17.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
L'Hemisfèric é uma das estruturas de destaque na Cidade das Artes e Ciências, em Valência (Foto: David Iliff)

Santiago Calatrava: misturando formas orgânicas e materiais modernos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.10.2022
Arquiteto, urbanista, engenheiro, desenhista e escultor, Santiago Calatrava tem estilo único, unindo recursos tecnológicos e formas naturais
minutos de leitura

Santiago Calatrava é um profissional completo e, por isso, merece destaque. Além de arquiteto e engenheiro, ele tem habilidades com desenho e escultura.

Seus projetos são conhecidos em todo o mundo. É dele a concepção do Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, por exemplo.

Calatrava ainda assina a Ponte da Mulher, em Buenos Aires (Argentina), e a Cidade das Artes e das Ciências, em sua cidade natal, Valência (Espanha), entre muitos outros marcos.

Com estilo único, o arquiteto mescla a modernidade de materiais como aço e vidro a formas orgânicas que remetem à natureza.

Em muitos casos, cabos, hastes e articulações são usados para dar movimento a estruturas que parecem leves por conta de seus desenhos.

Nas linhas a seguir, conheça a vida e a carreira desse grande nome da arquitetura. Também confira alguns dos seus principais projetos!

A vida e a carreira de Santiago Calatrava

Santiago Calatrava
Currículo de Santiago Calatrava é extenso, tanto no sentido acadêmico quanto profissional (Foto: Wilson Center)

Santiago Calatrava nasceu em 28 de julho de 1951 em Valência, na Espanha. Na mesma cidade, cursou Arquitetura, se formando em 1974 pela Universidade Politécnica de Valência.

Por lá, também se licenciou em Urbanismo e Belas Artes. Mas não parou por aí.

Em 1979, concluiu a formação em Engenharia na Universidade de Zurique, na Suíça. Na mesma instituição, se tornou doutor, em 1981.

Um ano importante, já que ainda abriu seu próprio estúdio, que atualmente também atua em Valência e Paris (França).

Estilo

Dono de um estilo único, é difícil enquadrar Santiago Calatrava em uma vertente da arquitetura. Afinal, seus projetos são sempre originais, com um toque de surrealismo. São ainda cheios de tecnologia e movimento, que dão dinamismo às estruturas.

Em busca dessa assinatura, ele harmoniza a modernidade, sobretudo pelo uso de materiais como metal e vidro, com formas orgânicas. São esqueletos, articulações, tendões e outras representações do corpo humano e da natureza.

Sua marca pode ser vista em mais de 200 trabalhos já realizados. Eles vão desde interiores até projetos de grandes estruturas, incluindo aeroportos, museus, estações de trem e metrô, além de muitas pontes.

Formação

Santiago  Calatrava , ponte del alamillo
Ponte del Alamillo, em Sevilha, é mais uma das obras de Calatrava na Espanha (Foto: Andrew Dunn)

A formação completa de Santiago Calatrava aparece em seus projetos, que são pensados de forma minuciosa.

Antes de dar vida a eles, o profissional cria maquetes de arquitetura, que exemplificam as estruturas que pensou.

Elas são construídas em sua fábrica, que fica na Suíça. Os profissionais responsáveis criam modelos em escala, testando todos os elementos. Para isso, eles podem chegar a 2 m de altura!

Além de colocar a mão na massa em busca da perfeição, é fundamental contar com a ajuda de um computador, sobretudo para fazer os cálculos necessários.

Prêmios

Desde 1987, Santiago Calatrava coleciona premiações, que reforçam sua importância no universo da arquitetura.

Os reconhecimentos vieram de diversas partes do mundo, como França, Espanha, Alemanha, Suíça, Reino Unido, Portugal, Itália, Estados Unidos e Canadá.

Ele conquistou a medalha de ouro do Institution of Structural Engineers (IStructE) em 1992. Já em 1999, recebeu uma homenagem com o Prêmio Príncipe das Astúrias.

E seguiu deixando seu legado. Em 2012, ganhou um dos maiores prêmios de arquitetura, a AIA National Medal, do Instituto Americano de Arquitetos.

Já em 2015, venceu o Prêmio Europeu de Arquitetura, do Museu de Arquitetura e Design Chicago Athenaeum, e do Centro Europeu de Arquitetura, Arte, Design e Estudos Urbanos.

Sua última condecoração foi em 2022, nos Emirados Árabes Unidos. Com o UAE Pavillion, da EXPO 2020, ele ganhou o prêmio de Projeto Sustentável do Ano no Design Middle East — Architecture Leader Awards.

As principais obras de Santiago Calatrava

Bastante conhecido por suas pontes, Santiago Calatrava reúne em seu site oficial inúmeros projetos que vão muito além. Prédios com diferentes finalidades estão entre os destaques da sua carreira.

Nos tópicos a seguir, separamos algumas das suas principais obras para você conhecer um pouco mais do trabalho desse grande arquiteto e engenheiro.

Pontes

ponte de la mulher
Ponte da Mulher, em Buenos Aires, é uma das obras de Calatrava na América Latina (Foto: Monica Volpin)

Santiago Calatrava ganhou fama por idealizar pontes com formas orgânicas ao redor do mundo. No total, são cerca de 40 projetos desse tipo assinados por ele. Entre os principais, estão:

  • Ponte da Mulher, sobre o Rio da Prata, em Buenos Aires, na Argentina;
  • Ponte Margaret Hunt Hill, em Dallas, Texas, nos Estados Unidos;
  • Ponte Bac de Roda, em Barcelona, na Espanha;
  • Ponte del Alamillo, em Sevilha, na Espanha;
  • Ponte Lusitânia, em Mérida, na Espanha;
  • Ponte da Paz, em Alberta, no Canadá.

Cidade das Artes e Ciências

Santiago Calatrava, Cidade das Artes e Ciências
Diferentes estruturas formam um complexo moderno na cidade natal de Santiago Calatrava, Valência (Foto: Adelheid Bischoff)

Um dos maiores trabalhos de Santiago Calatrava, sem dúvida, é este complexo em sua cidade natal, Valência.

A chamada Cidade das Artes e Ciências reúne oito construções que evidenciam seu estilo de construção.

Formas curvas, espelhos d’água, esculturas e tecnologia contrastam com o centro histórico, que preserva a cultura da terceira cidade mais populosa da Espanha.

A visitação ao espaço é gratuita. Portanto, é possível conferir de perto todos os prédios. No entanto, para entrar em algumas das construções, é necessário comprar ingresso.

São elas:

  • L’Hemisfèric, com design que remete ao olho humano. Reúne planetário, cinema e outras estruturas;
  • L’Umbracle, trilha gratuita com diversas esculturas pelo caminho;
  • Museu de Ciências Príncipe Felipe, que tem mais de 40 mil m²;
  • Palácio das Artes Rainha Sofia, que recebe apresentações;
  • L’Oceanogràfic, maior aquário marinho da Europa;
  • Ponte de I’Assut de l’Or.

Estação Gare do Oriente

Também na Europa, uma grande estrutura de Santiago Calatrava que se destaca é a Gare do Oriente, em Lisboa, Portugal.

Colunas inspiradas em palmeiras sustentam a cobertura de uma das mais importantes estações do país. Isso porque reúne transportes como trem, metrô e ônibus, recebendo milhares de pessoas todos os dias.

Museu do Amanhã

Santiago Calatrava, Museu do Amanhã
Imagem do interior do Museu do Amanhã revela cuidado no projeto para permitir a entrada de luz natural (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Santiago Calatrava também deixou sua marca aqui no Brasil. Ele é responsável pelo Museu do Amanhã, obra que integra a revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Com concepção ecológica, o projeto utiliza energia solar e ocupa uma área construída de 15 mil m².

A estrutura remete a uma bromélia do Jardim Botânico. Conta com jardins, espelhos d’água e uma área de lazer com ciclovia na parte externa.

Somando tudo, são mais de 30 mil m². Isso com uma linda vista para a Baía de Guanabara, cartão-postal da Cidade Maravilhosa.

Vale destacar que há outra obra do arquiteto no Rio de Janeiro. Trata-se da ponte estaiada da Linha 4 do Metrô.

Complexo Olímpico de Atenas

Santiago Calatrava também foi responsável por uma obra muito importante em Atenas, na Grécia.

Além de outros projetos, ele redesenhou o Complexo Esportivo Olímpico (OAKA) para os Jogos Olímpicos de 2004.

O desafio era aliar toda a história do evento com a modernidade da cidade, que reflete os avanços tecnológicos da época.

Sua ideia foi diferenciar a capital grega das demais sedes. Afinal, Atenas foi onde começaram os Jogos Olímpicos Modernos, em 1896.

Já a Grécia é o país onde a competição surgiu e era disputada na antiguidade. Por isso, a enorme responsabilidade e importância desse projeto para a carreira de Calatrava.

Auditório de Tenerife

Santiago Calatrava , auditório de tenerife
Entre as obras de Calatrava que se tornaram pontos turísticos está o Auditório de Tenerife (Foto: Diego Delso)

Outra obra de Santiago Calatrava em seu país é o Auditório de Tenerife, que fica em Santa Cruz de Tenerife, capital das Ilhas Canárias.

A construção é considerada a mais moderna da região, além de um símbolo da cidade, tornando-se ponto turístico.

Em 2008, os correios emitiram seis selos com as obras emblemáticas da arquitetura espanhola, e lá estava o projeto de Calatrava.

Estação World Trade Center (PATH)

Santiago Calatrava , estação world trade center
Formas orgânicas de Calatrava aparecem em estação importante na cidade de Nova York (Foto: Ajay Suresh)

Perto de onde ficava o antigo World Trade Center, em Nova York (Estados Unidos), há uma importante estação de metrô e trem projetada pelo arquiteto.

De acordo com Santiago Calatrava, a estrutura representa "um pássaro sendo solto da mão de uma criança".

Chamado de Oculus, o complexo reúne não só linhas de metrô e trem, como também um centro comercial por onde passam milhares de pessoas todos os dias. Além, claro, de ser um verdadeiro ponto turístico na cidade.

Com claraboias no teto, a luz penetra pela estrutura, iluminando todo o interior da estação, o que reflete a preocupação com o aproveitamento dos recursos naturais.

Além de Santiago Calatrava, outro nome importante para a Espanha é o de Antoni Gaudí, que tem diversas obras espalhadas por Barcelona.

Saiba mais sobre a arquitetura de Gaudí!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Santiago Calatrava: misturando formas orgâni...

Santiago Calatrava: misturando formas orgânicas e materiais modernos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies