04.09.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Sofisticação e alto-astral

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.09.2020
A arquiteta Amanda Mitidieri é responsável por luxuosas casas em Aracaju, além de carismática apresentadora de programa de tv e sucesso no Instagram.
minutos de leitura

Por um lado, alegria, positividade e carisma. Por outro, empreendedorismo, trabalho sério e organização. O sucesso de Amanda Mitidieri, arquiteta de Aracaju, é resultado dessas duas faces contraditórias, mas complementares. Com 15 anos de carreira, ela acumula inúmeros projetos residenciais de luxo em seu portfólio, além de 26 mil seguidores no Instagram e o programa Casa Pronta na TV Atalaia, de Sergipe. Talentosa e comunicativa, atrai clientes que sonham em viver em uma casa construída e decorada por Amanda Mitidieri. Esse nome e sobrenome se tornou marca de qualidade e bom gosto na região.

A arquiteta Amanda Mitidieri em gravação de seu programa Casa Pronta na Portobello Shop Aracaju
A arquiteta Amanda Mitidieri em gravação de seu programa Casa Pronta na Portobello Shop Aracaju

O estilo de Amanda é inconfundível. Suas casas são imponentes, contemporâneas, de linhas retas, com volumes em balanço e cores claras. Nos revestimentos, mármores, ou melhor, reproduções de mármores em porcelanato Portobello. “Com seu amplo portfólio, a Portobello me atende, pois não gosto de repetir acabamentos em projetos diferentes”, conta a arquiteta.

A fachada de linhas retas, com volumes em balanço, é marca da arquiteta Amanda Mitidieri
A fachada de linhas retas, com volumes em balanço, é marca da arquiteta Amanda Mitidieri

Por exemplo, a casa de 800 metros quadrados de um casal paulistano com um filho bebê. “A moradora se apaixonou pelo Travertino Navona Bianco, então usamos na casa toda”, revela Amanda. No living e nos quartos, a versão polida; enquanto na cozinha, no espaço gourmet e na adega, a versão natural. O mármore claro, combinado à fachada de vidro, ao pé-direito duplo e ao lustre de cristal, conferiu a sofisticação desejada ao projeto, um dos que mais faz sucesso no perfil de Amanda no Instagram.

Sala sofisticada com pé-direito duplo, lustre de cristal e Travertino Navona Bianco
Sala sofisticada com pé-direito duplo, lustre de cristal e Travertino Navona Bianco

Todos os banheiros da casa também são revestidos de Portobello, cada um em uma superfície. O da suíte recebeu o Bronze Armani. “É um revestimento mais escuro, mas clareamos na bancada e nos móveis, para ficar como eu gosto. A porta de vidro dos armários trouxe leveza e brilho”, conta Amanda. No lavabo principal, Onyx Unique. No lavabo do espaço gourmet, Noce Savanna.

Banheiro da suíte com Bronze Armani
Banheiro da suíte com Bronze Armani

Amanda gosta de construir casas, assumindo arquitetura e interiores, de maneira completa. “Eu faço o planejamento do início ao fim. Como cuido dos interiores também, não tenho interesse em acabar com todo o orçamento na obra. O cliente não tem experiência, então eu oriento quanto gastar em cada fase do projeto”, explica. Ao se envolver, ela consegue já planejar os detalhes de decoração e funcionalidade antes da obra, evitando refações. “Um nicho iluminado no banheiro tem que ser previsto com antecedência, não na hora de instalação do nicho”, explica.

Revestimentos claros, como Travertino Navona Bianco, iluminam interiores
Revestimentos claros, como Travertino Navona Bianco, iluminam interiores

Eventualmente, Amanda também comanda reformas. Como na casa escura, que tinha telhado tradicional de telhas e ambientes compartimentados. Com a intervenção de Amanda, revestimentos claros da Portobello iluminaram os interiores, como o Travertino Navona Bianco no banheiro. A cozinha foi integrada e as antigas telhas deram lugar a uma cobertura reta, mais contemporânea. Para a piscina, Barlavento. Em volta dela, Araucária.

Projeto de reforma incluiu a substituição do telhado por cobertura reta. Na piscina, Barlavento. Em volta dela, Araucária
Projeto de reforma incluiu a substituição do telhado por cobertura reta. Na piscina, Barlavento. Em volta dela, Araucária

Enquanto os interiores garantem a qualidade de vida aos moradores, as fachadas são o cartão de visita. Acostumada a projetar casas em condomínios fechados, Amanda pode caprichar na arquitetura, que não fica escondida atrás de muros. Para uma casa de esquina, utilizou Mos Paonazzetto Classic e Pietra Lombarda, cada revestimento em uma face.

