O verde é uma cor que inspira e uma decoração de sala com plantas pode deixar o ambiente ainda mais agradável. Além de serem fáceis de cuidar, existem diversas espécies que cabem em qualquer bolso.
Ainda assim, você tem dúvidas sobre como fazer uma decoração de sala com plantas? Uma boa dica - além de pesquisar os tipos que combinam com você -, é investir em diferentes vasos, que podem incrementar a ambientação. Eles podem ser em barro ou coloridos, por exemplo.
Porém, se a sua preocupação é o cuidado com suas plantinhas, vale buscar exemplares artificiais para decoração porque essas manterão o verde como destaque na sua paleta de cores.
Pode confiar, uma sala decorada com plantas proporciona sofisticação e conforto para o ambiente. Pensando nisso, a Westwing preparou um guia com 7 ideias para que você tenha a chance de se inspirar e criar uma decoração de sala com plantas. Confira:
Sua sala decorada com plantas
Há muitas formas de criar uma decoração de sala com plantas e transformar o ambiente em um espaço bonito, delicado e aconchegante.
Para isso, você pode utilizar diversos materiais e espécies, em vasos decorativos ou em jardins verticais.
É recomendado observar os espaços disponíveis por conta da circulação no ambiente, portanto, meça a sala, considerando o mobiliário, antes de comprar os vasos e as plantas.
Se a casa tem bastante espaço, além dos vasos, os cachepots são ótimos para plantas altas como cactos e espadas-de-são-jorge.
Se a casa tiver pouco espaço, essa é a oportunidade de usar vasos de plantas em aparador, mesas lateral e de centro, ou em estruturas que acomodam vários recipientes de uma única vez. Outra opção é investir em um jardim vertical na parede.
7 espécies de plantas para sala
Se você quer uma decoração de sala com plantas, trouxemos 7 opções que vão te inspirar:
- Jiboia
A planta jiboia pendente pode ser usada para decorar a sala de diferentes maneiras: acima do sofá, poltronas e em aparador, por exemplo.
Essa famosa trepadeira é uma das poucas plantas que se adaptam a ambientes internos e crescem apoiadas nos vasos onde são colocadas. A jiboia é uma planta não necessita de muita água e a sua terra deve estar seca quando você for regá-la.
- Costela-de-adão
A costela-de-adão é muita amada, não só pelo seu visual, mas também pela sua fácil manutenção e como se adapta a vários ambientes.
Espaços com meia sombra e iluminação indireta são uma boa opção para ela. As folhas são escuras e fáceis de limpar, e necessitam de regas suficientes para manter a terra úmida.
A costela-de-adão pode decorar a mesa da sala de jantar, por exemplo, garantindo mais beleza para o espaço.
- Samambaias
As samambaias são lindas e o caimento de suas folhas combina com vasos suspensos. No entanto, as mantenha longe da exposição do vento e luz direta, assim elas não queimam e resistem por muito mais tempo.
- Lírio da paz
Considerada uma planta mística, o lírio da paz é popularmente conhecido pelo seu poder de absorção de energias negativas de ambientes e pessoas. Além de linda, ela é uma ótima opção para decoração da sala de estar. Posicionada em um canto, ela vai se destacar sem atrapalhar a circulação.
O lírio se desenvolve melhor em ambientes internos, cultivado à meia-sombra pois é uma planta que cresce debaixo de árvores maiores. Precisa ter um solo úmido e ser regada quatro vezes por semana no verão, e de duas a três vezes no inverno.
- Begônia
A begônia é uma planta que se adapta facilmente em ambientes internos, ela cresce bem em áreas com sombra e não suporta chuva ou sol diretamente.
A rega da planta deve ser feita sempre que o solo estiver seco, a cada três ou quatro dias. A begônia é delicada e pequena, e possui várias espécies de folhagens e flores de diferentes cores.
No décor, ela fica muito bem sobre o aparador de madeira ou em vasos de barro na sala de jantar.
- Jade
A planta jade é um tipo de suculenta que pode ser acomodada em espaço com sol direto durante algumas horas do dia. Ela se desenvolve bem ao sol pleno ou meia-sombra, e aprecia regas moderadas. É conhecida como planta da sorte, da prosperidade, do dinheiro, da amizade e felicidade.
Para verificar se é necessário fazer a rega, afunde um dedo no solo. Se ele sair seco, está na hora de usar o regador.
- Zamioculca
A planta zamioculca é ideal para espaços com baixa luminosidade.Ela é uma planta que se destaca pela coloração de suas folhas, que dão a impressão de estarem enceradas de tão brilhosas.
Ela é conhecida como a planta da prosperidade ou da fortuna. Uma boa sugestão é colocar a zamioculca em cachepots, no entanto, é importante lembrar que é uma planta tóxica, portanto, ela deve ser mantida longe de crianças e pets.
Aproveite o aparador da sala e decore com uma zamioculca. Sua rega deve ser feita três vezes por semana, no verão, e, no inverno, duas vezes na semana.
Decoração com plantas na sala: por onde começar?
Na decoração com plantas na sala, como falamos anteriormente, observar o espaço em que a planta vai ficar é fundamental para que tudo se harmonize.
Considere usar vasos que facilitem a circulação, seja posicionamos sobre móveis, na parede ou até mesmo no teto.
Em sala pequena, evite espécies de plantas grandes e que ocupem muito espaço. Uma dica é aproveitar as do tipo trepadeiras, como as jibóias ou samambaias, e pendurá-las num canto.
Se você tem uma área grande disponível, utilize vasos ou cachepôs com espécies altas, como espada-de-são-jorge.
Quais são as melhores plantas para decorar sala?
Investir na decoração verde vai muito além de embelezar o ambiente. É preciso optar por tipos de plantas que se adaptam a sua rotina e o layout de seu lar.
De acordo com pesquisadores, ter plantas dentro de casa proporciona uma melhora na saúde, justamente pela capacidade das espécies de filtrar os poluentes.
Abaixo, confira plantas que ajudam a purificar o ar:
- Lírio da paz
- Pau d’água
- Espada-de-são-jorge
- Clorofito
- Babosa
- Jibóia
- Hera
Decoração com plantas artificiais: um toque de elegância
Uma decoração com plantas artificiais pode ser uma opção para quem não tem muito tempo para cuidar das versões naturais.
Você pode montar lindos vasos de piso com arranjos de flores para sala e colocá-los sobre mesas ou prateleiras. Ainda, os recipientes podem combinar com os tapetes da decoração.
Também é possível elaborar painéis verdes, com plantas artificiais, para a sala. Eles podem ser feitos como um jardim vertical e criar verdadeiras obras de arte na sua casa.
Ainda não sabe qual é o seu estilo de decoração? Faça o quiz para descobrir!