Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Qual revestimento para parede de banheiro devo escolher?

Banheiro colorido, com box preto minimalista, parede em vermelho e revestimento cinza

Banheiro moderno com detalhes rosa e verde, detalhes modernos e revestimento cinza (Projeto: Lucas)

Decidir qual revestimento usar na parede do banheiro vai muito além de uma questão de gosto: é preciso pensar sobre a durabilidade desse material e da sua adequação a este ambiente que normalmente fica mais úmido que o restante da casa.

Com as dicas do Archtrends Portobello para escolher corretamente o revestimento de banheiros ou lavabos, você verá que é possível aliar a funcionalidade à beleza, respeitando sempre o visual de seu projeto.

Como escolher bem o revestimento para parede de banheiro?

Já adiantamos que o revestimento para parede do banheiro precisa ser mais resistente que o utilizado na sala ou na cozinha, por exemplo. Pensando nisso, confira os principais fatores a se considerar no momento de escolher o acabamento de seu lavabo!

Resistência à umidade

O material que você escolher não pode absorver a água com facilidade. Isso porque constantemente esse espaço tem a presença de água e vapor, o que pode estragar mais rapidamente qualquer peça aplicada ali que não seja idealizada para esse local especificamente.

Fácil limpeza

É preciso que o revestimento para paredes dos banheiros seja fácil para limpar. Como esse espaço é muito utilizado todos os dias, escolher um acabamento que não seja prático na hora da limpeza fará você perder muito tempo ou até mesmo não conseguir dar toda a manutenção necessária para aquele local.

Resistência a microrganismos

Alguns materiais naturais, como a madeira, estão mais sujeitos a se tornar o criadouro de microrganismos como fungos, ou virar casa de insetos como os cupins. Esse elemento dentro de um ambiente úmido torna ainda mais propício a criação desses pequenos parasitas que podem ser prejudicial à saúde dos moradores.

Por isso, escolha revestimentos que não se enquadrem nesse perfil como é o caso do porcelanato, um revestimento bacteriostático que é a melhor opção para aplicar em banheiros.

Preciso revestir todas as paredes do banheiro?

Não necessariamente. As únicas paredes que obrigatoriamente devem estar revestidas são as que ficam em contato direto com a água, como é o caso do espaço do box e o que fica atrás da pia. As demais irão depender de seu gosto: elas podem sim receber o revestimento cerâmico, mas também é possível aplicar uma tinta especial com resistência à umidade.

Para completar a decoração desse espaço e deixá-lo ainda mais harmonioso com o visual do restante do projeto, você pode incrementar o ambiente com outros elementos como prateleiras e armários de madeira. Lembre-se de aplicar um impermeabilizante para garantir a durabilidade das peças e de deixá-los conectados a essas paredes que não têm contato direto com a água.

Quais revestimentos para parede de banheiro devo escolher?

Os melhores revestimentos para banheiro são os que estão alinhados aos três critérios que citamos anteriormente: resistentes a água, de fácil limpeza e que não sejam propícios para microrganismos. Veja as opções mais indicadas!

Porcelanato

Banheiro amplo, com piso e parede em porcelanato idêntico. Bancada com duas pias de porcelana com armário embutido
Banheiro amplo, com piso e parede em porcelanato. Ambiente moderno e refinado (Projeto: Delpizzo Arquitetura)

O porcelanato é um revestimento cerâmico de alta durabilidade e resistência, ideal para o revestimento da parede de seu banheiro. Ele pode entrar em contato com a água, é fácil para limpar.

Escolher o porcelanato como revestimento para parede de banheiro também é benéfico para o visual de sua obra, pois com ele é possível escolher entre uma ampla diversidade de texturas e cores. Essa peça cerâmica pode representar madeira, mármore, granito e outros materiais, dessa forma você pode montar seu ambiente de acordo com o estilo que desejar.

Não podemos deixar de citar que além de mais resistente, econômico e versátil, essa opção também é ecologicamente correta. Afinal, a extração das matérias-primas naturais que ele pode representar, acaba causando um impacto negativo no meio-ambiente.

Essa opção ainda está disponível como Lastras, que são peças de porcelanato em formatos maiores, como as de 120x270cm, ideais para serem aplicadas em paredes e que permitem cobrir toda a extensão dessa superfície sem precisa de emendas.

