23.04.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
londres_tamisa

Projetos de revitalizações urbanas na Europa integram os rios às cidades

calendar-blank-line
23.04.2018
Desde os primórdios, cidades formaram-se ao redor de rios e, com o passar dos tempos, criaram um desenvolvimento urbano por meio da revitalização das suas margens. Algumas cidades europeias se apropriam de seus rios e pontes como sua identidade inconfundível. Venha conferir uma seleção que preparei para você!
minutos de leitura

Alguns dos maiores e mais importantes rios do mundo enfrentam problemas com a poluição. Contudo, diversas cidades do velho continente reverteram essa situação com projetos de revitalização que transformam suas águas em vias de transporte, comércio, pontos turísticos, áreas de lazer e esporte e, claro, maravilhosos cartões-postais.

Em Madrid, 6 km de vias lineares que abraçam o rio Manzanares foram transformados em parque. Um concurso, que elegeu os escritórios Mrío Arquitectos e West 8 Urban Design and Landscape Architecture, deu início a um projeto que estabeleceu uma conexão maior com o centro da cidade.

Ponte que atravessa o rio Manzanares, projetada como parte de sua requalificação pelo arquiteto Dominique Perrault

Os conceitos principais foram a apropriação de elementos naturais (enaltecendo as áreas verdes de plantio ao longo do rio) e o uso de minerais, como o granito, para o mobiliário urbano do parque, desde bancos até revestimentos. A revitalização ganhou também um centro cultural, o restauro de pontes antigas e a adição de novas passarelas para pedestres.

Rios da Europa: parque criado nas margens do rio Manzanares

Em Florença, na Itália, durante o verão, o famoso rio Arno recebe diversas atrações que enaltecem suas margens. A prefeitura da cidade cria uma praia artificial que contém areia, guarda-sóis, espreguiçadeiras, bares, restaurantes, espaços interativos para aulas de ioga e prática de outros esportes, como remo, rafting e passeios de barcos. É uma verdadeira festa na beira do rio, chamada de spiaggetta sull’Arno.

Praia criada nas margens do rio Arno, em Florença, durante o verão

A imagem do rio e o seu enaltecimento são muito importantes para a cidade italiana. Foi daí que a loja de luxo LuisaViaRoma, localizada em Florença, teve a ideia de criar uma “ponte do amor” durante uma das edições do Pitti Uomo. A instalação foi pensada pelo arquiteto Claudio Nardi e foi palco de um jantar de gala no decorrer do evento. São incríveis as diversas possibilidades de apropriar-se dos usos que um rio urbano nos oferece!

Instalação de uma estrutura no Rio Arno em Florença. Evento da loja Luisa via Roma durante uma edição do Pitti Uomo
rios da europa
A instalação, projetada pelo arquiteto Claudio Nardi, foi nomeada de Ponte do Amor
Rios da Europa: a ideia de integrar o Rio Arno com o evento que acontece todos os anos na cidade nos mostra como os europeus valorizam seus rios

Com muito investimento e tecnologia de ponta, em menos de 50 anos o rio Tâmisa reviveu. Por muito tempo conhecido pela sua poluição, hoje ele abriga em média 500 espécies de animais, entre peixes e invertebrados.

Valorização do rio Tâmisa atravessando a cidade

Além disso, o rio Tâmisa voltou a ser o centro de vida da cidade: suas margens abrigam eventos temporários durante o verão e o inverno, como mercadinhos e feiras. Nos dias atuais, também temos a possibilidade de navegar pelas águas londrinas e apreciar a paisagem de uma outra perspectiva.

Valorização das margens do rio Tâmisa
rios da europa
Rio Tâmisa em Londres completamente navegável

A capital sueca, que é nomeada como modelo de cidade sustentável na Europa, é conhecida pela pesca urbana realizada desde 1970. Estocolmo passou por fases de poluição de resíduos tóxicos nos Rios Riksbron e Vasabron, levando ao fim da prática do esporte.

Porém, com a implantação de plantas e algas que absorvem dióxido de carbono e matérias orgânicas, assim como o tratamento da água à base de cloro, os rios da cidade passaram por um processo de revitalização que permitiu o retorno da pesca de salmões e trutas.

rios da europa
Rios da Europa: Riksbron em Estocolmo

Além do retorno à prática da pescaria, as águas ganharam passeios de barco, natação e outros esportes náuticos, bem como diversas atrações voltadas para a população local e para o turismo.

Vale a pena refletir que, além de todos os benefícios agregados por meio do tratamento da água, as apropriações arquitetônicas e urbanas ao redor das margens de rios possibilitam a implementação de parques lineares, bem como espaços de lazer público.

rios da europa
A integração da cidade com o rio
rios da europa
Prática da pesca no rio em Estocolmo

Diversas cidades europeias reconhecem o grande potencial da relação entre os rios e suas margens com o meio urbano e valorizam as possibilidades intraurbanas de lazer que um rio pode proporcionar, sejam elas permanentes ou temporárias.

Gostou da seleção? E você, também é um amante dos rios e dos usos que eles nos proporcionam? Compartilhe com a gente!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Projetos de revitalizações urbanas na Europ...

Projetos de revitalizações urbanas na Europa integram os rios às cidades

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies