18.10.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Séries na Netflix para amantes de arquitetura e design de interiores

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.10.2019
Descubra produções na Netflix para amar ainda mais o mundo da arquitetura e do design de interiores, do simples ao exuberante!
minutos de leitura

Gosta de assistir seriados e quer decorar a sua casa? Então, é hora de unir as duas coisas em uma só, acompanhando séries na Netflix sobre arquitetura e design de interiores.

Nada melhor do que tirar boas inspirações das telas. Afinal, a arte imita a vida e vice-versa, concorda?

 

Casa de campo exibida na série Grand Designs
Casa de campo exibida na série Grand Designs (Foto: Netflix)

A Netflix é uma das maiores plataformas de filmes e séries em streaming do mundo, o que a coloca como uma fonte quase inesgotável de entretenimento e educação.

Com séries originais e produções externas, a plataforma disponibiliza uma infinidade de opções do mundo da arquitetura e do design de interiores. Portanto, reserve um tempo para assistir a estas séries na Netflix abaixo e se inspirar com projetos surreais!

Descubra séries na Netflix que farão você se apaixonar ainda mais por aquitetura e design de interiores

Aproveite enquanto assiste a uma série e descubra projetos totalmente fora do comum, dos quais você pode tirar boas ideias para fazer o seu.

Minimalism

Um dos protagonistas de Minimalism evidencia o desapego total
Um dos protagonistas de Minimalism evidencia o desapego total (Foto: Netflix)

O documentário aborda como o estilo de vida minimalista pode ser uma alternativa viável em diversos aspectos, incluindo a escolha de espaços para viver.

O filme de pouco mais de uma hora abre com a história dos amigos Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus. Ambos largaram o estilo de vida e os altos salários que tinham em grandes empresas para rodar pelos Estados Unidos entrevistando pessoas que adotaram o “menos é mais”.

Desde a quantidade de roupas necessárias ao local em que se vive, diversas figuras aparecem como provas de que é possível ser feliz com menos itens do que se imagina.

Sala minimalista com porcelanato Portobello
Sala minimalista com porcelanato Portobello (Foto: Portobello S.A.)

Por exemplo, o documentário questiona se é mesmo necessário ter uma mansão cheia de itens de decoração dentro ou se o melhor seria viver em um espaço quase vazio.

Vale reforçar que a proposta do filme não é apenas fazer uma crítica ao consumismo, típico do Ocidente. Mas sim entregar um olhar alternativo sobre a própria vida a partir de lugares, espaços, objetos e bens materiais.

Já imaginou viver em um pequeno apartamento somente com itens básicos, como cama, fogão, geladeira e micro-ondas? Pois é, Minimalism é sobre isso também.

Abstract

Pôster de Abstract traz símbolos do design
Pôster de Abstract traz símbolos do design (Foto: Netflix)

Uma das séries Netflix mais elucidativas sobre o mundo da arquitetura e do design de interiores.

Dividida em oito episódios, o roteiro não traz apenas profissionais da área de construção, mas sim de diversos meios que culminam em um só: design.

São arquitetos, designers de produtos, ilustradores, fotógrafos, desenhistas de tênis da Nike e outros profissionais renomados mundialmente. Todos mostram, por meio de uma imersão em seus trabalhos, como os seus universos se convergem.

Fachada do Residencial Chardonnay, em Florianópolis
Fachada do Residencial Chardonnay, em Florianópolis (Foto: Espaço Livre Arquitetura / Patrizia Chippari)

A minissérie também entra no mérito de como o design impacta a vida das pessoas: moldando a forma como elas veem o mundo e, claro, como o mundo pode ser visto de outra forma a partir do design.

Assim, a série flerta com o design como uma forma muito viva de arte e expressão, que está enraizada em diversas culturas.

Amazing Interiors

Decoração de interior de casa na série Amazing Interiors
Decoração de interior de casa na série Amazing Interiors (Foto: Netflix)

Interiores Incríveis, em livre tradução para o português, é uma das séries na Netflix que faz jus à expressão “o que importa é o conteúdo”.

O seriado mostra a casa de 12 personagens distintos, que têm lares com um padrão normal por fora. Porém, por dentro, reservam surpresas excêntricas em design.

Imagine ter um aquário no meio de sua sala no qual você pode mergulhar. Ou ainda, pense em dormir em uma cama com uma fonte d’água debaixo. Ou mais além, você gostaria de pegar o seu automóvel em uma plataforma giratória, como se fosse o Batmóvel?

Esses são exemplos do que você verá em algumas das casas exibidas nesta série original Netflix. Além de explorar espaços nada convencionais em imóveis aparentemente comuns, você descobrirá que dá para criar projetos surpreendentes.

A extravagância é tamanha que você até pensará que os espaços saíram dos melhores filmes de ficção, e não da cabeça de arquitetos e designers.

Tiny House Nation

Casa compacta exibida na série Tiny Houyse Nation
Casa compacta exibida na série Tiny Houyse Nation (Foto: Netflix)

O conceito das tiny houses — ou casas pequenas — é o mote para esta que é uma das séries na Netflix com tema de arquitetura e design de interiores.

O seriado, ao estilo programa de visitas em casa, roda os Estados Unidos com um apresentador e um arquiteto. A dupla reaproveita imóveis com tamanho compacto, trazendo muito mais funcionalidade e estilo.

A equipe do seriado faz primeiro uma abordagem com os donos da casa, questionando-os sobre gostos, atividades e profissões, para que o projeto seja feito ajustado totalmente de acordo com o estilo de vida e as necessidades deles.

As casas compactas têm até muitos itens dentro, levando em conta que os projetos têm, em média, 50m². Espaços ao ar livre, camas em mezaninos e cozinhas para lá de criativas são pontos altos dos projetos inovadores desse seriado.

Grand Designs

Construção exibida na série Grand Designs
Construção exibida na série Grand Designs (Foto: Netflix)

Espaço é o que não falta em Grand Designs. Essa é uma das séries na Netflix que não poupa no tamanho dos projetos e nem em tempo. Cada capítulo tem duração média de uma hora e foca em um projeto específico de casa, do começo ao fim.

Originalmente, este seriado teve estreia nos anos 1990, e recentemente foi incluído no catálogo de séries na Netflix, de tão boa que é nos quesitos entretenimento e design criativo.

Localização da obra, contratação de mão de obra, compra de materiais, dificuldades e imprevistos que aparecem são evidenciados na série.

Além de toda a “novela” que é construir uma casa do zero, a série trabalha bastante em projetos de grande proporção. Espaços imensos, desenhos fora do comum e locais muitas vezes isolados são peculiaridades de Grand Designs.

Descobrir o mundo da arquitetura e do design de interiores é apaixonante. Ainda mais quando um bom entretenimento se une a essa dupla perfeita das construções criativas.

E então, já preparou o seu balde de pipoca para maratonar estas séries na Netflix para apaixonados por arquitetura e design de interiores? Senta que lá vem a criatividade!

Entre estas séries, escolhermos uma para você ter mais ideias. Conheça projetos arquitetônicos de casas bem pequenas!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Séries na Netflix para amantes de arquitetur...

Séries na Netflix para amantes de arquitetura e design de interiores

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies