Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Sustentabilidade no retail design colabora para projetos decorativos únicos

materiais reaproveitados

Cada vez mais arquitetos e designers buscam sistemas construtivos focados em sustentabilidade e inovação em suas obras. Algumas vezes, os materiais reaproveitados e revestimentos sustentáveis são inclusive as peças-chave de um projeto.

No retail design não é diferente: as marcas também apostam em soluções sustentáveis como conceito principal para expor seus produtos e criar os espaços de compra. O meio ambiente agradece! Ficou curioso? Então, confira a seguir alguns bons exemplos.

Quiosque Aesop

A Aesop é uma marca de cosméticos e skincare que invadiu o mercado e ficou conhecida por suas lojas inovadoras. Ela aposta na ideia sustentável, e quem colabora com esse quiosque em Nova York, por exemplo, é o estúdio Tacklebox.

jornais_quiosque_Aesop
Detalhe dos jornais empilhados e comprimidos para expor os produtos (Foto: Juliana Sohn)

O projeto consiste basicamente em um só expositor para os produtos, feito de jornal comprimido. São exatas 1.800 cópias do jornal The New York Times que, empilhadas, formam o móvel acima.

Esse material reaproveitado não é somente uma solução sustentável para o retail design, mas também é usado como conceito e marketing. Os dizeres na fachada — “be curious, not judgemental” — brincam e fazem uma analogia ao jornal, além de serem um convite para o consumidor curioso se aproximar e conhecer o produto de perto.

Puma Container

pop-up_puma
Pop-up store da Puma feita a partir de contêineres produzidos e desenvolvidos por Kubik (Foto: reprodução site Aram Leeuw)

Um elemento que virou foco de projetos inovadores e sustentáveis é o contêiner. E a Puma, percebendo isso, lançou pop-up stores pelo mundo inteiro feitas a partir da composição de contêineres  vermelhos.

Esse projeto especificamente passou por Alicante, litoral espanhol, na Volvo Ocean Race e também no mesmo evento em Itajaí, cidade localizada em Santa Catarina.

soleRebels

soleRebels_loja
soleRebels em Barcelona usa vários elementos reaproveitados para expor seus produtos (Foto: reprodução site Dom Arquitectura)

soleRebels é uma marca africana que vende sapatos coloridos e superoriginais. Sua loja em Barcelona, localizada no bairro Gràcia, foi projetada por DOM Arquitectura.

Foram usados vários elementos reaproveitados para expor os produtos, como pallets, pneus, cordas e madeiras.

decoração_loja
Detalhe dos móveis feitos de materiais reaproveitados (Foto: reprodução site Dom Arquitectura)

Os materiais reaproveitados foram mantidos em suas texturas originais neutras para contrastar com os sapatos coloridos e fazer com que eles se destaquem dentro da loja.

Owen Boutique

boutique_Owen
Interior da boutique Owen com a parede e o teto feitos de sacos de papel pardo (Foto: Juliana Sohn)

Outro projeto também desenvolvido pelo estúdio nova-iorquino Tacklebox foi essa boutique temporária para a marca Owen.

O conceito principal foi repensar o uso de um objeto familiar de forma inusitada, definindo o espaço e criando um ambiente único. Os objetos escolhidos foram sacos de papel pardo. Parece um produto banal, mas se transformou em textura para o cenário por trás das roupas e acessórios.

papel_decorativo
Detalhe dos saquinhos de papel pardo empilhados formando a textura da parede e do teto (Foto: Juliana Sohn)

Foram usados 25 mil sacos de papel pardo repetidamente, do chão ao teto, criando um elemento orgânico, aconchegante e que contrasta com o material do entorno: um interior de concreto e tijolos.

Hoje em dia há tantas formas de projetar sustentavelmente que, além de ajudar a manter nosso meio ambiente, os espaços se tornam únicos e cheios de personalidade. Materiais reaproveitados pode, sim, ter um resultado qualitativo, especial e conceitual.

Esses foram somente alguns exemplos de sustentabilidade aplicada no retail design, mas você pode encontrar muitos outros por aí. Conte para a gente, você conhece algum projeto assim?

Sair da versão mobile