05.09.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Archtrends Summit 2022 acontece no hotel Rosewood, em São Paulo

Roteiro DW! 2022: 12 lugares para visitar na semana de design paulistana

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.09.2022
Confira as principais atrações da 11ª edição do festival de design, que reunirá 130 endereços distribuídos por São Paulo
minutos de leitura

Prepare o fôlego, a câmera do celular e sapatos confortáveis! Entre os dias 4 e 11 de setembro, a capital paulista promete boas surpresas para quem ama decoração, design, arte e arquitetura, na 11ª edição da DW!. A semana de design de São Paulo, que já se consagrou como uma das principais do mundo, reúne uma programação extensa com exposições, instalações, palestras e lançamentos de produtos. 

O festival espera reunir 50 mil visitantes em 130 endereços, retomando com força total depois de dois anos mais reclusos. Algumas atividades digitais continuam na programação e presencialmente estão espalhadas por vários distritos da cidade: arredores da Avenida Paulista e região central; região oeste, com foco em Pinheiros e Vila Madalena; região sul, sobretudo no bairro Jardins; e região Norte, incluindo o shopping Lar Center. Os shoppings Cidade Jardim e D&D Shopping também são pontos-chave e, claro, a tradicional Alameda Gabriel Monteiro da Silva, o maior hub com quase 50 lojas participantes. 

A programação oficial está aos poucos sendo divulgada no site do festival. Abaixo estão reunidas as mais interessantes até o momento! 

1. Archtrends Summit

Nomes de peso compõem a lista do fórum de conteúdo da Portobello, o Archtrends Summit. Alex Atala, Gabriela de Matos, Humberto Campana, Nina Talks, Patricia Pomerantzeff, Vik Muniz estarão ao vivo no dia 8 de setembro, a partir das 9h30, falando sobre temas diversos envolvendo cultura, criatividade e comunidade. Os jornalistas Pedro Andrade e Taissa Buescu comandam a apresentação. O evento para 600 convidados acontecerá no hotel Rosewood, mas será transmitido ao vivo e gratuitamente – basta se inscrever na página oficial.

Archtrends Summit 2022 acontece no hotel Rosewood, em São Paulo
(Foto: Guto Campos)

2. Mostra de arquitetura Portobello Shop

A Portobello Shop participa da DW! com ambientes assinados por arquitetos em quatro lojas. Na Gabriel e no D&D, criações ousadas de Leonardo Zanatta. Na Vila Olímpia, ambiente assinado pelo arquiteto carioca Carlos Carvalho. E a loja do Pacaembu apresenta a cozinha criada por Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura. É possível visitar a mostra durante toda a DW! e as lojas promovem eventos com gastronomia desenvolvida por Alex Atala, nos horários a seguir.

Portobello Shop Gabriel
Quando: 5 de setembro, das 17h30 às 19h30
Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 862, Jardim América

Portobello Shop Vila Olímpia
Quando: 6 de setembro, das 17h30 às 19h30
Endereço: Avenida dos Bandeirantes, 2001, Vila Olímpia

Portobello Shop Pacaembu
Quando: 8 de setembro, das 9h30 às 12h30
Endereço: Avenida Pacaembu, 1918, Pacaembu

Portobello Shop D&D
Quando: 8 de setembro, das 18h30 às 20h30
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 12555, Brooklin

3. Feira na Rosenbaum 

Quem quiser conhecer (e comprar) as criações de novos talentos do design independente precisa dar um pulo na Feira na Rosenbaum. Nesta edição especial para o DW!, ocupa pela primeira vez o histórico bairro do Bixiga, numa área de 800 m2 dentro do SmartStorage Bela Vista. Além de apresentar 80 criativos de todos os cantos do Brasil, a idealizadora Cris Rosenbaum, em conjunto com a curadora de design Taissa Buescu, traz uma seleção de peças na mostra Mãos do Brasil – A Força da Criação. Taissa também faz uma palestra sobre design no dia 9. Paulo Biacchi, Stephanie Ribeiro + José Carrari Filho e Zizi Carderari também assinam por lá três espaços ambientados só com as criações dos produtores selecionados.

Quando: de 4 e 11 de setembro, das 11h às 20h
Endereço: Rua João Passalaqua, 66, Bixiga

O Melhor do Design 2022 com Taissa Buescu
Quando: 9 de setembro, às 11h30

roteiro dw! 2022 Ruuga
Mobiliário do estúdio Ruuga, uma das 80 marcas da Feira Rosenbaum
(Foto: Divulgação)

4. Estar Móveis

A marca de mobiliário sempre traz exposições que misturam design e arte para a semana de design. Com direção de arte de Felipe Morozini, a mostra Tudo que não foi dito apresenta obras de 24 artistas e designers dialogando com pensamentos e palavras por meio de tipologias, gráficos e sons. 

Quando: 5 a 9 de setembro, das 10h às 18h; 10 de setembro das 10h às 16h
Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1080, Jardim América

5. Marché Art de Vie 

Sobras de podas de árvores feitas pela prefeitura da cidade viraram matéria-prima para a instalação Casa de Dentro, criada pelos artistas Ana Clara Muner e Lucas Pradino, do coletivo Avuá, em conjunto com o arquiteto Daniel Jhun. Ali, paisagens sonoras e visuais propõem reflexões sobre a relação entre humanos e natureza. 

Quando: 5 a 9 de setembro, das 10h às 18h; 10 de setembro das 10h às 16h
Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1606, Jardim América

roteiro dw! 2022 Marché
Esculturas Loupmana, de cerâmica e vime, são da ceramista francesa Lovo Murie, que também estará com peças na Marché Art de Vie. (Foto: Divulgação)

6. Casarão Doimo

Pra quem não visitou este espaço no festival do ano passado, há mais uma chance! O casarão de 1930, próximo da Av. Paulista, encanta pela arquitetura preservada e trará uma programação que inclui palestras, workshops e lançamentos de designers. Entre eles, Roberta Banqueri, que assina 10 peças para a Doimo, e Marcus Camargo para a Decoralle.

Quando: de 5 a 9 de setembro, entre 15h e 20h
Endereço: Al. Joaquim Eugênio de Lima, 155, Jardins

roteiro dw! 2022 casarão Doimo
Entrada do Casarão Doimo, joia preservada em meio aos prédios da Bela Vista
(Foto: Divulgação)

7. Mauricio Arruda e Geoceramica  

O arquiteto Mauricio Arruda assina uma coleção de luminárias de cerâmica para a Geo Luz & Cerâmica inspiradas em praias que fizeram sucesso na década de 80. As peças estarão ambientadas em um cenário, também assinado por Arruda, que resgata todo o clima do litoral para a design week. Por lá, o público também poderá se inscrever para oficinas de cerâmica gratuitas. Basta agendar no site.

Quando: de 5 a 10 de setembro, entre 10h e 20h
Endereço: Rua da Consolação, 2931, Cerqueira César

roteiro dw! 2022 mauricio arruda
Maurício D’Avila, designer e fundador da marca, e Mauricio Arruda com as novas luminárias da coleção (Foto: Salvador Cordaro)

8. Outro Chão na SCA Jardim Europa

Ônibus O-364, de 1986, transformado em um chalé (Foto: Mari Orsi)

Quem acompanhou nas redes sociais a empreitada sobre rodas da arquiteta Patricia Pomerantzeff (Doma Arquitetura) e da fotógrafa Mariana Orsi poderá conferir de perto o resultado do Outro Chão: a dupla transformou um ônibus O-364, de 1986, em um chalé. Antes de exercer a função de hospedagem, ele estará estacionado na loja SCA Jardim Europa. 

Quando: de 5 a 10 de setembro
Endereço: Av. Europa, 669, Jardim América

9. Mãos Soma

Atenção para essa oportunidade de conhecer por dentro esse símbolo da arquitetura paulistana: o Edifício Itália. Funciona ali, no quarto arranha-céu mais alto da cidade, o escritório da arquiteta e designer Melina Romano, que se uniu aos designers Nicole Tomazi+Sérgio Cabral, Bravo Studios e Estúdio Prosa no projeto Mão Soma. O espaço ganhará uma nova roupagem numa instalação temporária que reunirá uma série de trabalhos manualmente executados pelo grupo.

Quando: 5 a 11 de setembro, das 11h às 19h
Endereço: Av. Ipiranga, 344 – Cj 311c, Centro Histórico

10. Gabinete Sete

Mais um endereço que vale a pena visitar pela história: acontecerá no Edifício 7 de Abril, antiga sede da Companhia Telefônica Brasileira (CTB), no Centro de São Paulo, a mostra Gabinete Sete. A experiência organizada pelo Kuradoria 177 e Refugio Design promete uma imersão inusitada na arte e no design, ressignificando objetos da antiga empresa de telefonia e apresentando criações de 19 artistas, designers e marcas, derivadas de materiais recicláveis e/ou reaproveitados. Entrada gratuita com agendamento pelo site.

Quando: 5 a 20 de setembro
Endereço: Rua Basílio da Gama, 177, República

roteiro dw! 2022 edifício 7 de abril
Foto antiga da fachada do Edifício 7 de Abril, antiga sede da Companhia Telefônica Brasileira
(Foto: Acervo Biblioteca FAUUSP)

11. Tempo das Coisas

Datado da década de 1950, o Edifício Virgínia fica numa esquina do Baixo Augusta e abriga, há alguns meses, depois de um bom período abandonado, o Térreo Virgínia: um misto de café, bar e feira de arte. Durante a DW!, serão ocupados mais três apartamentos no nono andar para a mostra Tempo das Coisas, que reunirá 40 designers e artistas como o designer Paulo Alves, o artista Paulo Von Poser e outros jovens talentos. O 7º andar deve abrigar também palestras, que em breve serão divulgadas. A iniciativa é da Barra Funda Autoral e da incorporadora Somauma, que fará um retrofit do prédio.

Quando: 4 a 11 de setembro, de terça a quinta, das 13h às 20h; sextas, das 13h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h
Endereço: rua Martins Fontes, 205 – República. Acesso pelo Matuta Café

12. No Diafragma da Arquitetura

Fotografias de arquitetura por artistas consagradas são exibidas em exposição sensorial no shopping Lar Center, com curadoria e direção criativa de Alex Colontino e André Rodrigues, dos Decornautas.

Quando: 8 a 19 de setembro, das 10h às 22h
Endereço: Av. Otto Baumgart, 500, Vila Guilherme

Dica extra: as sugestões acima tem como foco principal instalações mais artísticas e conteúdos inspiradores. Mas se a sua ideia é conhecer novidades de produtos, reserve um dia todo para entrar de loja em loja na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, nos Jardins.  

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Roteiro DW! 2022: 12 lugares para visitar na ...

Roteiro DW! 2022: 12 lugares para visitar na semana de design paulistana

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amanda Sequin
Colunista
Jornalista

Jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em marketing digital e redes...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies