O revestimento espelhado é mais uma alternativa para quem deseja explorar a decoração com espelhos, trabalhando a matéria e a luz de forma única para elaborar lindos projetos.
Por ajudar a transmitir uma sensação de amplitude, os espelhos favorecem sobretudo os projetos de ambientes pequenos. Mais do que isso, conferem personalidade aos espaços.
Com a linha Vedononvedo da Portobello, desenvolvida pela renomada arquiteta e designer italiana Paola Navone, o espelho ganha outros significados. O resultado é uma nova ótica para o mundo dos revestimentos.
Quer saber mais sobre o revestimento espelhado, as suas principais formas de uso e conferir dicas de aplicação?
Continue lendo!
Os espelhos e os seus usos ao longo da história da arquitetura
Se você se lembra um pouco das aulas de Física do Ensino Médio, deve saber que os espelhos são superfícies que refletem os raios luminosos. Eles são refletidos em uma direção definida, em vez de serem absorvidos ou espalhados.
Assim, conforme recebem os raios de luz, as superfícies espelhadas mostram a imagem que está na frente delas. Ao refleti-las, criam uma atmosfera diferente e fazem com que os ambientes pareçam maiores do que realmente são.
Saiba que não é de hoje que os espelhos são usados para fins de arquitetura e decoração.
Desde 600 a.C. as pessoas já utilizavam rochas altamente polidas como materiais reflexivos. Com o passar dos séculos, outras superfícies capazes de refletir a luz começaram a ser usadas. Foi o caso de placas de ouro, prata e alumínio.
Os espelhos como conhecemos hoje, fabricados a partir do vidro, surgiram no século I d.C. Porém, foi apenas durante o Renascimento Europeu, quando começaram a ser produzidos por fabricantes venezianos, que eles ganharam popularidade.
Entre os projetos arquitetônicos mais famosos em que o material é protagonista está o Salão dos Espelhos, no Palácio de Versalhes, que abriga 357 espelhos.
É considerado de grande magnitude por ter sido projetado em uma época em que essas superfícies ainda eram muito raras e caras para serem produzidas.
Como usar o revestimento espelhado na decoração
Além dos espelhos comuns, hoje os projetos podem explorar efeitos parecidos a partir do uso do revestimento espelhado.
Trata-se de uma opção diferenciada, reflexo do novo e do inusitado, que pode ser aplicada de formas criativas em ambientes de vários estilos.
Vantagens do revestimento espelhado
Esse tipo de peça se destaca por ter uma leve coloração e ser feita de um material mais resistente do que o espelho de vidro tradicional.
Por ser difícil de ser quebrado, os riscos de acidentes diminuem bastante.
Além disso, a limpeza do revestimento espelhado é mais fácil de ser feita. Diferentemente do espelho de vidro, não fica com marcas de dedos sempre que alguém toca na superfície.
E a manutenção funciona praticamente da mesma forma que a de um porcelanato.
Cuidados que devem ser tomados
A decoração com revestimento espelhado deve ser muito bem planejada. Isso porque o ambiente pode ficar visualmente poluído se as peças não forem usadas de forma correta.
Na hora de escolher onde aplicar as peças, lembre-se de considerar os objetos que pretende destacar, que estarão posicionados em frente à superfície.
Tenha em mente também que o revestimento espelhado praticamente dobra o tamanho do espaço. Sendo assim, a escolha dos móveis, têxteis e objetos decorativos presentes na parede oposta devem ser planejados para garantir uma decoração harmoniosa.
Outra dica é dar uma atenção especial à iluminação. Isso porque as superfícies espelhadas contribuem para o ambiente ficar mais iluminado.
Dessa forma, é preciso ter cuidado para que o conjunto de luzes naturais e artificiais não produza uma claridade exagerada, gerando desconforto.
Ambientes que podem ser decorados com revestimento espelhado
Diversos tipos de ambientes podem ter suas paredes inteiras ou apenas detalhes em revestimento espelhado.
Nas salas, por exemplo, ele pode ser usado tanto nas paredes quanto em painéis de TV ou outros objetos decorativos.
Na cozinha, o revestimento espelhado ajuda a conferir amplitude e a trazer uma dose extra de charme para um dos ambientes mais aconchegantes das casas e apartamentos.
Halls de entrada, varandas e outros espaços também podem ser revestidos com essa peça especial. Com criatividade, é possível usar o revestimento espelhado para criar lindos ambientes.
Vedononvedo: conheça a linha de revestimento espelhado da Portobello
A Portobello possui uma linha especial, a Vendononvedo, cujo nome significa "ora vejo, ora não vejo".
Isso porque as peças contam com uma superfície espelhada coberta por elementos abstratos que não revelam tudo. É a primeira vez que a marca comercializa um revestimento espelhado de alto design. Uma verdadeira joia para decorar paredes.
Foi assinado pela designer italiana Paola Navone. A partir de sua eterna busca pelo novo, ela ressignificou o espelho e apresentou uma nova ótica ao mundo dos revestimentos.
Está disponível nas lojas Portobello Shop no formato 10×10 cm.
Trata-se de uma opção sustentável, pois as peças são feitas a partir de pequenos pedaços de espelho reaproveitados. São fabricadas em Veneza, na Itália, cidade conhecida como "o berço dos cristais".
Projeto de cozinha com revestimento espelhado para você se inspirar
Cooking with Friends é um projeto também criado por Paola Navone, que aplicou as peças da linha Vedononvedo, para uma edição da Mostra Unlimited da Portobello.
No espaço, cada detalhe foi pensado para instigar o prazer de cozinhar e compartilhar os alimentos com a família e os amigos. E o destaque vai para a grande parede com revestimentos espelhados.
Além de conferir um tom fresco e contemporâneo, o material cria um contraste marcante com outros materiais, como as mesas feitas com Lastras.
Esse belo projeto certamente serve como inspiração para arquitetos e decoradores que desejam desenvolver trabalhos tão inovadores quanto os de Paola.
Afinal, a linha Vedononvedo se apresenta como uma excelente opção de revestimento espelhado que pode ser combinado a diversos materiais, gerando efeitos surpreendentes em ambientes modernos.
Quem disse que o antigo e o moderno não podem estar em harmonia? Conheça o projeto de interiores que fez essa união dar certo!