20.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Loja da Semana Criativa de Tiradentes
Loja da Semana Criativa de Tiradentes (foto: João Bertholini)

O que visitar na Semana Criativa de Tiradentes 2022

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.10.2022
Festival que enaltece o fazer manual chega à sexta edição com uma série de palestras, mostras, oficinas e exibições de filmes
minutos de leitura

Pense num lugar que mistura história, cores, comidas mineiras deliciosas, arquitetura barroca e muito design e artesanato brasileiros. Assim é a cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais, que já é um destino turístico consolidado e que desde 2017 vem atraindo também o setor de arquitetura e design com a Semana Criativa de Tiradentes. O festival, que já está em sua sexta edição, reúne uma programação extensa de palestras, exposições, feiras, oficinas e outras atrações com criativos de diversos cantos do país, entre os dias 20 e 23 de outubro. 

Centro Histórico de Tiradentes
Centro Histórico de Tiradentes visto da Igreja da Matriz de Santo Antônio (foto: Amanda Sequin)

Fomentar o artesanato brasileiro e colaborar para que o fazer manual não se perca é o principal propósito do evento organizado por Simone Quintas e Júnior Guimarães. A cada edição, a dupla conecta "artesãos de tradição" mineiros, que aprenderam técnicas que são passadas de geração a geração, com designers já reconhecidos nacionalmente pela indústria. Os grupos trabalham durante meses, antes da semana acontecer, e trocam saberes que resultam numa melhoria do processo criativo e em novos produtos feitos em conjunto. 

Nesta ano participam da imersão os designers Gustavo Bittencourt (RJ), Luly Vianna (SP), Karol Suguikawa (MT), Pietro Oliveira (MG) e Rodrigo Ambrosio (AL), ao lado de cinco grupos de artesãos com diferentes matérias-primas. O tiradentino Alisson Lourenço Nascimento é marceneiro e um detalhista de mão cheia. A família Carvalho de Santana, de Prados (MG), formada por Tatiane, Edna Maria e Wellington, trabalham a palha de milho com tingimentos naturais. Também de Prados, Claudio de Matos Ferreira, conhecido como Nôca, e Bela Ladeira trouxeram o conhecimento de anos em sapatos feitos de couro. Camila Mendes, de São João Del Rey, herdou e ressignificou sua relação com o bordado passado de mãe pra filha, enquanto Carlos de Henrique Silveira Barbosa, cujo pai era ourives em Tiradentes, se uniu com Leonardo Luiz da Silva e Tiago César de Almeida para trabalhar a lata utilizando técnicas de ourivesaria.

time de designers e artesãos na Semana Criativa de Tiradentes 2022
O time de designers e artesãos da imersão de 2022 da Semana Criativa de Tiradentes (foto: Eugênio Sávio)

Uma das muitas atrações da Semana Criativa de Tiradentes é a exposição Design Feito à Mão, que reúne os resultados da imersão de 2022. Outra imperdível é Desdobramentos, que traz continuações das imersões de anos anteriores, dando seguimento ao projeto com novos produtos, para que essas tradições não se percam. "Essa é uma oportunidade de conhecer os artesãos, suas histórias de vida. Quando você conhece, aquele produto ganha um significado muito maior. Se eu puder dar uma dica seria: fale com os artesãos durante a Semana Criativa, quando tiver oportunidade", indica a curadora Simone.

A lista de atrações é extensa e as palestras, oficinas e tours guiados exigem inscrição prévia. No site da Semana Criativa você encontra a programação completa e, a seguir, elencamos alguns destaques, além de dicas de restaurantes e lojas para conhecer. Para quem não conhece Tiradentes, uma boa notícia: nesta edição tudo acontece pelo Centro Histórico e os endereços são bem próximos! 

Palestras

Ao todo são 18 palestras e bate-papos sobre temas como arquitetura, sustentabilidade, tecnologia, projetos sociais e iniciativas inspiradoras. Destaque para a palestra do dia 21, às 9h30, que reunirá todos os designers e artesãos participantes da imersão deste ano - costuma ser uma das mais emocionantes!

Todas necessitam de inscrição prévia e acontecem no auditório do Centro Cultural Yves Alves, na rua Direita, 168, com exceção do talk Desdobramentos do sábado, às 11h, que será na Vila Criativa. Para quem não conseguir acompanhar, o canal do Youtube da Semana Criativa transmitirá as palestras na íntegra. 

Cinema ao ar livre

O Museu Padre Toledo, casa com importância histórica em Tiradentes que reuniu as primeiras reuniões dos inconfidentes mineiros, exibirá diariamente vários mini documentários sobre arquitetura, design, cultura e artesanato. Oferecido pela Portobello, as exibições começam às 19h, de quinta a domingo. Destaque para os filmes que retratam nomes importantes da arquitetura e do design internacional, como Paola Navone, e também produções locais como a série de curtas Um Talvez em Tiradentes, que retrata lendas da cidade protagonizadas por moradores. Clique para ver a programação completa.

Onde: Museu Padre Toledo - Rua Padre Toledo, 158.

Vila Criativa 

Hub do Archtrends Portobello na Vila Criativa
Hub do Archtrends Portobello na Vila Criativa (foto: Ana Cecila Tofano)

Guarde bem esse endereço: rua Santíssima Trindade, 92. É lá que acontecem todas as oficinas e lançamentos de livros, e também várias exposições. O Archtrends montará um estúdio no meio do jardim, transmitindo ao vivo no Youtube da Portobello tudo sobre o evento, com a participação de entrevistados especiais. 

Entre as oficinas, criação de estandartes, pedra-sabão, entalhe em madeira e até modelagem de flores com palha de milho - ministradas pelos artesãos da família Carvalho de Santana, participantes da imersão de 2022. Os ingressos partem de R$ 75. As vagas são limitadas e devem ser reservadas no site do evento.

Mas, se não conseguir vaga, vale passar por lá e conferir as conversas com autores de quatro novos livros: Histórias de Casa, Vitor Penha, Ricardo Graham Ferreira e Néli Pereira. Os encontros acontecem num espaço de convívio ambientado pelo cenógrafo Alexandre Rousset com móveis e objetos assinados por grandes designers, marcas e artistas locais.

Neste ano o festival presta uma homenagem a Aloísio Vagner Vieira, mais conhecido como Zinho. O artista e marceneiro de Resende Costa, cidade localizada a 42 km de Tiradentes, ganhou uma exposição que retrata seu mundo criativo, no galpão da Vila Criativa. Ali também acontece a exposição Outro Abc, da Marcenaria Olinda, que traz os trabalhos do artista e marceneiro Fernando Ancil; a Casa e Glórias, QG coloridíssimo da dupla Chris Campos e Karina Vargas; e também a Casa Breton, com uma sala dedicada ao artesão Nôca e seu trabalho com couro, e outra ao artista Toti e o trabalho coletivo realizado pela Oficina de Agosto.

Arte não tem idade

Estudantes de quatro escolas municipais de Tiradentes foram convidados a produzir desenhos sobre o entorno. 10 deles foram selecionados e transformados numa série de tapetes pela Tapetah, que estão ambientados no Sobrado Quatro Cantos. No sábado, às 14h, um cortejo com a presença dos alunos e o grupo Charrete Jazz caminhará do Largo do Sol até a exposição. 

Onde: Sobrado Quatro Cantos, rua Direita, 5.

Oscarina, a Grande

A designer Linda Martins é autora da cadeira Oscarina, peça inspirada nas obras de Oscar Niemeyer e que dá nome a uma instalação na varanda da Câmara Municipal. A exibição acontece num endereço que, no período colonial, era acessado apenas por "homens bons" e faz um pedido por mais mulheres com protagonismo no design. 

Onde: R. da Câmara, s/nº (subida da Igreja Matriz de Santo Antônio).

Cadeira Oscarina, design de Linda Martins na Semana Criativa de Tiradentes 2022
Cadeira Oscarina, design de Linda Martins (foto: divulgação)

Floresta na Praça

No Largo do Museu de Sant’Ana, o designer Paulo Alves criou uma floresta-instalação com árvores de reflorestamento. Os visitantes são convidados a interagir com retalhos de tecido reciclado e outros materiais, sugerindo um momento de pausa e reflexão sobre o meio ambiente. 

Onde: Largo do, rua da Cadeia s/nº. 

Pousada do Lufe

O fotógrafo e criador de conteúdo Lufe Gomes acaba de abrir uma pousada em Tiradentes e, para a semana, fará uma mini mostra de decoração pelos oito quartos decorados por ele com muito design nacional. 

Onde: Pousada Vagalume - Rua Custódio Gomes, 150. 

Visitas culturais e gastronômicas

Nem só de design e artesanato se faz a Semana Criativa: tem muita comida gostosa e passeios culturais para fazer por lá. 

Que tal um tour pelos becos de Tiradentes? O passeio pelas vielas mostra curiosidades da arquitetura e da história da cidade e parte toda manhã, às 10h, do Lago das Mercês.

O festival também terá visitas a pequenos produtores de vinho, queijos e cachaças da região, e também um café com prosa no sítio da biscoiteira Rosana Nascimento, que assa biscoitos em fornos de cupinzeiro!

Lembrando que todas as atrações têm vagas limitadas e precisam de agendamento prévio no site. 

Para comprar 

Não tem como sair de Tiradentes sem levar uma lembrança pra casa. Dois endereços ajudam a cumprir esse papel: O Mercado e a Loja da Semana. 

O Mercado é uma feira de criadores, muitos deles locais. Tem desde pequenos objetos para decorar a casa, a roupas, acessórios e comidinhas. Já a Loja da Semana é o endereço para adquirir qualquer item produzido em imersões atuais e de outras edições da semana criativa. Mas chegue cedo, pois as peças acabam rápido!

Onde: O Mercado - Sobrado Aimorés - rua Direita, 159.
Loja da Semana - rua do Chafariz, 11. 

Semana Criativa de Tiradentes 2022
A Loja da Semana (foto: João Bertholini)

Onde comer

Não faltam bons restaurantes em Tiradentes pra provar uma autêntica comida mineira. Se quiser provar algo diferentes mas com uma pitada tradicional, vale reservar uma mesa com antecedência no Tragaluz, um dos mais tradicionais da cidade. É famoso pela releitura do clássico Romeu e Julieta: uma goiabada frita, prensada em castanha de caju granulada e servida com uma cama de catupiry e sorvete de goiaba.

Tem alguma dica de lugar imperdível por Tiradentes? Deixe seu comentário! E não perca a cobertura em tempo real no meu Instagram: @amandasequin e no Instagram @archtrends e no Youtube

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O que visitar na Semana Criativa de Tiradente...

O que visitar na Semana Criativa de Tiradentes 2022

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies