Soluções sustentáveis na Portobello Shop
A Portobello é líder na fabricação de revestimentos cerâmicos na América Latina e também a maior rede de lojas especializadas do segmento. A Portobello Shop conta com 150 lojas em todos os estados do Brasil, e, como tudo o que a marca faz, a sustentabilidade está presente também no varejo.
No quarto vídeo da websérie sobre sustentabilidade, a editora do Archtrends, Maria Silvia Ferraz, visitou a Portobello Shop São José, em Santa Catarina, atualmente a loja mais sustentável da rede.
Neste episódio, é possível conhecer a loja em detalhes e descobrir os planos que a equipe de arquitetura está desenvolvendo para o padrão de sustentabilidade para as demais lojas.
Portobello Shop São José
A Portobello Shop São José foi inaugurada em 2017. O projeto é do arquiteto Giovani Bonetti, do escritório Marchetti Bonetti. Ele idealizou para essa unidade uma estrutura para que a loja fosse uma referência em sustentabilidade.
"É muito interessante observar como as escolhas de arquitetura podem ter um impacto positivo no melhor aproveitamento dos recursos naturais. A construção foi limpa, utilizando concreto armado, metal e vidro. Esse tipo de arquitetura e de obra de construção civil já tem um impacto ambiental bem menor em comparação com a alvenaria tradicional”, detalha Maria Silvia, ao conhecer os ambientes da loja.
A sustentabilidade está na essência da Portobello e isso pode ser visto em todos os posicionamentos da marca, não só na parte fabril, mas também no varejo, nos produtos e nas pessoas que participam da empresa.
A franqueada e membro do Conselho de Sustentabilidade da Portobello, Gabriela Gomes, falou sobre esse modelo. "Sou bem entusiasta do projeto da loja de São José. Quando a gente começou a pensar no projeto, partimos do princípio que deveria ser uma obra limpa e com o menor impacto ambiental possível", conta.
E o projeto não parou por lá, todas as outras franquias estão partindo desse princípio. “Os outros franqueados compraram essa ideia. As lojas estão cada vez mais sustentáveis, com energia limpa e construção mais limpa, porque só assim vamos conseguir ter o impacto que a gente gostaria no mundo”, explica Gabriela.
Arquitetura sustentável
Apresentando os elementos estruturais da construção, Maria Silvia fala sobre como uma loja pode ser sustentável. “A fachada é ventilada, o que garante temperaturas mais amenas no interior da loja. No verão, essa região é bem quente, então é importante pensar em formas de maneirar no uso do ar condicionado.”
O projeto conta com ventilação cruzada, que favorece a ventilação natural. Quando a temperatura de fora está menor do que a dentro, um sistema avisa que está na hora de desligar o ar condicionado e abrir as janelas. Mesmo assim, tem dias que não dá pra evitar o ar condicionado, então a loja conta com dutos que distribuem melhor o ar frio garantindo uma maior eficiência energética.
Uso responsável da energia e de resíduos
É padrão na Portobello Shop a utilização de lâmpadas LED, não só porque elas consomem muito menos energia, como também duram muito mais tempo, retardando o seu descarte.
A Portobello Shop São José também faz uma rígida coleta seletiva de seus resíduos. E por estar próxima da fábrica da Portobello, cerca de 45km de distância, a Portobello Shop São José consegue devolver o porcelanato descartado quando há troca de produtos em exposição na loja. E ele é reincorporado na massa cerâmica durante o processo produtivo.
Como essa loja já nasceu com a devida preocupação ambiental, o espaço para alocar a equipe também foi pensado de forma sustentável. “O arquiteto sugeriu reaproveitar contêineres descartados, uma nova vida para um resíduo tão robusto”, apresenta a editora do Archtrends.
Visão social
Como a sustentabilidade também considera a responsabilidade social, as lojas de toda rede Portobello Shop participam e apoiam projetos sociais de suas comunidades. Durante o inverno as lojas oferecem pontos de arrecadação para a campanha do agasalho, incentivando clientes e equipes a fazerem suas doações.
Outro ponto importante da sustentabilidade é a acessibilidade. “É possível notar que não há degraus no térreo da loja e os lavatórios também são adaptados para pessoas com deficiência”, registra Maria Silvia.
Começou em Santa Catarina e vai ganhar o Brasil
A Portobello Shop São José foi a primeira loja da rede a trazer com força o conceito de sustentabilidade. Nos últimos cinco anos, a Portobello evoluiu muito em suas ações e direcionamento de sustentabilidade.
Diversas outras lojas da rede já adotaram as características que são vistas em São José. Atualmente, a equipe de arquitetura está trabalhando em um novo padrão de sustentabilidade que vai ser lançado em breve na nova Portobello Shop Alto da XV em Curitiba/PR.
O Coordenador de Arquitetura e Obras, Luís Caliman, fala sobre esse movimento. "Ser mais sustentável é um compromisso, não tem mais opção. Não podemos não ser sustentáveis. Por isso todos nossos projetos já nascem e nascerão mais sustentáveis. Estamos trabalhando na pauta ESG (Environmental | Social | Governance), seja na parte de redução do impacto ambiental, seja na parte de melhoria, conforto e bem-estar dos ocupantes, e na parte de governança, com a redução dos custos operacionais”, explica Caliman.
Para os gestores, a operação é a parte mais importante dentro do processo de lojas sustentáveis. “Estamos falando de pessoas. As pessoas que operam nossas lojas, as pessoas que usam nossas lojas. Então é a partir da mudança comportamental dessa equipe que de fato a gente vai conseguir ter ganhos significativos no que tange a sustentabilidade”, complementa.
Trata-se de um plano macro. Esse conceito começou com um manual de acessibilidade, pensando em lojas mais acessíveis e inclusivas. O segundo passo está sendo o desenvolvimento de uma loja piloto, trazendo os conceitos de sustentabilidade para a replicabilidade na rede.
Portobello Shop Alto da XV em Curitiba
A Especialista em Arquitetura e Obras, Maitê Lolatto, falou mais sobre esse novo projeto. “A loja do Alto da XV será a loja mais sustentável da rede, porque estamos buscando otimizar os sistemas de água, energia, conforto e bem-estar. Ela vai ser piloto para parâmetros de sustentabilidade, mas tem vários que já podem ser vistos aplicados em outras lojas”, reforça.
Sustentabilidade chega até o consumidor final
Esse foi o quarto episódio da websérie sobre sustentabilidade e é possível perceber como a Portobello coloca em prática a responsabilidade ambiental. Você pode conferir todos os episódios da série, nos três vídeos anteriores, que falam da exploração da jazida, passando pela fabricação do porcelanato, mostrando como o porcelanato pode ser um material sustentável e chegando até a Portobello Shop.