9 soluções sem quebra-quebra para apartamentos alugados
Encontrar um imóvel disponível no mercado, perfeito e pronto para morar é praticamente uma missão impossível! Falo por experiência própria que, na busca por um apartamento, precisamos elencar as nossas prioridades e, muitas vezes, conviver com alguns pontos que não nos agradam tanto.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
Às vezes é o piso da cozinha, outras o azulejo do banheiro… Algumas situações são mais fáceis de contornar do que outras. Mas se você não deseja investir muito ou o locador proíbe a troca de revestimentos, elenquei nove soluções para atenuar o incômodo em imóveis alugados.
Leia também:
- Como escolher o revestimento do frontão, rodapia ou backsplash por Revestindo a Casa
- Conheça a história de superação de Lilian Santos, CEO do Revestindo a Casa
- Lilian Santos visita a fábrica da Portobello e compartilha suas impressões
1. Instale piso sobre piso
Quando a troca de pisos em um imóvel alugado não é possível, mas você simplesmente não consegue conviver com o revestimento escolhido pelo locador, há a possibilidade de aplicar outro piso sobre aquele existente.
Seja com o intuito de evitar uma grande reforma, reduzir os gastos ou pela proibição de retirar o piso em questão, essa costuma ser uma alternativa viável para os locatários. Mas atenção: neste processo, é fundamental verificar as condições do piso antigo, que precisa estar perfeitamente aderido à base, sem partes ocas ou estufamentos.
Quanto ao novo piso, não há grandes restrições, sendo possível instalar cerâmicos, porcelanatos, rochas, laminados, vinílicos… Alguns deles podem até ser removidos sem grandes transtornos e levados para o seu futuro lar. As peças com espessura slim, de até 6 mm, são uma excelente opção e garantem um acabamento impecável para a superfície.
Em todos os casos, é importante solicitar uma vistoria da mão de obra especializada que vai fazer a instalação do produto. Por serem mais experientes, eles vão conseguir analisar se vai ser possível a aplicação e fazer um orçamento mais adequado para esse tipo de serviço. Outro ponto importante é, quando necessário, utilizar uma argamassa indicada para piso sobre piso.
2. Substitua rejuntes
Quem nunca entrou no banheiro ou na cozinha do imóvel alugado e ficou horrorizado com os rejuntes encardidos? Embora a solução mais óbvia seja substituir o revestimento, ela nem sempre é a mais simples.
Se a razão do seu incômodo é única e exclusivamente o rejunte, que de fato compromete a estética do piso ou parede, você pode substituí-lo sem grandes investimentos em mão de obra ou produtos.
Existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas para remover o rejunte antigo, como a serra circular e o raspador. Apesar da serra ser mais rápida, ela pode danificar o revestimento ou até tubulações hidráulicas, motivo pelo qual o raspador é mais indicado.
Retirado o rejunte antigo, com a área limpa e seca, é só aplicar o novo rejunte e trazer vida nova ao revestimento do seu imóvel alugado. O locador com certeza irá agradecer!
3. Invista em bancadas removíveis e móveis em tamanho padrão
Os móveis, armários e bancadas feitos sob medida são impecáveis, mas podem não ser a melhor opção para um apartamento alugado. Considerando que você pretenda se mudar em alguns anos, vale a pena investir em um mobiliário solto, de tamanho padrão, que possa ser levado para o futuro lar.
A Officina Portobello produz bancadas removíveis perfeitas para quem deseja reformar o banheiro, mas prefere um investimento a longo prazo, que poderá ser usufruído onde quer que você vá.
4. Troque os metais
Na impossibilidade de substituir as pedras e louças de cozinhas, lavabos e banheiros, uma solução para embelezar o ambiente e trazer mais conforto para o seu dia a dia é substituir os metais. Com tantas opções disponíveis no mercado, você pode eleger uma torneira ou chuveiro que combine mais com seu estilo, economize água ou ofereça maior conforto térmico.
5. Banheira de imersão
O sonho de uma banheira não precisa ficar para trás apenas porque seu imóvel é alugado. As banheiras de imersão não possuem jatos de hidromassagem e outros acessórios, apenas entrada e saída de água.
Isso facilita a instalação e permite que seja movida de lugar, inclusive, transportada para outra residência em uma eventual mudança, já que ela é apenas apoiada sobre o piso. Destaque para as banheiras de imersão em estilo vitoriano, um modelo clássico com a borda curvada para fora.
6. Pintura
Com um dos melhores custo-benefícios do mercado, a tinta é a principal alternativa para reformas baratas e sem quebra-quebra. Você pode abusar das cores em paredes e até no teto para trazer novos ares ao imóvel. Só tenha em mente a possibilidade de ter que pintá-las novamente da cor original ao devolver o imóvel.
Em algumas situações, é possível negociar e dividir custos ou conseguir que a reforma seja totalmente custeada pelo proprietário, se ele também tiver interesse em renovar os ambientes e valorizar a sua propriedade.
Existem muitas tintas disponíveis no mercado e conhecê-las ajudará a definir o que você precisa. A mais comum para paredes de alvenaria internas e externas é a tinta acrílica. Feita à base de água, ela possui secagem rápida e é impermeabilizante, facilitando a limpeza, que pode ser feita com um pano úmido ou esponja.
7. Papel de parede
O papel de parede é uma excelente solução para locatários! Os modelos mais comuns são o adesivo e o colado. Embora não possam ser retirados e reaproveitados no imóvel seguinte, essa ainda é uma opção com bom custo-benefício e rápida execução quando comparada à troca de revestimentos.
Outra opção é o papel de parede líquido, este sim com a opção de reaproveitamento. Também comercializado como ecopaper, trata-se de um material composto, geralmente, por gesso, algodão ou fibras de celulose e seda. Ele deve ser misturado com água e, então, aplicado na parede com a ajuda de uma desempenadeira. Para retirá-lo, basta borrifar água, retirar o produto, espalhar sobre uma placa de vidro e esperar secar novamente. Assim, ele poderá ser reutilizado quando quiser.
Se você está preocupado com o orçamento, vale lembrar que não é necessário aplicar o papel de parede em todas as paredes do ambiente. Mesmo em uma única parede, já é possível alcançar um efeito bacana e não tão caro.
8. Decore as paredes
Sabemos que nem sempre é possível pintar ou instalar papéis de parede em um apartamento alugado. Além disso, nem sempre o investimento vale a pena, tendo em vista que você ainda não é o proprietário do imóvel.
Uma forma de trazer personalidade ao ambiente e disfarçar aquele revestimento que você não ama, é pendurar quadros, obras de arte, porta-retratos, jóias decorativas, nichos, prateleiras e ganchos. Só verifique a regra do locador quanto aos furos na parede para evitar dor de cabeça futura.
9. Aposte em têxteis
Quando você se encontra diante de muitas restrições ou um orçamento baixo para a reforma do imóvel alugado, os têxteis podem ser a salvação para não ficar encarando aquele piso horrendo. Invista em tapetes que você goste e que possam ser levados para a próxima residência. O mesmo vale para cortinas e tapeçarias, que ajudam a disfarçar paredes e janelas.