Doha, a capital do Catar, é o próximo destino do Coletivo Criativo da Portobello. Com o objetivo de buscar novas inspirações, essa expedição vai passar por alguns dos pontos mais tradicionais da cidade, como é o caso do Souq Waqif.
Trata-se de um clássico centro de comércio, que é considerado o mais antigo do Catar.
Além das inúmeras mercadorias vendidas por lá, os visitantes podem desfrutar da gastronomia e da experiência associada à sua arquitetura sensorial.
Vamos juntos conhecer o Souq Waqif?
Mas, afinal, o que é um souq?
“Souq” é como são chamados os mercados tradicionais dos países árabes, sobretudo de cidades no Norte da África e no Golfo Pérsico.
Nesses locais, são vendidos uma infinidade de itens, como especiarias, tecidos, ouro, alimentos frescos, objetos decorativos, roupas, entre outros. Ou seja, realmente é possível encontrar um pouco de tudo.
Mas não é apenas a variedade de mercadorias que chama atenção.
Sobretudo para os turistas, visitar um local tão tradicional e ter a oportunidade de observar a cultura de países como o Catar é uma experiência única.
Conheça um pouco da história do Souq Waqif
O Souq Waqif é um centro comercial que está no coração de Doha. Era lá onde os beduínos, habitantes nômades do deserto, vinham trocar suas cabras e ovelhas por outras mercadorias.
Antes dos anos 1970, quando foi construído o calçadão à beira mar, o antigo mercado era inundado pelas águas do Golfo Pérsico, conforme o movimento da maré.
Por conta disso, o souq era formado por barracas meio improvisadas e os comerciantes trabalhavam em pé. É daí que vem o nome “Waqif”, que quer dizer “em pé” em árabe.
Embora tenha sido sempre um ícone na cidade, passou por um período de declínio durante a década de 1990. Nessa época, o Catar começou a viver um processo de modernização.
Com isso, vários shoppings modernos com ar condicionado foram construídos na cidade, ofuscando o tradicional mercado de Doha.
Mas, em 2003, por conta de um incêndio, o governo resolveu restaurar suas construções históricas, e a reforma do Souq Waqif estava dentro dos planos.
Hoje é parada obrigatória no roteiro de qualquer pessoa que estiver a passeio pela cidade. E, diferentemente de outros souqs, o Souq Waqif proporciona uma experiência agradável, pois o local é limpo, perfumado e preparado para receber turistas do mundo inteiro.
O que você pode encontrar no antigo mercado de Doha
Quem gosta de fazer compras costuma perder a noção do tempo ao passear pelo Souq Waqif. Isso porque é possível encontrar muitos tipos de produtos por lá.
Logo de cara, você vai encontrar uma diversidade de especiarias, típicas da região e da culinária árabe, nozes, frutas secas, chás, mel e café em grãos. Os tecidos e tapeçarias também fazem parte dos itens tradicionais, muito procurados pelos turistas que desejam levar uma legítima lembrança de Doha para casa.
Há ainda diversos artigos de arte, muitos deles manualmente desenvolvidos por artistas da região. Quem se interessa pode até mesmo fazer uma aula ou assistir os artistas trabalhando nos ateliês ao redor do espaço de exposição.
O passado do Catar está intimamente ligado à indústria de pérolas, sabia? Por isso, é possível conhecer muitas variedades em diversas lojas que vendem produtos artesanais feitos com essas joias do mar.
Você também encontra por lá lojas que comercializam produtos de beleza locais, móveis de madeira, equipamentos de pesca, ornamentos de vidros, instrumentos musicais tradicionais e uma infinidade de bugigangas.
E, claro, o Souq Waqif é um excelente lugar para os amantes de gastronomia. Lá você pode provar pratos típicos em restaurantes tradicionais, além de culinárias de outras partes do mundo.
Saiba que existem opções para todos os bolsos, desde restaurantes sofisticados até comida de rua. No pátio central, por exemplo, você pode se deliciar com as samosas, folhas de uva recheadas e bolinhos doces feitos pelos locais.
A arquitetura sensorial do Souq Waqif
Como o nome sugere, a arquitetura sensorial permite que as pessoas experienciem um ambiente por meio de diversos sentidos. E no Souq Waqif vários aspectos proporcionam esse tipo de experiência.
Para começar, podemos falar das paredes de barro e das vigas expostas de madeira que transportam a gente para os tradicionais souqs do século XIX. Estamos falando sobre materiais rústicos, que ajudam a criar uma atmosfera convidativa.
Além disso, vale pontuar que a renovação fez questão de preservar as características da construção do último souq antigo que sobreviveu na região do Golfo. Tanto é que a reforma foi feita de acordo com as técnicas tradicionais da arquitetura do Catar.
As cores são elementos de destaque, que criam um contraste com a aridez da cidade e os tons neutros da arquitetura. Isso sem falar nos aromas e texturas presentes nas mercadorias, que deixam a visita ao souq marcada na memória de qualquer um.
Ao olhar para o cenário de Doha, cheia de modernos arranha céus, passear pelo Souq Waqif é como fazer uma viagem ao passado e conhecer a cultura local por meio de todos os sentidos possíveis.
É por isso que dizemos que se trata de um verdadeiro mergulho na gastronomia e na arquitetura sensorial da cidade.
Sabia que Doha abriga uma ilha artificial? Conheça The Pearl, um projeto que encanta os amantes de engenharia e arquitetura!
Imagem de destaque: O Souq Waqif é o único mercado árabe tradicional na região do Golfo Pérsico (Foto: Sonse/Flickr)