Pastilhas

Banheiro com bancada e pia única, bancada e chão branco, vaso de planta ao lado do box e parede do box toda em pastilhas coloridas
Pastilhas ideais para as paredes próximas ao box e pia, efeito colorido e moderno (Projeto: Mariana Lobo)

As pastilhas para revestimento de parede do banheiro podem ser feitas de vidro, metal, cerâmica e inox. Essa opção também é recomendada para as áreas molhadas do ambiente, pois tem baixa absorção e não facilita a proliferação de microrganismos. No entanto, ela não é tão resistente a impactos quanto o porcelanato. Outro ponto negativo é a quantidade de rejunte, que é grande. O rejunte é menos resistente e pode, com o tempo, manchar e desgastar.

Esse acabamento também é encontrado em diferentes tons e você pode fazer uma composição com diferentes cores de pastilhas para deixar o ambiente mais moderno e colorido. Mas, se estava planejando aplicar o mesmo revestimento tanto na parede do banheiro quanto no piso, tome cuidado, pois esse material sofre desgaste mais rapidamente.

3. Ladrilho hidráulico

Banheiro retangular com bancada e pia em mármore, ladrilhos coloridos vintage na parede do box e box de vidro
Ladrilho Hidráulico próprio para criar um ambiente vintage no banheiro (Projeto: Go Up Arquitetura)

O ladrilho hidráulico também é um revestimento cerâmico, porém menos resistente. Ele precisa receber manutenção de impermeabilização regularmente, principalmente em ambientes molhados, como o banheiro. Além disso, combina muito bem com decorações no estilo vintage. A estética do ladrilho hidráulico pode também ser encontrada em alguns porcelanatos, material mais resistente e tecnológico.

4. Mármore e outras pedras naturais

Banheiro com parede toda em mármore na tonalidade cinza. Pia branca quadrada e armário em madeira
Arquitetura nobre para banheiro utilizando mármore na parede (Projeto: Mf Arquitetos)

O mármore é considerado um material nobre tanto pelos profissionais da arquitetura quanto pelos apreciadores de belas obras. Ele pode estar presente em seu projeto em bancadas, no piso e também no revestimento da parede do banheiro.

O visual proporcionado por essa opção é sofisticado e ele combina com uma variedade de outros materiais como metais, madeiras escuras etc.

No entanto, a extração do mármore é algo que traz prejuízos à natureza e pela raridade dessa pedra no meio ambiente, torna muito mais caro que outros materiais. Para alcançar o mesmo resultado com requinte e elegância, os porcelanatos que representam mármore são a melhor opção tanto no aspecto sustentável, quanto no custo-benefício.

E quais revestimentos não devem ser usados na parede de banheiro?

Existem vários exemplos que poderíamos citar nesse ponto, pois muitos revestimentos que são indicados para salas e quartos, não se encaixam nos requisitos para o uso nos lavabos e banheiros. Em geral, busque evitar qualquer material que seja poroso e que se deteriora facilmente com o contato com a água ou vapor.

Veja agora exemplos que não devem entrar em sua lista de opções na hora de escolher o acabamento para aplicar nesse ambiente!

Madeira

Banheiro amplo com iluminação embutida no teto, box de vidro e banheira retangular ao lado. Armário embutido com pia única quadrada
Detalhes em madeira na parede e piso do banheiro para uma aparência rústica e natural (Projeto: Archibox Arquitetura)

Como falamos antes, a madeira é um material bonito e versátil, mas que não possui a resistência necessária para um revestimento de áreas molhadas da casa. Esse material absorve muita água e pode apodrecer rapidamente por esse motivo. Da mesma forma, elas são propícios para a proliferação de organismos que prejudicam a saúde dos residentes de uma casa.

No entanto, se deseja ter em seu banheiro a aparência rústica e mais natural que essa opção proporcionaria, você pode encontrar uma variedade de porcelanatos que interpretam madeira de diversas espécies. Assim poderá montar ambientes inteiros com visual amadeirado.

Tijolinho

O tijolinho é um revestimento charmoso para as paredes e dá um toque de aconchego no projeto. No entanto, assim como a madeira, ele não é uma opção boa para ambientes úmidos por absorver água. Em pouco tempo depois de aplicado na parede do box, por exemplo, você já poderia ver uma deterioração nesse material.

Inspirações para você escolher o revestimento para parede de banheiro

Mesmo que agora você saiba o que considerar quando escolher o revestimento para parede do banheiro de seu projeto, sabemos que nem sempre é fácil imaginar qual a melhor opção de visual para sua casa especificamente. Por isso, separamos algumas inspirações de espaços que utilizam os materiais que indicamos e que conseguiriam criar um ambiente prático, bonito e funcional!

1. Porcelanatos com pequenos formatos em tons suaves

É possível aplicar nas paredes de seu banheiro porcelanatos com formas pequenas e em tons claros com listras ou divisões que se assemelham a tijolinhos. Além de promover tal integração, ele ainda deixa o banheiro mais sofisticado e agradável como se estivesse num SPA.

Uma opção a se considerar se desejar essa estética é o uso da linha Verre como revestimento, aliada a uma mobília inteligente no estilo minimalista. Aplicar alguns elementos naturais como vasos de plantas ou decorações com temática de folhagens irá agregar muito a aparência do espaço sem pesar visualmente.

Pia moderna industrial redonda, com local próprio para espelho redondo e banco com decoração ao lado
Revestimento canelado sutil para um banheiro suave e harmônico (Projeto: Portobello S.A.)

2. Pedra hijau

A Pedra Hijau é uma tendência que começou a ser usada em piscinas, mas que cada vez mais vem crescendo em ambientes internos como os banheiros. Os revestimentos cerâmicos que representam essa pedra podem ser aplicados tanto nas paredes quanto no piso e trazem um toque natural e relaxante ao ambiente.

Apesar da beleza, a Pedra Hijau in natura é um material caro e que oferece prejuízos ao ambiente. Por isso, se você deseja que as paredes do banheiro de seu projeto tenham essa aparência, a melhor escolha é a linha Verano que possui peças de porcelanato que reproduzem o visual da pedra sem manter os pontos negativos dessa alternativa.

Para incrementar a decoração de seu banheiro, você pode combinar tons de verde para alcançar um tom mais tranquilo para o banheiro, eles ficam ótimos quando compostos com detalhes em porcelanato que madeira em porcelanato. Ou até ousar misturar diferentes paletas de cores para trazer alegria e diversão para o ambiente. E como os revestimentos Verano possuem o formato de 14,4x14,5cm, ainda dá para fazer uma composição com outros azulejos.

Cômodo com parede de vidro mostrando jardim externo, pia redonda moderna e luminária ao lado
Revestimento próprio para banheiro externo, entregando frescor para o cômodo (Projeto: Portobello S.A.)

3. Banheiro com revestimento preto e branco

Caso deseje um projeto residencial com estilo clássico e sofisticado, apostar na dupla clássica de revestimentos pretos e brancos é uma ótima escolha. Além de serem lindas e atemporais, essas peças ajudam a valorizar o design da construção e proporciona um visual minimalista para o ambiente – por isso sempre estão entre as opções mais utilizadas.

No banheiro, você pode aplicar os revestimentos Black Supreme reproduzem o mármore preto com veios brancos e são excelentes opções para manter a estética escolhida para o projeto. Com essa alternativa estará aliando beleza a praticidade, e ainda não terá nenhum prejuízo sobre higiene, durabilidade e resistência à umidade.

Essa opção combina muito bem com complementos de metais expostos e mobílias de cor clara, ou com peças em madeira (ou que se assemelham a esse material). Todas essas informações formarão uma composição coesa, elegante e harmoniosa com o restante de sua residência. Veja alguns exemplos!

Banheiro moderno com banco baixo abrigando três toalhas de rosto. Pia com cuba redonda e torneira quadrada preta, espelho preto e decoração toda em preto e branco
Banheiro moderno nos tons preto e branco, ambiente clássico e sofisticado (Projeto: Portobello S.A.)

Escolha seu revestimento para parede de banheiro com quem é referência no mercado, confira a vitrine de opções Portobello e descubra os melhores porcelanatos para garantir beleza e durabilidade ao seu projeto!

Sair da versão mobile