A casa da gente sempre foi sinônimo de acolhimento e proteção. Em tempos de pandemia ela assumiu um papel ainda mais múltiplo: é lugar de descanso, de trabalho, da prática de atividades físicas, chamadas de vídeo com os familiares e das sessões de cinema particular. Com o maior tempo de permanência em casa, vem o desejo por melhorias nesse espaço, consequentemente, o aumento no número de reformas, seja com o apoio de um profissional ou se aventurando no “faça você mesmo”.
Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:
Falando de um ambiente em especial, que sempre foi palco de reuniões e boa conversa: a cozinha. O local onde muitos se descobriram amantes da culinária em tempos de quarentena mas que, junto a essa descoberta, tiveram uma outra um pouco decepcionante: o espaço não é tão confortável e funcional quanto parecia.
No último mês nós fizemos a transformação da cozinha do Apartamento Partilhar, mais um caso de reforma em meio ao isolamento e que nos deixa bons aprendizados. O projeto fica em Uberlândia (MG) e foi elaborado para um jovem casal que ama dividir os momentos na cozinha e está em home office desde o início da pandemia.
Levando em conta o cenário atual de isolamento, alguns pontos para a execução da obra foram considerados: a reforma não poderia durar mais do que duas semanas e os moradores teriam que conviver com uma cozinha em reforma durante todo esse período, já que sair de casa não seria uma opção.
O bom resultado em um curto espaço de tempo envolveu desenvolvimento de projeto e planejamento. Como o layout existente já atendia às necessidades dos moradores, optamos por alterações em relação à estocagem e otimização do espaço, além da atualização do estilo da cozinha através da troca dos revestimentos, pontos estes que foram colocados como necessidade pelos clientes.
O projeto foi pensado para deixar a cozinha do Apartamento Partilhar mais contemporânea e aconchegante, elencando os tons verdes e terrosos como protagonistas. O destaque é a mistura do tom de carvalho da marcenaria com um dos lançamentos do preview 2021 da Portobello: a Linha Gouache. A combinação de criatividade, planejamento e bons materiais resultou na transformação completa desta cozinha, com soluções que reduziram o tempo de obra e a geração de resíduos.
A partir deste projeto, nós elencamos 5 pontos para você considerar na hora de reformar a sua cozinha de forma mais rápida e econômica:
1. Considere a sobreposição de revestimentos
Ao optar pela sobreposição de revestimentos o tempo de execução de obra é reduzido, os custos e entulho gerado, também. Ao eliminar as etapas de demolição dos revestimentos existentes e de regularização da parede é possível economizar alguns dias de obra.
Para não prejudicar o desempenho do novo revestimento é importante analisar a condição do revestimento antigo, que não pode estar com peças soltas ou danificadas. Verifique, também, as instalações hidráulicas e o alinhamento de bancadas. Para essa obra, nós utilizamos um revestimento com espessura adequada e argamassa correspondente ao uso.
2. Reforme a marcenaria, trocando apenas alguns detalhes
Se os armários estão em bom estado não há razão para descartá-los e alguns ajustes podem deixá-los como novos. A troca de acabamento das portas, redistribuição interna e a substituição dos puxadores são mudanças simples que causam grande impacto visual.
Neste projeto a marcenaria existente foi mantida, com acréscimos e alterações pontuais: o armário aéreo teve as portas com padrão amadeirado substituídas por novas, em acabamento verde menta e puxador cava na própria marcenaria.
As portas dos armários sob a bancada receberam perfis metálicos marrons, mais discretos que os anteriores e prateleiras que complementam a linha da marcenaria superior.
Um armário sob a bancada de refeições ampliou o espaço de armazenagem da cozinha.
3. Aproveite a bancada
A bancada é um item caro e a sua substituição acrescenta alguns dias de obra. Para que a peça existente fique harmoniosa após a reforma é importante utilizar suas cores como base da composição visual, especialmente no caso de pedras que naturalmente têm mais manchas e cores. Caso a bancada de pedra natural esteja opaca ou arranhada ela pode ser polida para que volte a ter um aspecto bonito e brilhante.
4. Aposte em iluminação
É surpreendente a capacidade que a luz tem de transformar um ambiente! Um bom uso da luz artificial torna o ambiente mais confortável, seguro e funcional. Com ela também é possível dar destaque a algum elemento especial, setorizar e direcionar o olhar para determinados pontos do projeto. O mais interessante da luminária decorativa é a sua dupla função: ao mesmo tempo em que cumpre seu papel técnico de iluminar, a peça por si só compõe a decoração.
O primeiro ponto foi adequar a iluminação do ponto central no teto para as necessidades do ambiente. Em complemento, a fita led embutida no armário aéreo proporciona luz adequada aos trabalhos realizados na bancada, além de dar destaque ao revestimento da parede. Na lateral da bancada de refeições, a arandela garante luminosidade para realizar algum preparo, ao mesmo tempo em que deixa o espaço aconchegante para realizar uma refeição.
5. Renove os itens decorativos
Esse é o melhor caminho para quem quer renovar um ambiente sem bagunça e gastando menos. É possível atualizar um ambiente apenas trocando os itens decorativos: quadros, plantas, vasos, almofadas, cortinas, objetos e móveis de apoio. Abuse da criatividade!
O resultado dessa reforma é a prova de que é possível transformar completamente um ambiente sem quebra-quebra. Além das dicas para execução, quando o assunto é transformar um lar não existe uma regra e, o mais importante, é levar em consideração as preferências e necessidades de cada morador. Pense no quanto o espaço será utilizado e na importância de cada elemento presente. Afinal, decoração também é afeto!