Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Studio Nendo

Como manter o design puro e bem-humorado em um ofício que rende milhões à indústria e que, a cada dia, lança novos talentos cheios de estilo e adjetivos? O Studio Nendo segue sua direção sem tomar atalhos e encontra seu caminho na narrativa espontânea, natural, divertida e inteligente.

À frente desse trabalho, o canadense Oki Sato – atualmente considerado um dos designers mais influentes do mundo – busca na simplicidade ideias para desenvolver produtos amigáveis, que trazem diversão a uma turma apaixonada por design.

Drawer-House_Nendo
Drawer House Sketch (Foto: Studio Nendo)

Conhecida e reconhecida por todos os que amam o ofício, a marca Nendo tem a leveza do pensamento de seu criador e um estilo fácil de reconhecer, seja em um projeto gráfico, de mobiliário, de interiores, arquitetônico ou de acessórios para uma marca.

ISSEY_MIYAKE_ShibuyaParco03_Daici_Ano
Issey Miyake Shibuya (Foto: Daici Ano/Studio Nendo)
airleaf_mini-_Hiroshi_Iwasaki
Airleaf Mini (Foto: Hiroshi Iwasaki/Studio Nendo)

No mercado desde 2002, com uma sede em Tóquio e outra em Milão, e o currículo recheado de prêmios internacionais de design – como o Good Design Award (Japão), o I.D. Annual Design Review Best Product (Estados Unidos), o Red Dot Design Award e o iF products Design Award –, Sato e sua equipe desenvolvem produtos com uma linguagem fácil de entender (e apreciar) e suas peças figuram no acervo de alguns dos mais importantes museus de design do mundo.

Manter a sensação de espontaneidade, com uma pitada de humor e simpatia, é um exercício que o estúdio realiza com excelência, trazendo um novo olhar, leve e poético, para um mundo tomado por pressão e prazos implacáveis e já tão saturado de informações.

blown-fabric_05_masayuki_hayashi
Blown Fabric (Foto: Masayuki Hayashi/Studio Nendo)
constellation12_akihiro_yoshida
Constellation (Foto: Akihiro Yoshida/Studio Nendo)

Clarissa Schneider: Como o Studio Nendo começou?

Oki Sato: Depois de estudar arquitetura por seis anos, eu estava pensando em qual seria o próximo passo. Então, em 2002, estive em Milão com os meus amigos e fiquei muito animado ao ver que todo mundo estava desenhando coisas, livremente. Foi quando decidi fundar o Nendo e voltar a Milão no ano seguinte – não mais como visitante, mas como designer.

CS: A tecnologia ajuda a tornar os produtos mais inteligentes? Como aproximá-los da vida cotidiana?

OS: Novas tecnologias podem nos trazer a possibilidade de concretizar projetos que antes não teriam como sair do papel.

sekki_02_hiroshi_iwasaki
Talheres Sekki (Foto: Hiroshi Iwasaki/Studio Nendo)

CS: Vocês desenham móveis e produtos com poesia e simplicidade, que expressam paz. Qual a maior busca do Studio?

OS: Nosso maior objetivo é oferecer às pessoas pequenos momentos '!'. Acreditamos que esses pequenos momentos '!' são o que tornam nossos dias interessantes e ricos.

CS: É muito fácil reconhecer um produto do Studio Nendo. Qual é o conceito do estúdio?

OS: Às vezes, nós não reconhecemos esses pequenos momentos '!'. Por isso queremos reconstruir o cotidiano, transformando esses momentos '!' em algo fácil de identificar e entender. Gostaríamos que, diante dos projetos do Nendo, as pessoas sentissem esse pequeno momento '!' intuitivamente.

deep-sea_shelf_photo_by_hiroshi_iwasaki06
Estante Dep Sea (Foto: Hiroshi Iwasaki/Studio Nendo)
farming-net_lamp05_hiroshi_iwasaki
Luminária Farming-Net (Foto: Hiroshi Iwasaki/Studio Nendo)

CS: Quais suas principais inspirações? Que designers inspiram você?

OS: Não é um designer, mas Doraemon, um mangá japonês de Fujiko Fujio, me inspira muito. Suas formas podem deixar as pessoas felizes e proporcionar momentos '!'.

CS: O design é para todos? Os produtos do Studio Nendo são acessíveis?

OS: Depende do produto, dos projetos, mas com certeza o design é para todos, para tornar as coisas mais simples e a vida mais feliz.

CS: O que um produto precisa ter para tornar-se um objeto de desejo?

OS: Eu também gostaria de saber! No entanto, sempre que ficamos divididos entre o caminho “difícil” e o caminho “fácil”, faço questão de escolher o primeiro – e muito do que eu aprendi e experimentei ao longo dos anos é resultado disso.

Confira abaixo uma galeria de imagens com trabalhos do Studio Nendo:

Sair da versão mobile