Fachada com Mos Paonazzetto Classic e Pietra Lombarda
Fachada com Mos Paonazzetto Classic e Pietra Lombarda

Nos interiores desse projeto, o gosto claro de Amanda foi desafiado pelo morador, que queria um banheiro todo preto. “Não tem problema, eu faço, sou versátil. Não gosto para mim, mas sei fazer para os outros”, diz. Assim, ela apostou no Nero Venato. “O morador diz que é o banheiro mais lindo da casa”, conclui.

Um dos únicos projetos escurtos de Amanda, o banheiro preto com Nero Venato
Um dos únicos projetos escurtos de Amanda, o banheiro preto com Nero Venato

O novo desafio de Amanda é uma casa no estilo clássico. “A cliente me pediu colunas redondas, frisos, a cobertura fazendo curvas. Não é meu estilo, mas é bom, porque vai me tirar do padrão”, conta. O que atraiu essa cliente para Amanda não foi seu portfólio visual, mas sim sua ética profissional. “Ela me disse que achava minhas casas lindas, mas não se identificava com nenhuma. Me buscou porque queria meu jeito de trabalhar: o acompanhamento, o planejamento, a alegria, a energia”, revela.

Amanda sempre levou o trabalho muito a sério. Quando ainda cursava o segundo período de Arquitetura da Universidade Tiradentes de Aracajú já começou a estagiar. “Os arquitetos não queriam me contratar, pois eu nem sabia mexer nos programas. Mas eu dizia que não precisava me pagar, eu nem iria ao escritório, só queria conhecer as obras”, relembra. Assim, Amanda começou as visitas, para fazer relatórios aos arquitetos. “Sempre gostei de ver acontecendo. Eu ia no meu carro, meu pai ficava inconformado que eu gastava a gasolina. Mas para mim não tinha problema, pois eu via como meu aprendizado”, continua. Com pedreiros e mestres de obra, descobriu e se encantou com o mundo da construção.  

Lavabo com Onyx Unique
Lavabo com Onyx Unique

No final da faculdade, começou a fazer pequenos projetos de interiores. “Eu não podia ver uma prima grávida que já me oferecia para fazer o quartinho do bebê”, brinca. Logo que se formou, fechou seu primeiro projeto oficial, para a sogra de uma amiga. “Fiquei sabendo que ela tinha comprado um terreno. Encontrei em um aniversário e fui contar que tinha me formado, me ofereci para fazer a casa dela. Ela disse para eu fazer o projeto, se ela gostasse, ela me pagaria e me contrataria como arquiteta. Se ela não gostasse, eu ficava com a experiência. Negócio fechado”, conta. A história tem final feliz: a cliente amou de cara o projeto de Amanda. “Essa primeira casa já me deu bagagem e me rendeu indicações. Um cliente satisfeito traz dez”, explica.

Nos últimos 15 anos, muitos outros clientes vieram de indicações e, mais recentemente, via rede social. “O Instagram é muito forte. Eu mostro a obra. As pessoas percebem que não é só um projeto, não é só uma imagem de 3D bonita. Posto a foto da casa pronta, o cliente feliz e satisfeito. Daí quando o cliente recebe os amigos na casa nova, eles querem se tornar meus clientes também”, revela.

Lavabo com Noce Savanna
Lavabo com Noce Savanna

Assim, nunca faltaram projetos à arquiteta independente. “Já recebi várias propostas para trabalhar em construtoras. Mas eu preferi deixar de ter emprego certo – com salário, férias, décimo terceiro, estabilidade – para me aventurar. Ficar trancada em um escritório não me deixaria feliz. Estabilidade não combina comigo. Eu gosto do incerto, eu gosto de correr atrás. Nunca tive patrão, nunca tive chefe”, diz. 

Seu sucesso foi coroado com o Casa Pronta, um quadro no programa Morar Sergipe da TV Atalaia. Lançado em junho, já está no 12º episódio, mostrando os bastidores das obras de Amanda. Com sua alegria, ela mantém como apresentadora o mesmo tom descontraído dos Stories. No quarto episódio, inclusive, ela mostrou uma visita de especificação à Portobello Shop Aracaju:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Amanda Mitidieri (@amandamitidieri.arquitetura) a

É possível conferir tudo no IGTV de Amanda. Não deixe de seguir no Instagram: @amandamitidieri.arquitetura 

Foto de destaque: Projeto de Amanda Mitidieri com piso Travertino Navona Bianco

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sofisticação e alto-astral...

Sofisticação e alto-astral

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns minha nora Amanda Graças Deus você e muito Abençoando Deus abençoe sempre voce

Maria Silvia Ferraz
Colunista
Editora

Editora do Archtrends, colabora com a Portobello desde 2014. É jornalista pela Faculdade Cásper...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies