcionou. Esse processo mudou minha maneira de comprar, cozinhar, comer e descartar. Mas não teria conseguido sem as dicas que recebia quase todos os dias de quem já estava um pouco mais a frente que eu. E sem as centenas de perguntas de quem queria começar vendo meu processo.

E o meu lixo não reciclável? Aquele que não vai embora de terça-feira e nem vira adubo. Reduzi-lo é meu maior desafio hoje em dia. Não existe 100% sustentável. Existe sempre tentar ser um pouco mais sustentável. Todos os dias. E garanto: junto com outras pessoas é mais fácil e faz mais sentido.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O que é sustentabilidade mesmo?...

O que é sustentabilidade mesmo?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maurício Arruda
Colunista
Colunista

Sócio e diretor criativo da empresa TODOS Arquitetura, Maurício Arruda é arquiteto formado pela...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies