01.09.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
(Imagem cortesia: Salone del Mobile, Stefano Boeri)

Como será o Salone del Mobile Milano durante a pandemia?

calendar-blank-line
01.09.2021
Com a chegada do maior evento de design do mundo, Salone del Mobile Milano 2021, separamos para você um pouco do que devemos ver por lá.
minutos de leitura

De 5 a 10 de setembro de 2021, o design retorna a Milão com o evento Salone del Mobile Milano, na sua edição de número 60. Este ano será pela primeira vez realizado de forma diferente – aberto ao público e com dinâmica digital – por conta da atual pandemia do COVID-19. 

O design está de volta com uma nova roupagem, repensado mais como um relançamento do setor, um retorno e um recomeço à comunidade, muito além de apenas uma verdadeira feira de móveis. 

Salone del Mobile Milano
O novo formato do Salone del Mobile Milano (Imagem cortesia: Salone del Mobile, Stefano Boeri)

O novo formato foi desenhado e será dirigido pelo arquiteto Stefano Boeri, junto de uma equipe internacional de co-designers. 

Milão finalmente voltará a ser uma atração cativante, suas ruas serão dominadas não só pelos milaneses, mas por todos os visitantes, empresários, negociantes, arquitetos e designers do setor – e será uma verdadeira mostra do que está por vir em abril de 2022.

Supersalone foi o nome e o logotipo escolhido – muito auspiciosos, que se torna o manifesto programático do evento. Será um momento único, com grande força atrativa e comunicativa – depois de tanto tempo com a impossibilidade de troca, finalmente ela será possível tanto nos corredores da feira quanto no âmbito digital. 

Os protocolos e regras de saúde serão respeitados e mantidos para impossibilitar a disseminação do coronavírus, com redimensionamento do evento em si, e também do número de expositores.

Salone del Mobile Milano
O novo formato do Salone del Mobile Milano (Imagem cortesia: Salone del Mobile, Stefano Boeri)

Os arquitetos envolvidos trabalharam em uma solução e visão alternativa do sistema de display, o Supersalone será como uma grande biblioteca de design com atenção e cuidado aos espaços contemporâneos, cuja cenografia será valorizada e harmonizada, mas respeitando os distanciamentos e possíveis contatos diretos entre os visitantes e trabalhadores da feira. 

Nos pavilhões, ao invés de stands teremos paredes paralelas, cada uma delas concebida e idealizada para acomodar uma tipologia de produto, que por sua vez estarão todos suspensos.

Graças ao lançamento da plataforma digital, O Salone del Mobile pode ser comprado por visitantes de todo o mundo (uma parte da renda irá contribuir para uma causa de caridade). 

Uma verdadeira integração digital projetada para aprimorar o design em exibição e possibilitar a participação dos países que ainda estarão impossibilitados de entrar na Itália. Todos os expositores terão seus códigos QR que permitirão um contato dos visitantes com os produtos, conceitos e tendências. 

Salone del Mobile Milano
(Imagem cortesia: Salone del Mobile, Stefano Boeri)

Nesse cenário, o mix entre a presença digital e física garantirá uma experiência com certeza diferenciada, mas igualmente produtiva para todos os visitantes. Com a nova plataforma do Salone del Mobile o design em exibição será assim aprimorado, analisado, estudado e vivido por todos. 

A Trienal de Milão será também o centro da cidade do “supersalone”, com uma proposta cultural que, para além das exposições da instituição, apresentará uma série de projetos e novidades inéditas. 

Paralelamente, na cidade, por ocasião da Semana de Design de Milão, de 4 a 10 de setembro, também ganhará vida a nova edição do Fuorisalone com o objetivo de explorar o tema “Forme dell’Abitare” – formas de habitar.

Será, de fato, um recomeço e nós estamos ansiosos para a retomada do nosso setor, para conferir todas as tendências, novidades, adaptações e, claro, matar as saudades da feira mais badalada de Milão! Arrivederci!

Quer conferir um pouco do que rolou nas últimas edições do evento?

Um pequeno guia de arquitetura por Milão

Salone del Mobile 2019

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como será o Salone del Mobile Milano durante...

Como será o Salone del Mobile Milano durante a pandemia?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies